FÍSICA

Webconferência tratou das luas do Sistema Solar e de pesquisas em astronomia

Publicado: Terça, 15 de Outubro de 2024, 10h51 | Última atualização em Terça, 15 de Outubro de 2024, 10h53

Em 14 de outubro de 2024, segunda-feira, a partir das 16h, ocorreu a webconferência “As luas do Sistema Solar: alguns casos peculiares”, que foi ministrada, de modo remoto, pela Profa. Dra. Jadilene Rodrigues Xavier, docente do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Este evento foi organizado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, com o apoio de José Walter Souza Santana, que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Uso de conhecimentos sobre a Lua no Ensino de Física e na Divulgação Científica”, com bolsa do CNPq (PIBIC-AF), sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Esta webconferência foi transmitida de modo simultâneo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e o seu vídeo (com duração de 1 horas e 48 minutos) ficou gravado e pode ser assistido por qualquer interessado pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=w9pFgcMQFVU&t=2s>.

Imagem 1 – Professora Jadilene Rodrigues XavierImagem 1 – Professora Jadilene Rodrigues Xavier

Jadilene Rodrigues Xavier é graduada em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, e possui Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Guaratinguetá. Atualmente é Professora de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, tendo sido professora do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo.

Imagem 2 – Ricardo, Jadilene e José WalterImagem 2 – Ricardo, Jadilene e José Walter

Os organizadores deste evento agradecem muito à professora Jadilene Rodrigues Xavier por ter aceitado generosamente o convite para realizar esta conferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora JadileneImagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora Jadilene

A professora Jadilene iniciou a sua apresentação explicando a definição de um satélite natural. Na sequência ela tratou de vários satélites naturais orbitando planetas do Sistema Solar, a começar pela nossa Lua, o satélite natural da Terra. Em sua apresentação, a professora Jadilene citou o projeto Garatéa-L, idealizado pelo engenheiro aeroespacial Lucas Fonseca visando lançar uma sonda brasileira em direção à órbita lunar que abrigará experimentos desenvolvidos para investigar como bactérias e leveduras extremófilas conseguem sobreviver aos impactos da radiação espacial e que fotografará o polo sul da Lua, onde está localizada uma região rica em água e minerais. Mais informações sobre este tema podem ser encontradas no artigo “Pesquisadores da Unesp colaboram com projeto de sonda lunar brasileira” disponível para ser lido no link: <https://jornal.unesp.br/2024/05/17/pesquisadores-da-unesp-colaboram-com-projeto-de-sonda-lunar-brasileira/>.

Imagem 4 – Artigo sobre sonda lunar brasileiraImagem 4 – Artigo sobre sonda lunar brasileira

Após o término da apresentação inicial feita pela professora Jadilene, algumas perguntas feitas pelos participantes da atividade (por meio do chat da transmissão feita pelo YouTube foram dirigidas a ela, que as respondeu de modo a procurar esclarecer os diversos aspectos envolvidos na discussão.

Imagem 5 – Slide sobre os satélites de JúpiterImagem 5 – Slide sobre os satélites de Júpiter

O licenciando em física José Walter que enviou o convite inicial por e-mail para a professora Jadilene realizar esta webonferência, manifestou a sua felicidade pelo fato de a webconferência ter ocorrido com sucesso e de modo a esclarecer as dúvidas dos participantes.

Imagem 6 – Slide sobre os satélites de SaturnoImagem 6 – Slide sobre os satélites de Saturno

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa são realizadas regularmente com transmissão pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, com link <<https://www.youtube.com/@debateconsciencia8921>>. Este canal foi criado em 2020, no início da pandemia de COVID-19, pela equipe de orientados do professor Ricardo Plaza com o objetivo de fortalecer a divulgação científica, democratizar o acesso ao conhecimento e colaborar com a formação dos cidadãos. Os interessados podem procurar o professor Ricardo Plaza, docente do IFSP-Caraguatatuba, por e-mail ou presencialmente, para obterem mais informações.