Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Webseminário

Webseminário discutiu as Altas Habilidades no Contexto Escolar

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 10h01 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 10h02

Em 21 de outubro de 2023, sábado, a partir das 15h, ocorreu o webseminário de formação “Altas Habilidades no Contexto Escolar”, que foi ministrado, de modo remoto, pela Dra. Michele Oliveira da Silva, pedagoga do campus de Birigui do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Este evento aconteceu no âmbito das atividades de formação do Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica da Licenciatura em Física do IFSP e foi organizado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, do IFSP-Caraguatatuba, com o apoio do professor Allan Victor Ribeiro do IFSP-Birigui que foi quem fez convidou a Dra. Michele para ministrar este webseminário. Este é o sexto de uma série de webseminários mensais de formação na área de Física destinados prioritariamente para os preceptores da Residência Pedagógica dos cursos de Licenciatura em Física do IFSP, mas que podem ser assistidos por licenciandos (bolsistas residentes ou não), bem como por professores e interessados em geral pelos temas abordados. Este webseminário foi transmitido de modo simultâneo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e o seu vídeo (com duração de 2 horas e 1 minuto) ficou gravado e pode ser assistido por qualquer interessado pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=ElMrevtGjcU>.

 

Imagem 1 – Doutora Michele Oliveira da SilvaImagem 1 – Doutora Michele Oliveira da Silva

Participaram também da transmissão os estudantes Murilo Francisco Matos (do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba) e Gabriel Santos Silva (do curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba). O aluno Murilo Francisco Matos é bolsista no projeto de extensão “Atividades de Divulgação Científica e Cultural” e o aluno Gabriel Santos Silva é bolsista do projeto de extensão “Atividades com Vídeos sobre Ciência, História e Cultura”, em ambos os casos com bolsas fomentadas pelo campus de Caraguatatuba do IFSP.

 

Imagem 2 – Ricardo, Murilo, Allan, Michele e GabrielImagem 2 – Ricardo, Murilo, Allan, Michele e Gabriel

Michele Oliveira da Silva é doutora em Educação pelo programa de Pós-Graduação da UNESP de Marília e graduada em Pedagogia também pela UNESP, com habilitação em educação infantil e educação especial, na área de deficiência física. É autora do livro “Avaliação Sistematizada para Professores de Alunos com Paralisia Cerebral: ASPA-PC”. Tem experiência como: docente no Ensino Fundamental; docente em cursos de pós-graduação em Educação Especial; professora de sala de recurso; coordenadora pedagógica. É pesquisadora no grupo de pesquisa iTech - Grupo de Pesquisa em Tecnologias Assistivas, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), bem como pedagoga do campus de Birigui do IFSP.

 

Imagem 3 – Slide do início do webseminário da doutora MicheleImagem 3 – Slide do início do webseminário da doutora Michele

O Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP agradece muito à doutora Michele Oliveira da Silva por ter aceitado o convite para realizar este seminário de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

 

Imagem 4 – Slide sobre um mito comum acerca de altas habilidadesImagem 4 – Slide sobre um mito comum acerca de altas habilidades

A apresentação da doutora Michele Oliveira da Silva tratou de alguns mitos que são comuns, como o de que crianças com altas habilidades têm necessariamente bom desempenho na Escola. Ela também destacou que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 5% da população é superdotada e a maioria é invisível, sendo que os próprios pais, muitas vezes, têm dificuldades em identificar alunos superdotados. Uma característica dos alunos com altas habilidades é possuir uma habilidade significativamente superior em uma ou mais áreas do conhecimento, sendo importante também analisar o contexto em que o indivíduo está inserido.

Perguntas, reflexões e comentários foram feitos pelos participantes dessa ação pelo chat da transmissão simultânea feita pelo YouTube. A doutora Michele respondeu aos questionamentos feitos de modo a deixar mais claros os conceitos e temas tratados.
O Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) é executado em sete cursos de Licenciatura em Física que ocorrem nos campi das seguintes cidades: São Paulo, Caraguatatuba, Birigui, Votuporanga, Piracicaba, Registro e Itapetininga.
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (órgão do governo federal), que tem por finalidade apoiar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior (IES), contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. Seus objetivos são: fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura; contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos; estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores; valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional; induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula. Os alunos licenciandos que são bolsistas residentes do PRP recebem uma bolsa mensal e devem estar na metade final de seus cursos. Eles atuam em escolas das redes públicas de ensino junto a aulas de professores destas escolas (que são denominados preceptores) de modo a colaborar para melhorar a qualidade de ensino destes estabelecimentos.
Os webseminários e as webconferências já realizados pelo canal “Debate Consciência” do YouTube estão abertos e disponíveis para todos os interessados e podem ser assistidos acessando este canal pelo link <https://www.youtube.com/@debateconsciencia8921>. Este canal do YouTube foi criado em 2020 pela equipe de orientados do professor Ricardo Plaza para realizar atividades de pesquisa, ensino e extensão, particularmente no que diz respeito à divulgação científica, no primeiro ano da pandemia de COVID-19.

 

Imagem 5 – Professor Ricardo PlazaImagem 5 – Professor Ricardo Plaza

Outros webseminários como este são realizados mensalmente no âmbito do Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP. O seu objetivo é colaborar com a formação dos preceptores que atuam na Residência Pedagógica, bem como, por extensão, dos próprios residentes. Os interessados podem procurar o professor Ricardo Plaza ou qualquer outro docente-orientador do Subprojeto da área de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP para obterem mais informações.

 

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página