Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
SETECO

XV Semana Técnica da Construção Civil movimenta o Campus

Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 20h10 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 20h40

Colaborando com a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o evento contou com palestras, mostras de trabalhos, oficinas e competições técnicas.

A XV Semana Técnica da Construção Civil (SETECO) foi realizada no Campus Caraguatatuba entre os dias 17 e 21 de outubro de 2022. Com a colaboração de professores e alunos dos cursos de Engenharia Civil e Técnico em Edificações, o evento contou com 6 palestras, 3 mostras de trabalhos, 1 oficina e 2 competições técnicas.

A abertura do evento foi marcada pela Competição de Pontes de Papel, realizada na área de convivência do campus. Em equipes, os alunos construíram pontes treliçadas, com cartolina e cola branca e com dimensões máximas previstas em regulamento previamente divulgado. As pontes foram avaliadas pela sua estética, a partir de votação popular; pela exatidão do projeto apresentado, a partir da comparação entre a carga de ruptura e a carga prevista em projeto; e pela eficiência estrutural da ponte, dada a partir da relação entre a carga de ruptura e o peso da ponte. Considerando tais quesitos, a ponte vencedora foi a do Grupo “Impressora”, formada pelos alunos do 4º período de Engenharia Civil, Beatriz Roque, Carolina Vinhato, Júlia Rancan e Pedro Miguel. A coordenação da atividade ficou a cargo da CASEC Jr., Empresa Junior do curso de Engenharia Civil, com apoio dos professores Denis Bek Arruda e Alan Reis.

Figura 1 – Abertura do evento com a Competição de Pontes de PapelFigura 1 – Abertura do evento com a Competição de Pontes de Papel

Foram promovidas ao longo de toda semana três mostras de trabalhos. A mostra de trabalhos do Grupo de Pesquisa GETIS (Grupo de Engenharia, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade) reuniu trabalhos científicos realizados no curso de Engenharia Civil, a nível de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. Ao todo, 18 trabalhos foram apresentados, por meio da exposição de pôsteres e pela apresentação oral aos interessados, sob a coordenação do professor José Américo Alves Salvador Filho. A mostra de trabalhos da disciplina de Projeto de Engenharia (último ano de Engenharia Civil) reuniu os projetos residenciais multifamiliares desenvolvidos pelos alunos, integrando conhecimentos adquiridos ao longo de toda a sua formação. Destaque para o uso de ferramentas BIM (Building Information Modelling) e a possibilidade de visualização virtual dos projetos, a partir do celular. A coordenação desta atividade ficou a cargo da professora Tatiane Roselli Ribeiro. A mostra de trabalhos de Práticas de Construção Civil II (segundo módulo do curso Técnico em Edificações), coordenada pelo professor João Dalton Daibert, reuniu protótipos, em versão reduzida, de diferentes elementos presentes nas construções, tais como coberturas, lajes, vigas, pilares, dentre outros. Tais protótipos facilitam a compreensão dos estudantes, no que se refere ao projeto e a execução de tais elementos. Foram expostos ainda equipamentos e dispositivos de Geomática, comumente utilizados pelos profissionais em levantamentos topográficos.

Figura 3 – Mostra de trabalhos da área de Construção CivilFigura 3 – Mostra de trabalhos da área de Construção Civil

No auditório, diferentes palestras abordaram assuntos relevantes à formação acadêmica e profissional dos estudantes. As apresentações foram realizadas por professores do campus e profissionais renomados da região. As palestras foram:

- Universo da Pesquisa: perspectiva histórica da sua influência no desenvolvimento humano e sua relação com o ambiente universitário – Prof. Ms. Luís Mateus Genova (IFSP-CAR)

- Construções Ecológicas e Construções Sustentáveis – Prof. Ms. Emerson Roberto de Oliveira (IFSP-CAR)

- Amostra do Saneamento do Litoral Norte de São Paulo – Artur Alexandre Neto (Analista de Gestão da Unidade de Negócio – SABESP Litoral Norte)

