Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Núcleos > NEABI - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas
Início do conteúdo da página

NEABI - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas

Publicado: Terça, 31 de Agosto de 2021, 14h11 | Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2024, 09h29

 NEABI NO YOUTUBE

Mundo negro

Material para downloads Livros

História e Cultura Africana e Afro-brasileira

BAYÓ, E.; MIRANDA, F.; SOUSA, F. Por uma escola afirmativa: construindo comunidades antirracistas. Disponível                          em: https://www.companhiadasletras.com.br/sala_professor/pdfs/PROJETO_PorUmaEd ucacaoAntirracista.pdf. Acesso em: 24 maio. 2021.

BRASIL.     Ministério    da     Educação.    Secretaria     de     Educação    Continuada, Alfabetização e Diversidade. História da educação do negro e outras histórias. Campinas, SP: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.    278  p.              (Educação                  para       todos).    ISBN    852960038x.    Disponível   em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/historia_educacao_negro.pdf. Acesso em: 15 maio 2017.

CARNEIRO, S. (coord.). A educação de meninas negras em tempos de pandemia: o aprofundamento das desigualdades. São Paulo: Gelédes, 2021. Disponível         em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2021/04/A-educacao-de-meninas-ne gras-em-tempo-de-pandemia.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.

CARNEIRO, S. Mulheres negras e a violência doméstica: decodificando os números. São Paulo: Géledes Instituto da Mulher Negra, 2017. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2017/03/e-BOOK-MULHERES-NEG RAS-e-VIOL%C3%8ANCIA-DOM%C3%89STICA-decodifancando-os-n%C3%BAme ros-isbn.pdf. Acesso em: 08 mar.2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA;; IBGE. Relatório anual das desigualdades raciais no Brasil: 2009-2010. Rio de Janeiro: IBGE, [s.d.]. 292        p.    Disponível em: <http://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/2011/09/desigualdades_raciais_20 09-2010.pdf>. Acesso em: 10 maio 2017.

MACEDO, José Rivair (org.). Desvendando a história da África. Porto Alegre: UFRGS, 2008. 234 p. ISBN 9788538600190. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788538603832. Acesso em: 3 abr. 2020.

MORAES, Nelson Russo de (org.) et al. Povos originários e comunidades tradicionais: trabalhos de pesquisa e de extensão universitária : v.3. Porto Alegre: Fi, 2019. 618 p. ISBN 9786581512095. Disponível em:https://3c290742-53df-4d6f-b12f-6b135a606bc7.filesusr.com/ugd/48d206_8d1fee1ec 4874314b4bc230ae0ba04aa.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.

OLIVEIRA, Fernanda. Luciana Lealdina de Araújo e Maria Helena Vargas da Silveira: história de mulheres negras no pós-abolição do sul do Brasil. Niterói: EdUFF, 2020. 168 p. (Coleção Personagens do pós-abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano ; v. 2). ISBN 978655831001-3. Disponível em: http://www.eduff.uff.br/ebooks/Personagens-do-p%C3%B3s-aboli%C3%A7%C3%A3 o-v2-Luciana-Lealdina-de-Ara%C3%BAjo-e-Maria-Helena-Vargas-da-Silveira.pdf. Acesso em: 3 fev. 2021.

Opiniões: Revista dos alunos de Literatura Brasileira / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. -n.10 (2017) - São Paulo: FFLCH:USP, 2017. Link

PEREIRA, Almicar Araújo. Paulo Silva: um contraponto nas relações raciais no Brasil. Niterói: EdUFF, 2021. 111 p. (Coleção Personagens do pós-abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano ; v. 4). ISBN 9786558310143. Disponível em: http://www.eduff.uff.br/ebooks/Personagens-do-p%C3%B3s-aboli%C3%A7%C3%A3 o-v4-Paulo-Silva.pdf. Acesso em: 4 fev. 2021.

RODRIGUES, Giselly Barros e CRUZ, Franciely Ferreira. Negros e mulheres na Arquitetura e Urbanismo. In: Jeanine Mafra Migliorini (Org.). Divergências e convergências: Arquitetura, Urbanismo e design. Ponta Grossa: Atena, 2021. Disponível  em: https://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/ebookPDF/3930. Acesso em: 16 mar. 2021.

