XADREZ

Xadrez Gigante adquirido por projeto de extensão é estreado no IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Sexta, 27 de Mai de 2022, 14h30 | Última atualização em Sexta, 27 de Mai de 2022, 14h31

Na tarde de 24 de maio de 2022, a partir das 16h, na quadra do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo, foi estreado o Xadrez Gigante que foi adquirido no âmbito do projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares”, coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba, no ano de 2021. Este equipamento foi comprado usando os recursos financeiros fomentados pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSP, de acordo com o edital 495 de 04/12/2020, que aprovou a execução do projeto “Meninas Cientistas Interdisciplinares”.

Imagem 1 – Kalebe, Ricardo e alunos junto com o Xadrez GiganteImagem 1 – Kalebe, Ricardo e alunos junto com o Xadrez Gigante

Nesta tarde de 24/05/2022, alunos de diversos cursos, participaram de um jogo inaugural para o Xadrez Gigante. A atividade foi organizada com o apoio de diversos orientados bolsistas e voluntários do professor Ricardo Plaza em projetos de pesquisa e de extensão. Nesta tarde, Kalebe Monteiro Xavier, que é Diretor Adjunto Educacional do IFSP-Caraguatatuba, esteve presente junto com o professor Ricardo Plaza na quadra do IFSP, de modo a acompanhar a primeira vez que o Xadrez Gigante foi usado.

Imagem 2- Alunos junto com o professor Ricardo Plaza e o Xadrez GiganteImagem 2- Alunos junto com o professor Ricardo Plaza e o Xadrez Gigante

Foram adquiridas peças de xadrez de cores brancas e pretas (como é o mais tradicional), bem como um tabuleiro na forma de uma lona em formato de um quadrado com lados de 4 metros. O equipamento está sob a responsabilidade do professor Ricardo Plaza e poderá ser usado em atividades de ensino, extensão e pesquisa.

Imagem 3 – Alunos refletem sobre uma possível jogada no Xadrez GiganteImagem 3 – Alunos refletem sobre uma possível jogada no Xadrez Gigante

O jogo de Xadrez é considerado uma excelente ferramenta pedagógica, pelo fato de favorecer o desenvolvimento de habilidades fundamentais como o raciocínio lógico-quantitativo, o raciocínio geométrico, a criatividade, o senso de estratégia, a capacidade de antevisão, a tomada de decisão, a concentração, o autocontrole e o respeito ao adversário e às leis do jogo.

Professores, servidores técnico-administrativos e alunos que quiserem realizar atividades educacionais com o Xadrez Gigante devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza para que sejam definidos os detalhes para que este uso ocorra de modo a manter este equipamento o mais íntegro possível.