LICENCIATURAS

Alunos e graduadas nas Licenciaturas apresentaram trabalhos no CONICT de 2023

Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2023, 17h17 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 16h31

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2023, quinta-feira e sexta-feira, cinco estudantes do curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e duas professoras de física graduadas neste mesmo curso, bem como uma estudante do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, apresentaram trabalhos no 14º CONICT – Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP que ocorreu de modo híbrido, tanto remoto, quanto presencial, neste último caso nas instalações do campus de Capivari do IFSP. Mais informações sobre este evento podem ser obtidas no link <https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xivconict>. O CONICT é um evento anual, científico e tecnológico, de natureza multidisciplinar, que objetiva integrar as principais áreas de conhecimento e promover a difusão da produção científica e tecnológica por meio de apresentações de trabalhos acadêmicos.

A estudante Livia Jeniffer Faria da Silva, do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou de modo presencial o trabalho “Participação das Mulheres Negras na História da Matemática como Eixo Temático de Ações Educacionais” escrito em coautoria com o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Livia Jeniffer Faria da Silva e sua apresentação no CONICTImagem 1 – Livia Jeniffer Faria da Silva e sua apresentação no CONICT

A estudante Nicoli Rocha Santos, do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou de modo presencial o trabalho “Explorando um experimento de eletricidade no ensino médio durante a execução do programa de residência pedagógica” escrito em coautoria com Flávio Gil Alves Paiva (também estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba) e com os professores Nadjara Dos Santos e Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Imagem 2 – Nicoli Rocha Santos e sua apresentação no CONICTImagem 2 – Nicoli Rocha Santos e sua apresentação no CONICT

A estudante Karina Paula Nascimento Tristante, do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, apresentou de modo presencial o trabalho “Ábaco: aspectos históricos e culturais e sua utilização com as operações básicas” escrito em coautoria com o professor Luis Americo Monteiro Junior, docente de Matemática do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 3 – Karina Paula Nascimento Tristante e sua apresentação no CONICTImagem 3 – Karina Paula Nascimento Tristante e sua apresentação no CONICT

A estudante Michele Feitosa de Araújo, do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou de modo remoto o trabalho “Análise de um cinedebate sobre a temática ambiental envolvendo o planeta Terra” escrito em coautoria com o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Imagem 4 – Michele Feitosa de Araújo e sua apresentação no CONICTImagem 4 – Michele Feitosa de Araújo e sua apresentação no CONICT

A estudante Kamily da Silva Xavier, do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou de modo remoto o trabalho “Possibilidades educacionais das interrelações entre Física e Filosofia” escrito em coautoria com o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Imagem 5 – Kamily da Silva Xavier e sua apresentação no CONICTImagem 5 – Kamily da Silva Xavier e sua apresentação no CONICT

O estudante Jonathan Campos Souza, do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou de modo remoto o trabalho “Análise sobre uma atividade de divulgação científica sobre o tema da história dos modelos cosmológicos” escrito em coautoria com o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Imagem 6 – Jonathan Campos Souza e sua apresentação no CONICTImagem 6 – Jonathan Campos Souza e sua apresentação no CONICT

A professora Brenda Colares Conceição, graduada no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou de modo remoto o trabalho “Análise estrutural de uma liga à base de nióbio para uso biomédico” escrito em coautoria com o professor José Roberto Severino Martins Júnior, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 7 – Brenda Colares Conceição e sua apresentação no CONICTImagem 7 – Brenda Colares Conceição e sua apresentação no CONICT

A professora Bárbara Cristine Leone, graduada no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou de modo remoto o trabalho “Força ou energia? Uma abordagem histórico-filosófica como subsídio para a desobstaculização do conceito de energia na física” escrito em coautoria com o professor Alex Lino, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 8 – Bárbara Cristine Leone e sua apresentação no CONICTImagem 8 – Bárbara Cristine Leone e sua apresentação no CONICT

A participação dos cinco licenciandos em Física pelo IFSP-Caraguatatuba e da licencianda em Matemática pelo IFSP-Caraguatatuba, bem como das duas professoras licenciadas em Física pelo IFSP-Caraguatatuba, colaborou bastante para o desenvolvimento acadêmico deles. A presença em congressos e em outras atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão similares a esta têm sido incentivadas pelos professores dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática do IFSP-Caraguatatuba junto aos alunos destes cursos. Estudantes que tenham interesse a respeito e queiram desenvolver projetos semelhantes a estes podem contatar estes professores pelos seus e-mails institucionais.