SESC. Vamos repensar nosso vocabulário?: racismo sutil. São Paulo , 2020. 18p. Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/P6Qyh3cgK3fip0V. Acesso em: 7 jun. 2021.

SANTOS, Ynaê Lopes dos. Juliano Moreira: o médico negro na fundação da psiquiatria brasileira. Niterói: EdUFF, 2020. 164 p. (Coleção Personagens do pós-abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano ; v. 3). ISBN 9786558310167.  Disponível em: http://www.eduff.uff.br/ebooks/Personagens-do-p%C3%B3s-aboli%C3%A7%C3%A3 o-v3-Juliano-Moreira.pdf. Acesso em: 4 fev. 2021.

UNESCO. Njinga e Mbande: rainha do Ndongo e do Matamba. França: ONU, 2014. Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/8GRYjV0nqs8H01d#pdfviewer. Acesso em: 10 abr.2021.

VIEIRA, Rebeca de Souza; MUNIZ, Veyson Campos (org.). Direito, arte e negritude. Porto Alegre: Fi, 2021. 483 p. ISBN 9786559171088. Disponível em: http://pergamum.ifsp.edu.br/pergamumweb/vinculos/000066/000066b6.pdf. Acesso em: 24 mar. 2021.

XAVIER, Giovana. Maria de Lourdes Vale Nascimento: uma intelectual negra do pós-Abolição. Niterói: EdUFF, 2020. 90 p. (Coleção Personagens do pós-abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano ; v. 5). ISBN 9786558310129.  Disponível em: http://www.eduff.uff.br/ebooks/Personagens-do-p%C3%B3s-aboli%C3%A7%C3%A3 o-v5-Maria-de-Lourdes-Vale-Nascimento.pdf. Acesso em: 4 fev. 2021.

História e Cultura Indígena

BRASIL. Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação escolar indígena: diversidade sociocultural indígena ressignificando a escola. Brasília, DF: Secad, 2007. 133 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoindigena.pdf. Acesso em: 9 abr. 2021.

 Collet, Célia; Paladino, Mariana; Russo, Kelly. Quebrando preconceitos: subsídios para o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas. Rio de Janeiro: Contra Capa           Livraria,  2014. Disponível              em: https://drive.ifsp.edu.br/s/5UNI0Rxt4WnpEJD#pdfviewer. Acesso em: 23 abr.2021.

LUCIANO, Gersem dos Santos. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Campinas, SP: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006. 227 p (Educação para todos ; 12). ISBN  8598171573.  Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001545/154565por.pdf. Acesso em: 30 maio 2017.

OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de; WUNDER, Alik (org.). Casa dos saberes ancestrais: diálogos com sabedorias indígenas. Campinas, SP: UNICAMP, 2020. 218, [6] p. (Coleção Jurema "Saberes Ancestrais e Direitos Humanos" ; v.1). ISBN 9786588816028. Disponível em: https://www.dcult.proec.unicamp.br/assets/docs/dcult/CasaDosSaberesAncestrais. pdf. Acesso em: 29 mar. 2021.

ROSADO, R. M.; FAGUNDES, L. F. C. (Org.). Presença indígena na cidade: reflexões, ações e políticas. Porto Alegre: NPPPI / SMDHSU, 2013. Disponível em <http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smdhsu/usu_doc/presencaindigen afevereiro.pdf>.

SILVA, A. L.; GRUPIONI, L. D. B. (Org.) A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília, MEC/MARI/UNESCO, 1995. Disponível em:<http://www.pineb.ffch.ufba.br/downloads/1244392794A_Tematica_Indigena_na_ Escola_Aracy.pdf>.

SÃO    PAULO.    SECRETARIA    MUNICIPAL    DA    EDUCAÇÃO    DE    SÃO PAULO.Povos indígenas: orientações pedagógicas. São Paulo: [s.l.], 2019. Disponível   em: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/Portals/1/Files/5325 4.pdf. Aceso em: 20 abr. 2021.