- Trajetória Profissional e Acadêmica dos Egressos – Eng. Cláudia Ferreira Brito (SABESP / Aluna egressa da primeira turma de Engenharia Civil do IFSP-CAR)

- O CREA na vida do Engenheiro – Eng. Joana Flávia Soares Borges (CREA-SP / Chefe da UGI de São José dos Campos)

- O Papel da FAPESP: Estudo de caso nas empresas de inovação GAIA GreenTech e GMSKY – Eng. Ms. Gabriel Marques (fundador da GMSKY) e Eng. Dr. Raul Rebelo (sócio-fundador da GAIA GreenTech)

Um dos momentos marcantes da semana foi a entrega pelo CREA/SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do prêmio de melhor aluno do curso de Engenharia Civil do IFSP-CAR à aluna egressa Cláudia Ferreira Brito. Tal solenidade contou com a presença da Diretora Geral do IFSP-CAR, Juliana Bárbara Moraes. Também estiveram presentes a coordenadora do curso de engenharia Civil, professora Silvete Mari Soares, o presidente do NDE, professor José Américo Alves Salvador Filho e a professora coordenadora dos estágios do curso, Elaine Regina Barreto. Esta premiação é referente à turma de formandos do ano de 2021 e normalmente acontece durante a cerimônia de colação de grau. Porém, o prêmio só foi entregue agora, considerando o período anterior de pandemia.

Figura 4 – Palestras realizadas na XV SETECOFigura 4 – Palestras realizadas na XV SETECO

Figura 5 – Solenidade de entrega da Premiação CREA ao melhor aluno do curso de Engenharia Civil à aluna Cláudia Brito (IFSP-CAR)Figura 5 – Solenidade de entrega da Premiação CREA ao melhor aluno do curso de Engenharia Civil à aluna Cláudia Brito (IFSP-CAR)

Outra atividade bastante atrativa da SETECO foi a Oficina de Construções em Terra, ministrada pelos arquitetos Alain Briatte, Marina Poloni e Luciano Bottino, especialistas em construção em terra da Laboraterra Arquitetura (Ilhabela/SP). Esta atividade foi coordenada pelo professor Luís Mateus Genova. A oficina abordou as principais vantagens de uso deste tipo de construção e destacou a recente implementação da norma técnica relativa ao uso da taipa de pilão nas construções. Os participantes tiveram a oportunidade de conceberem um corpo de prova cilíndrico, para posterior teste de resistência; e uma pequena parede de taipa de pilão, conhecendo na prática como este método construtivo é aplicado.

Figura 6 – Oficina de Construções em TerraFigura 6 – Oficina de Construções em Terra

   

Outra competição realizada foi o “Vale Tudo do Concreto”, que ocorreu na quinta-feira (20). Realizada no campus desde 2008, a competição desafia os alunos, em grupo, a elaborarem um traço de concreto que resulte em corpos de prova com a maior resistência à compressão possível. A partir do fornecimento de materiais básicos para a composição do traço e do uso da infraestrutura do Laboratório Integrado de Engenharia Civil (LIEC), os alunos foram responsáveis por toda a produção do concreto, rompido após 7 dias de cura. O grupo vencedor foi o “Silicatosos”, composto pelos alunos do curso de Engenharia Civil Luís Gustavo Nunes e Ketley Miranda, que conseguiram um corpo de prova de 79 MPa de resistência. O “Vale Tudo do Concreto”, coordenado desde a sua concepção, durante a primeira SETECO, pelo professor José Américo Alves Salvador Filho. Este ano, a atividade teve suporte fundamental do CASEC Jr., representado pela sua presidente, a aluna de Engenharia Civil Bruna Freitas, além do apoio das técnicas do LIEC Claudette de Vita e Julia D’Agostini Barale.

Figura 8 – Vale Tudo do ConcretoFigura 8 – Vale Tudo do Concreto

A área de Construção Civil do Campus Caraguatatuba (curso técnico em Edificações e curso de graduação em Engenharia Civil) agradece a participação e o envolvimento dos alunos e professores durante todas as atividades do evento. Agradecimento especial ao CASEC Jr. pelo apoio fundamental na realização do evento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página