FÍSICA

Webseminário da Residência Pedagógica tratará da História da Ciência no Ensino

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 15h45 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 15h45

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

- Título do webseminário: “História da Ciência no Ensino”.

- Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste webseminário: a transmissão ao vivo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube acontecerá pelo link <https://www.youtube.com/live/ErSsyuoBdPU?feature=share>.

- Conferencista: Prof. Dr. Winston Gomes Schmiedecke.

- Dia e horário da atividade: 20 de maio de 2023 (sábado), a partir das 14h30.

- Resumo:

O webseminário “História da Ciência no Ensino” que será ministrado pelo Prof. Dr. Winston Gomes Schmiedecke em 20/05/2023, sábado, a partir das 14h30, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravado após ocorrer, procurará refletir sobre as possibilidades existentes para a inserção de tópicos de História da Ciência em atividades de Ensino. Esta é uma atividade de formação que é organizada pelo subprojeto da área dos cursos de Licenciatura em Física do Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) que ocorrem nos seguintes campi do IFSP: São Paulo, Caraguatatuba, Itapetininga, Registro, Birigui, Votuporanga e Piracicaba.

- Breve currículo:

Winston Gomes Schmiedecke é bacharel e licenciado em Física, além de mestre em História da Ciências pela PUC-SP e doutor em Ensino de Ciências pela USP-SP. Ele tem sido professor das redes pública e particular de ensino há 32 anos, promovendo pesquisas em ensino de ciências acerca de temáticas diversas, como História da Ciência, Resolução de Problemas, CTSA e Experimentação, bem como em estudos relacionados à Ciência Nacional e suas interlocuções com o Ensino de Física. Atuou no Pibid por 12 anos – 5 dos quais na coordenação – e colabora junto ao Inep como elaborador e revisor de itens para o ENEM desde 2010. Atualmente é orientador de Física da Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Física do campus de São Paulo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), instituição na qual leciona.

- Esta atividade é GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. O principal público-alvo é constituído pelos preceptores e pelos residentes da área (subprojeto) de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Entretanto, como a transmissão será aberta, ela poderá ser assistida por quaisquer interessados que poderão participar e fazer perguntas e comentários pelo chat do YouTube. Após o evento terminar, ele ficará gravado e disponível para ser assistido no YouTube com o mesmo link da transmissão. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será realizada de modo virtual e transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação neste webseminário.

- Responsáveis pela atividade: Professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) e Daniel de Andrade Moura (IFSP-São Paulo). Essa é uma atividade promovida pela área (subprojeto) de Física do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), fomentado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

- Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.