Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Webseminário da Residência Pedagógica Tratou da Robótica no Ensino de Física

Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 10h04 | Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 10h14

Em 2 de junho de 2023, sexta-feira, a partir das 14h30, ocorreu o webseminário de formação “Robótica no Ensino de Física – Problema ou Solução?”, que foi ministrado, de modo remoto, pelo Prof. Dr. Gregori de Arruda Moreira, docente do campus de Registro do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Este evento aconteceu no âmbito das atividades de formação do Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica da Licenciatura em Física do IFSP e foi organizado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que atua como Docente Orientador do Programa de Residência Pedagógica da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Este é o terceiro de uma série de webseminários mensais de formação na área de Física destinados prioritariamente para os preceptores da Residência Pedagógica, mas que podem ser assistidos por licenciandos (bolsistas residentes ou não), bem como por interessados em geral pelos temas abordados. Participaram também da transmissão deste webseminário o Prof. Me. Ivelton Soares da Silva (atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do campus de Registro do IFSP) e o estudante universitário Elian Fernando Aliendi Moura do curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba. Este webseminário foi transmitido de modo simultâneo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e o vídeo com a sua gravação (com duração de 1 hora e 49 minutos) ficou gravado e pode ser assistido por qualquer interessado pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=hepwycSp8Js>. O aluno Elian é bolsista no projeto de extensão “Atividades de Divulgação Científica e Cultural”, com bolsa fomentada pelo campus de Caraguatatuba do IFSP e sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 1 – Professor Gregori de Arruda MoreiraImagem 1 – Professor Gregori de Arruda Moreira

O professor Gregori de Arruda Moreira possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo e doutorado com dupla titulação pelas Universidades de São Paulo (Brasil) e Granada (Espanha). Desenvolveu estudos relacionados à turbulência na camada limite planetária, utilizando sistemas de sensoriamento remoto. Realizou estágio de pós-doutoramento no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo, junto ao grupo de micrometeorologia, trabalhando com estudos relacionados à camada limite planetária urbana e rural. É professor do campus de Registro do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), onde atua como Docente Orientador da Licenciatura em Física do IFSP-Registro no âmbito do Programa de Residência Pedagógica.

Imagem 2 – Ricardo, Gregori, Elian e IveltonImagem 2 – Ricardo, Gregori, Elian e Ivelton

O Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP agradece muito ao professor Gregori de Arruda Moreira por ter aceitado o convite para realizar este seminário de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 – Slide do início do webseminário do professor GregoriImagem 3 – Slide do início do webseminário do professor Gregori

A apresentação do professor Gregori abordou diversos assuntos. Em particular foram enfocados temas como a história da origem e do desenvolvimento do conceito de robôs, a presença dos robôs em obras de ficção científica (como no caso de livros escritos por Isaac Asimov, como “Eu, robô”), o uso de robôs na exploração espacial, o conceito de robótica educacional, os desafios existentes para o ensino de física atualmente, a utilização de robôs no ensino de física e a necessidade de aproximar o ensino da tecnologia.

Imagem 4 – Slide sobre a robótica no Ensino de FísicaImagem 4 – Slide sobre a robótica no Ensino de Física

Perguntas, reflexões e comentários foram feitos pelos participantes dessa ação pelo chat da transmissão simultânea feita pelo YouTube. O professor Gregori respondeu a vários dos questionamentos de modo a deixar mais claros os conceitos e temas tratados.

Imagem 5 – Slide sobre o contexto histórico do desenvolvimento da robóticaImagem 5 – Slide sobre o contexto histórico do desenvolvimento da robótica

O Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) é executado em sete cursos de Licenciatura em Física que transcorrem nos campi das seguintes cidades: São Paulo, Caraguatatuba, Birigui, Votuporanga, Piracicaba, Registro e Itapetininga.

Imagem 6 – Slide sobre alguns dos desafios atuais na área de Ensino de FísicaImagem 6 – Slide sobre alguns dos desafios atuais na área de Ensino de Física

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (órgão do governo federal), que tem por finalidade apoiar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior (IES), contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. Seus objetivos são: fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura; contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos; estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores; valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional; induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula. Os alunos licenciandos que são bolsistas residentes do PRP recebem uma bolsa mensal que em fevereiro de 2023 foi reajustada para o valor de R$ 700,00 e devem estar na metade final de seus cursos. Eles atuam em escolas das redes públicas de ensino junto a aulas de professores destas escolas (que são denominados preceptores) de modo a colaborar para melhorar a qualidade de ensino destes estabelecimentos.

Imagem 7 – Slide sobre as obras de Isaac AsimovImagem 7 – Slide sobre as obras de Isaac Asimov

Antes deste webseminário começar, foi prestada uma pequena homenagem ao Prof. Dr. Iuda Goldman, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) que faleceu recentemente, em 31 de maio de 2023. O professor Iuda Goldman, que estava com 91 anos de idade, foi um dos pioneiros da área de Física Nuclear no Brasil e uma importante liderança científica nacional e internacional. O professor Ricardo Plaza lembrou que o professor Iuda Goldman esteve graciosamente várias vezes no IFSP-Caraguatatuba, compartilhando seus conhecimentos e ministrando colóquios e minicursos para os alunos desta instituição, especialmente para estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática.

Imagem 8 – Slide com homenagem ao professor Iuda GoldmanImagem 8 – Slide com homenagem ao professor Iuda Goldman

Agradecemos ao Portal Píon da Sociedade Brasileira de Física (SBF) que divulgou a realização deste webseminário por meio do artigo intitulado “Robótica no Ensino de Física, problema ou solução?” disponível no link <http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/485-robotica-no-ensino-de-fisica-problema-ou-solucao>.

Imagem 9 – Divulgação deste webseminário feito pelo Portal Píon da SBFImagem 9 – Divulgação deste webseminário feito pelo Portal Píon da SBF

Os webseminários e as webconferências já realizados pelo canal “Debate Consciência” do YouTube estão abertos e disponíveis para todos os interessados e podem ser assistidos acessando este canal pelo link <//www.youtube.com/@debateconsciencia8921">https://www.youtube.com/@debateconsciencia8921>>.

Outros webseminários como este serão realizados mensalmente no âmbito do Subprojeto de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP até o final do ano de 2023, entre os meses de agosto e novembro. O seu objetivo é colaborar com a formação dos preceptores que atuam na Residência Pedagógica, bem como, por extensão, dos próprios residentes. Os interessados podem procurar o professor Ricardo Plaza ou qualquer outro docente-orientador do Subprojeto da área de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP para obterem mais informações.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página