História e Cultura Afro-brasileira

BRASIL. Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/2003.  Brasília: MEC, 2005.  Disponível em: <https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-26934/educacao-anti-racista--caminh os-abertos-pela-lei-federal-no-1063903-colecao-educacao-para-todos>. Acesso em 11 maio. 2021

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf>. Acesso em 11 maio. 2021.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO. História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil.

Brasília: MEC/SECADI,  UFSCar,  2014. 144 p.; il. Disponível     em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/09/Hist%C3%B3ria-e-cultura-af ricana-e-afro-brasileira-na-educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-livro-do-professor.pdf. Acesso em 11  maio. 2021.

GOMES, N. L. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução dos estereótipos ou ressignificação cultural? Revista Brasileira de Educação, n 21, p.40-51, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n21/n21a03>. Acesso em 13 maio. 2016.

IBGE. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. Estudos e pesquisa: Informação demográfica e socioeconômica, n.41,p;1-14, 2019. Link

LIMA, E.; LUDEMIR, J. (org.). Dramaturgia negra. Rio de Janeiro: Funarte, 2018. 480 p. Link

LOPES, H. T. Educação e identidade. Cadernos de Pesquisa, n. 63, p. 38-40, 1987. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1267/1305>. Acesso em 13 maio. 2016.

THEODORO, M. (Org.). As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília:     IPEA,     2008. Disponível  em:<http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/Livro_desigualdadesraciais.pdf>. Acesso em 13 maio. 2016.

UNICEF. O impacto do Racismo na Infância. Brasília. 2010. Disponível em:<https://www.unicef.org/brazil/media/1731/file/O_impacto_do_racismo_na_infancia.p df>. Acesso em 11 mai. 2021.

História e Cultura Afro-brasileira (Quilombola)

ANDRADE, Tânia (org). Quilombos em São Paulo: tradições, direitos e lutas. São Paulo: IMESP, 1997. Disponível em <http://www.itesp.sp.gov.br/br/info/publicacoes/arquivos/quilombos_sao%20paulo_1 e.pdf>. Acesso em 02. set. 2020.

ANDRADE, Anna Maria; TATTO, Nilto (Ed.). Inventário Cultural dos Quilombos do Instituto Socioambiental. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2013. Disponível em:<https://issuu.com/instituto-socioambiental/docs/pdf-publicacao-final_inventario>.. Acesso em: 05 maio 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Quilombos: espaço de resistência de homens e mulheres negras. 2005. Disponível em <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&c o_obra=26835>. Acesso em 11 maio. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Médio: mercado de trabalho, religiosidade e educação quilombola. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.  2005. Disponível      em <http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_volume9_dimensoes_da_inclusao_no_ensino_medio_mercado_de_trabalho_religiosidade_e_educacao_quilombola.pdf>. Acesso em 11 maio. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Estórias Quilombolas / organizadora do Projeto Histórias Quilombolas: Gloria Moura; pesquisadores: Juliane Mota e Paulo Dias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2010. 98 p. : il. Disponível em <http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/estorias_quilombola_miolo.pd f>. Acesso em 11. maio. 2021.

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Educação Escolar Quilombola. Resolução no 08/2012 do Conselho Nacional de Educação: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Cartilha. Equipe. CABRAL   LIBÓRIO,   Andréia   Regina   Silva   et   al.   2018.      Disponível   em: <https://www.defensoria.sp.def.br/dpesp/repositorio/39/quilombola_cartilha.pdf>. Acesso em 11 maio. 2021.

FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. Quilombos ainda existem no Brasil. Fundação Cultural Palmares (FCP), 2008. Disponível         em:<http://www.palmares.gov.br/?p=3041#:~:text=Levantamento%20da%20Funda%C3%A7%C3%20%A3o%20Cultural%20Palmares,pode%20chegar%20a%20cinco%20 mil>. Acesso em 03 jun. 2020.

LUIZ, Viviane Marinho et al (Org.). Roça é vida. São Paulo IPHAN – Grupo de Trabalho da Roça 2020.  Disponível em:<https://acervo.socioambiental.org/acervo/livros/roca-e-vida>. Acesso em 11 maio. 2021.

