FÍSICA

Webseminário da Residência Pedagógica tratará da Desinformação Científica

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 20h30 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 20h30

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

- Título do webseminário: “Desinformação científica e Ensino de Ciências”

- Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste webseminário: a transmissão ao vivo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube acontecerá pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=UpDktlzMD0w>.

- Conferencista: Prof. Dr. Aldo Aoyagui Gomes Pereira.

- Dia e horário da atividade: 28 de agosto de 2023 (segunda-feira), a partir das 16h00.

- Resumo:

O webseminário “Desinformação científica e Ensino de Ciências” que será ministrado pelo Prof. Dr. Aldo Aoyagui Gomes Pereira em 28/08/2023, segunda-feira, a partir das 16h00, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravado após ocorrer, abordará a Prática Social da Ciência e como ela pode ser utilizada nas aulas de ciências diante do cenário de disseminação de desinformação científica presente na Internet e mídias sociais. Uma referência para a webconferência é o artigo intitulado “Proposta teórico-conceitual para a análise da confiabilidade e credibilidade de (des)informações científicas nas mídias: implicações para o Ensino de Ciências” de autoria de Aldo Aoyagui Gomes Pereira e Camilia Aoyagui dos Santos, publicado no Caderno Brasileiro de Ensino de Física, volume 39, número 3, entre as páginas 688 e 711, de 2022, que pode ser acessado no link: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/83882>.

- Breve currículo:

Aldo Aoyagui Gomes Pereira possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005) e é Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2009) e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017). Realizou pesquisa de Pós-Doutorado no Department of Science Education, University of Copenhagen (Dinamarca - 2018). É atualmente professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) - campus Piracicaba. Atua como Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM - UNICAMP). As suas principais áreas de Pesquisa são: Educação em Ciências e Formação de Professores. Como pesquisador o seu interesse atual tem versado sobre as possibilidades de desenvolvimento da Alfabetização Científica Midiática na Educação em Ciências por meio da abordagem da prática social da ciência.

- Esta atividade é GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. O principal público-alvo é constituído pelos preceptores e pelos residentes da área (subprojeto) de Física do Programa de Residência Pedagógica do IFSP. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Entretanto, como a transmissão será aberta, ela poderá ser assistida por quaisquer interessados que poderão participar e fazer perguntas e comentários pelo chat do YouTube. Após o evento terminar, ele ficará gravado e disponível para ser assistido no YouTube com o mesmo link da transmissão. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será realizada de modo virtual e transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação neste webseminário.

- Responsáveis pela atividade: Professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Paulo Batista Ramos. Essa é uma atividade promovida pela área (subprojeto) de Física do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), fomentado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

- Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.