Apresentação do Núcleo

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) tem como principal objetivo buscar o envolvimento do público-alvo da educação especial e de toda a comunidade escolar com a inclusão social e educacional de todos quebrando as barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais, respeitando a diversidade e criando uma cultura da educação para a convivência.
Entende-se como inclusão a garantia de acessibilidade, de acolhimento e de permanência dos estudantes na instituição de ensino, considerando as diferenças de cada um.
Das Competências:
- Propor, estimular e acompanhar a implementação de acessibilidade arquitetônica, atitudinal, comunicacional e pedagógica no câmpus, para a transposição de barreiras;
- Fomentar a autonomia dos estudantes acompanhados pelo NAPNE ao estabelecer estratégias para a remoção de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e comunicacionais no câmpus;
- Com apoio dos demais setores do câmpus, mediar as relações entre as famílias, o câmpus e os possíveis serviços institucionais indicados no Plano Ensino Individualizado (PEI) dos estudantes acompanhados pelo NAPNE;
- Encaminhar e acompanhar, quando necessário, os estudantes atendidos pelo NAPNE a serviços oferecidos pela rede pública (municipal, estadual e/ou federal), que auxiliem no seu desenvolvimento;
- Estimular o desenvolvimento de tecnologia assistiva por meio da sugestão, incentivo e/ou proposição de projetos internos e externos que visem à criação, à produção e à implementação de inovações tecnológicas inclusivas no IFSP;
- Estimular parcerias do câmpus com instituições de ensino, instituições especializadas, ONGs e empresas públicas e privadas na produção de tecnologias assistivas da comunidade externa;
- Participar de formações continuadas promovidas pelo IFSP e outras instituições na área de educação inclusiva;
- Disseminar conhecimentos adquiridos por meio de formações continuadas no câmpus, propor e realizar capacitações em ações inclusivas para a comunidade;
- Participar do planejamento das atividades didático-pedagógicas do câmpus e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes acompanhados pelo NAPNE;
- Sugerir, apoiar, intermediar e implementar atividades e projetos no câmpus, que visem à discussão ou práticas para uma cultura inclusiva;
- Sugerir, participar e acompanhar a implementação de políticas públicas de inclusão do IFSP;
- Participar de eventos correlatos à área da inclusão no mundo do trabalho e dos que versem sobre a temática da inclusão escolar;
- Planejar a realização de eventos oficiais, de periodicidade anual, com a temática da inclusão escolar;
- Colaborar nos eventos oficiais do câmpus, aportando a temática da inclusão escolar e da formação integral dos estudantes, inclusive para o mundo do trabalho;
- Motivar a realização de eventos oficiais anuais com a temática da inclusão escolar e do mundo do trabalho para as comunidades interna e externa, em parceria com a Assessoria de Ações Inclusivas;
- Estabelecer parcerias colaborativas com os docentes do câmpus, para delinear estratégias de acessibilidade para e durantes as aulas;
- Indicar o acréscimo, no Plano Individual de Trabalho Docente (PIT), em conjunto com a Coordenação de Curso e docente do componente curricular, carga horária, além da estabelecida em normativa vigente, para que possam elaborar materiais, metodologias específicas e atividades individuais ao estudantes acompanhados pelo NAPNE;
- Caberá ao NAPNE acompanhar e auxiliar os setores no levantamento de possíveis casos de estudantes com necessidades educacionais específicas ao longo do processo pedagógico;
- Incentivar e pleitear projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvam os pressupostos de inclusão no IFSP;
- Estimular a participação dos estudantes que compõem o PAEE nos projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Equipe
O NAPNE do Câmpus Caraguatatuba é composto atualmente por uma equipe multiprofissional formada por técnicos-administrativos e docentes do câmpus além de contar com representações discentes e comunidade externa.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (12) 3885 – 2152
Horário de atendimento presencial:
Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira | Sexta -feira |
12h às 18h | 9h às 11h 12h às 18h00 | 12h às 18h | 12h às 19h | 12h às 18h00 |
A equipe NAPNE atual do IFSP Câmpus Caraguatatuba é:
Teresa Cristina Cardoso Pereira Leite Daniel | Coordenadora NAPNE |
Mariangela de Lara Moraes Daibert | Secretária NAPNE e Técnica em Assuntos Educacionais |
Kalebe Monteiro Xavier | Diretor Adjunto Educacional - DA |
Mariana Ricatieri | Pedagoga e Coordenadora do Sociopedagógico |
Beatriz de Barros Vianna Cardoso | Coordenadoria do Sociopedagógico |
Gisele Cristiane de Freitas | Assistente Social |
Danilo Monteiro da Silva | Tradutor-Intérprete de Libras |
Izabela Cristina Alves | Docente de Libras |
Bruno Giovanni Mazzola | Coordenador Técnico em Administração |
Julia Monteiro Viana | Representante Docente Técnico em Administração integrado ao ensino médio - PROEJA |
Samara Salamene | Coordenadora Técnico em Aquicultura |
Ricardo Ali Abdalla | Representante Docente Técnico em Edificações |
Ticiana Couto Roquejani | Representante Docente Técnico em Informática integrado ao ensino médio |
Juliana Matheus Gregio Pereira | Coordenador Técnico em Informática para Internet |
Ricardo Soares Mota Silva | Coordenador Técnico em Meio Ambiente |
Marcelo Rosa Hatugai | Representante Docente Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
João Dalton Daibert | Representante Docente Bacharelado Engenharia Civil |
Alex Lino | Representante Docente Licenciatura em Física |
Marcio Andre Traesel | Coordenador da Licenciatura em Matemática |
Vagner Guilherme Lunardi | Estudante PAEE |
Daniela Daltio da Cruz | Representante da família PAEE |
Marcos Henrique da Silva | Coordenadoria Registros Acadêmicos – CRA |