O’DWYER, Eliane Cantarino. Terras de quilombo: identidade étnica e os caminhos do reconhecimento. TOMO São Cristóvão - SE, nº 11 jul./dez. 2007. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/446>. Acesso em 11 maio. 2021.

SILVA, Beatriz Caitana da. A construção da (in) visibilidade da infância quilombola: o papel do Estado e do movimento social. Dissertação de Mestrado em Sociologia.      Universidade      de      Coimbra. 2011. Disponível em: <https://dlc.library.columbia.edu/catalog/ldpd:504682/bytestreams/content/content?fil ename=Beatriz+Caitana+da+Silva.pdf>. 11 maio. 2021.

Outros     materiais     relacionados    a    temática     comunidades    e/ou    povos quilombolas:  Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/educacao-quilombola-/materiais-publicados>.

Artigos / Teses / Relatórios

  1. BARBOSA, M. S. Guerreiro Ramos e o personalismo negro. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2015.
  2. BARBOSA, M. S. Guerreiro Ramos: o personalismo negro. Tempo Social, vol. 18, nº 2, 2006.        Disponível     em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702006000200011>. Acesso em 13 maio. 2016.
  3. BRASIL. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. (Coleção Educação para todos). Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000376.pdf>. Acesso em: 13 maio. 2016.
  4. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. PARECER N.º: CNE/CP 003/2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf>. Acesso em: 13 maio. 2016.
  5. BRASIL. Educação na diversidade: experiências de formação continuada de professores. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007. (Coleção Educação para todos).
  6. BRASIL. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais, Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e   Diversidade, 2016.                  Disponível                                   em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf>. Acesso em: 13 maio. 2016.
  7. CARVALHO, C. S. B. F. As vozes do passado no presente: memória e movimento negro (Estudo de Caso: a Legião Negra em Marília). Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Franca, São Paulo, 1996.
  1. CRUZ, L. B. Anti-racismo em Marília: trajetórias e perspectivas de luta do movimento negro atual. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2006.
  2. CRUZ, L. B. O pioneirismo de Alberto Guerreiro Ramos nos estudos sobre hierarquias raciais: a gênese de uma formação discursiva pós-colonial. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
  3. CRUZ, L. B. Movimento negro em movimento. Plurais, nº 1, vol. 1, p.61-75, Salvador, jan./abr. 2010. Disponível em: <www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/download/4/4>. Acesso em: 13 maio. 2016.
  4. FEITOSA, C. F. J. “Aqui tem racismo!”: um estudo das representações sociais e das identidades das crianças negras. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2012.
  5. FORDE, Gustavo Henrique Araújo. A presença africana no ensino de matemática: análise dialogadas entre história, etnocentrismo e educação. 2008. 273 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2008. Disponível em: http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/nometese_124_GUSTAVO%20HENRIQ UE%20ARA%DAJO%20FORDE.pdf. Acesso em: 16 abr. 2021.
  6. GOMES, N. L. Corpo e cabelo como ícones de construção da beleza e da identidade negra nos salões étnicos de Belo Horizonte. Tese (Doutorado em Antropologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2002.
  7. 14.HOFBAUER, A. Uma história de branqueamento ou o negro em questão. São Paulo: UNESP, 2007.
  8. LIMA, K. M. África, axis mundi: uma leitura d’O quase fim do mundo, de Pepetela. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2012.
  9. MAIO, M. C. O projeto Unesco e a agenda das ciência sociais no Brasil dos anos 40 e 50. Revista Brasileira de Ciência Sociais, vol. 14, nº 41, p. 141-158, out.  de                               1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v14n41/1756.pdf>. Acesso em: 13 maio. 2016.
  1. PAIXÃO, M.; CARVANO, L. M. (Org.). Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil; 2007 – 2008. Disponível em: <http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/publicacoes/discrimi nacao/Desigualdades Raciais.pdf>. Acesso em: 23 maio. 2016.
  2. PAIXÃO, M.; ROSSETO, I.; MONTOVANELE, F.; CARVANO, L. M. (orgs.). Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil; 2009 -2010. Disponível  em: <http://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/2011/09/desigualdades_raci ais_2009-2010.pdf>. Acesso em: 13 maio. 2016.
  3. SOLIGO, A. F. O Preconceito Racial no Brasil: análise a partir de adjetivos e contextos. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, São Paulo, 2001.

Teses e Dissertações da CEFET

http://dippg.cefet-rj.br/pprer/index.php/pt/teses-e-dissertacoes.html

Ações afirmativas

  1. AGUIAR, M. M. A especificidade da ação afirmativa no Brasil: a experiência do Centro Nacional de Cidadania Negra em Uberaba-MG. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, 2005.
  2. AGUIAR, M. M. A especificidade da ação afirmativa no Brasil: o caso do Centro Nacional de Cidadania Negra em Uberaba - MG. Dourados, MS: UFGD,                    2009. Disponível em:<http://www.ufgd.edu.br/reitoria/neab/downloads/a-especificidade-da-acao-afir mativa-no-brasil>. Acesso em: 30 maio. 2016.
  3. GOMES, J. B. B. Ação afirmativa e princípio constitucional da igualdade: o direito como instrumento de transformação social: a experiência dos EUA. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

      4. MARCON, Frank; SUBRINHO, Josué Modesto dos Passos. Ações afirmativas e políticas inclusivas no ensino público superior: a experiência da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão: UFS, 2010. 178 p. ISBN 9878578221317.             Disponível            em: <http://www.redeacaoafirmativa.ceao.ufba.br/uploads/ufs_livro_2005_FMarco n_JMdosPSubrinho.pdf>

  1. SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e; SILVÉRIO, Valter Roberto; SILVEIRA, Oliveira; VIEIRA, Andréa Lopes da Costa; SILVA JUNIOR, Hedio; MUNANGO, Kabengele; MATTOS, Wilson Roberto; CUNHA JUNIOR, Henrique; CARVALHO, Jose Jorge de; GOMES, Nilma Lino; OLIVEIRA, Rachel de; INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Campinas, SP: INEP, 2003. 270 p. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000065.pdf. Acesso em: 26 abr. 2016                                           

Gênero e Racismo

  1. CARDOSO, C. P. História das mulheres negras e pensamento feminista negro: algumas reflexões. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder, 2008. Florianópolis: Editora Mulheres, 2008. CD.
  2. COLLINS, P. H. Black feminist thought: knowledge, consciousness and the politics of empowerment. New York; London: Routledge, 1991.
  3. SANTOS, G. A. Mulher negra, homem branco. Rio de Janeiro: Pallas, 2004.

Literatura

  1. APA, L.; BARBEITOS, A.; DÁSKALOS, M. A.(Org.). Poesia africana de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lacerda, 2003.
  2. DUARTE, E. A. (Org.). Literatura afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XX. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.
  3. DUARTE, E. A. (Org.). Literatura afro-brasileira: abordagens na sala de aula. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.
  4. DUARTE, E. A. (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil - Antologia crítica
  5. - 4 volumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
  6. FELISBERTO, F. (Org.). Terras de Palavras. Rio de Janeiro: Pallas, 2008.
  7. MAFALDA, A. M. (Org.). José Craveirinha - Antologia poética. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
  8. MUNDURUKU, D. Meu vô Apolinário: um mergulho no rio da (minha) memória. São Paulo: Studio Nobel, 2001.
  9. PALLAS (Org.). Contos do mar sem fim: antologia afro-brasileira. Rio de Janeiro: Pallas; Guiné-Bissau: Ku Si Mon; Angola: Chá de Caxinde, 2010.

Trabalhos defendidos no IFSP

BENTO, Gabriel Henrique Costa. Um pouco de história da ciência : um estudo sobre as contribuições de Percy Lavon Julian. 2019. 59 f. TCC (Tecnólogo em Processos Químicos ) - IFSP - Instituto Federal de São Paulo, Suzano - SP, 2019 Disponível em: <https://drive.ifsp.edu.br/s/rzzPPKzispp1D6N>. Acesso em: 5 jul. 2019.