Tânia Cristina Lemes Soares Focesi | Coordenadora de Extensão – CEX |
Thyago Nicollas de Santos Lima | Representante da Coordenadoria de Tecnologia da Informação – CTI |
Joyci Mesquita Rocha Silva | Representante da Coordenadoria de Apoio ao Ensino – CAE |
Marcio Augusto Andrade de Pinho | Representante da Coordenadoria de Biblioteca – CBI |
José Márcio Vieira | Representante da Diretoria Adjunta de Administração – DAA |
Rommel Castelo Branco | Representante Estudantil |
Marcia Denise Gusmão Coelho | Representante da Comunidade Externa - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania |
PORTARIA Nº 44/2023 - DRG/CAR/IFSP DE 20 DE MARÇO DE 2023
Público-Alvo
Constitui-se público-alvo das ações inclusivas do NAPNE - Câmpus Caraguatatuba os estudantes Público-Alvo da Educação Especial, conforme legislação vigente.
Estudantes que apresentem alguma(as) das condições abaixo:
- Surdez
- Cegueira
- Deficiência múltipla
- Deficiência física
- Altas habilidades/superdotação
- Deficiência Intelectual
- Deficiência auditiva
- Baixa visão
- Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
- Surdocegueira
- Outras necessidades específicas.
Legislação
Legislação Institucional – IFSP:
Legislação Nacional:
Referências Nacionais:
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Constituição da República Federativa do Brasil (1988) - No artigo 208, estabelece que é dever do Estado garantir “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”;
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Lei nº 7.853 (1989) - Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência;
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Lei nº 8.069 (1990) - Estatuto da Criança e do Adolescente;
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Lei nº 9.394 (1996) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
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Decreto nº 3.298 (1999) - Regulamenta a Lei nº 7.853 e dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência;
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Lei nº 10.048 (2000) - Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, dentre elas pessoas com deficiência;
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Lei nº 10.098 (2000) - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida;
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Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001);
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Resolução CNE/CP Nº1 (2002) - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena;
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Lei nº 10.436 (2002) - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras;
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Decreto nº 5.296 (2004) - Regulamenta as normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida;
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Decreto nº 5.626 (2005) - Regulamenta a Lei nº 10.436, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras;
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Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2007);
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Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008);
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Resolução Nº 4 CNE/CEB (2009) - Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial;
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Decreto nº 7.611 (2011) - Dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado;
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Lei nº 12.764 (2012) - Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista;
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Nota Técnica nº 04 / 2014 / MEC / SECADI / DPEE - Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar;
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Plano Nacional de Educação (2014);
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Lei nº 13.146 (2015) - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência);
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Base Nacional Comum Curricular (2018);
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Decreto nº 9.465 (2019) - Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação, criando a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, extinguindo a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). A nova pasta é composta por três frentes: Diretoria de Acessibilidade, Mobilidade, Inclusão e Apoio a Pessoas com Deficiência; Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos; e Diretoria de Políticas para Modalidades Especializadas de Educação e Tradições Culturais Brasileiras.
Legislação Internacional:
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Declaração Mundial de Educação Para Todos (1990);
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Declaração de Salamanca (1994) - Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais;
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Decreto nº 3.956 (2001) - Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência;
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Decreto nº 6.949 (2009) - Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007;
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Declaração de Incheon (2015) - Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos;
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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (2015) - Propõe como objetivo assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Calendário
As reuniões do Napne se realizarão nas seguintes datas, durante o ano letivo de 2023:
07/02, 07/03, 04/04, 02/05, 06/06, 04/07, 01/08, 05/09, 03/10, 07/11 e 05/12.
As reuniões do Napne se realizarão nas seguintes datas, durante o ano letivo de 2022:
08/02, 08/03, 05/04, 03/05, 07/06, 02/08, 06/09, 04/10, 01/11 e 06/12.
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