BENEDITO, Winnie Aisha Teixeira; CRUZ, Leonardo Borges da (orientador). A Escola como espaço de possibilidades? repensando estruturas raciais. 2021. 40 f. TCCP (Especialização em Temas Transversais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Salto, 2021. Disponível em: http://pergamum.ifsp.edu.br/pergamumweb/vinculos/000065/000065a9.pdf. Acesso em: 22 mar.2021.

DELLA VECCHIA, Patrícia Gabriela; CRUZ, Leonardo Borges da (orientador). ' Mandalas das emoções ' como método de apoio socioemocional/ relato da experiência no ensino fundamental I. 2021. 77 f. TCCP (Especialização em Temas Transversais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Salto,                                                 2021. Disponível em: http://pergamum.ifsp.edu.br/pergamumweb/vinculos/000065/000065a7.pdf. Acesso em: 22 dez. 2020.

HORTA, Ariane Aparecida Roque Pereira. Educação para as relações étnico-raciais: a lei 10.639/2003 nos currículos da formação inicial do professor de matemática. 2018. 53 f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Caraguatatuba, 2018. Disponível em: <https://drive.ifsp.edu.br/s/6TZ4sEm994IENPX>. Acesso em: 7 jan. 2019.

LOPES, Yara Cristina da Silva. Inserção da história e cultura africana no meio escolar por meio do jogo africano Mancala. Caraguatatuba, 2021. 33 f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Caraguatatuba, 2019. Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/0n3E4PnpzNdpMWx. Acesso em: 22 mar. 2021.

MEDEIROS, Luana dos Santos. A formação inicial de pedagogos/as em educação para as relações étnico-raciais no Instituto Federal de São Paulo. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Presidente Epitácio, 2021 Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/Tx2N8kxYZoEnIYg?path=%2F2020%2FLUANA#pdfviewer. Acesso em: 7 abr. 2021.

MENDES, Lucas Vinícius Cintra; ALVES, Cathia (orientadora). Currículos e resistências/ 'libertem Ângela Davis e todos os presos políticos'. 2019. 24 f. TCCP (Especialização em Temas Transversais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Salto, 2020.. Disponível em: http://pergamum.ifsp.edu.br/pergamumweb/vinculos/000063/000063f2.pdf. Acesso em: 24 nov. 2020.

ROBERTO, Daniele Fernanda. Etnomatemática e consciência cultural: uma proposta para a utilização dos sona africanos do povo cokwe no ensino introdutório do conceito de progressão aritmética e na construção do conceito de função composta. 2018. 69 f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Bragança Paulista, 2018. Disponível em: <http://pergamum.ifsp.edu.br/pergamumweb/vinculos/00003f/00003f27.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2018.

ROSINDO, Roger Zaros. Relações étnico-raciais em cargos de gestão. estudos de caso sob a ótica dos gestores negros. 2019. 44 p. TCC (Graduação em Tecnologia em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Carlos, 2019 Disponível em: <https://drive.ifsp.edu.br/s/FA1IPM0hZXS76it>. Acesso em: 27 ago. 

SANTOS, Fernanda Vieira da Silva. Educação e relações étnico-raciais: reflexões sobre os trabalhos da ANPEd 2008-2018. 2020. 55 p. Monografia (Especialização) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus são Carlos, 2020 Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/fL1b8z2pXgID1BH. Acesso em: 4 ago. 2020.

SANTOS, Maribela Regina Karnoski dos. A identidade e o produto de luxo: estudo da Classe C. Caraguatatuba, 2014. 102 f. TCC (Graduação em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Caraguatatuba, 2014. Disponível em: <https://drive.ifsp.edu.br/s/oe6mrmJ77KiY0G0>. Acesso em: 16 mar. 2016.

TRESCENTI, Bruna Capóia; CAPELLARI, Marcos Alexandre (orientador). A Folia de Reis como Patrimônio Cultural Brasileiro:/ o caso da Associação Companhia Folia de Reis Estrela do Oriente de Itu/São Paulo. 2020. 50 f. TCCP (Especialização em Temas Transversais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo,                        Salto, 2020. Disponível         em: http://pergamum.ifsp.edu.br/pergamumweb/vinculos/000063/0000630a.pdf Acesso em: 20 dez. 2020.

registrado em:
Fim do conteúdo da página