Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Webconferência tratou da importância de incentivar as meninas para a ciência
Início do conteúdo da página
Extensão

Webconferência tratou da importância de incentivar as meninas para a ciência

Publicado: Sexta, 09 de Dezembro de 2022, 17h47 | Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 17h19

Em 08 de dezembro de 2022, quinta-feira, a partir das 16:00, ocorreu uma atividade de extensão de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “Projeto Menina Ciência - Ciência Menina: da Extensão à Pesquisa, por mais mulheres na ciência”, que teve como conferencista Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues. Esse evento, que tratou, da importância de incentivar as meninas para as áreas científicas, foi organizado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do câmpus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pela aluna Kamily da Silva Xavier, estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Essa atividade, que foi realizada no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, contou com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 2 horas e 1 minuto, pode ser assistida no link <https://youtu.be/et1Sv8EZ24w>. Essa webconferência foi promovida com apoio do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 - Professora Maria Inês Ribas RodriguesImagem 1 - Professora Maria Inês Ribas Rodrigues

A professora Maria Inês Ribas Rodrigues possui Licenciatura em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1994), Mestrado em Ensino de Ciências - Modalidade Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação - Ensino de Ciências e Matemática (Doutorado Sanduíche) pela School of Education – University of Leeds em conjunto com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2006). Ela é idealizadora e coordenadora do Projeto Menina Ciência - Ciência Menina que tem como o intuito de alterar o paradigma de gênero encontrado nas ciências. Atualmente ela é professora do Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC e atua principalmente nas seguintes áreas: Ensino de Física; Desenvolvimento Profissional dos Formadores de Professores; Formação de Professores; Didática das Ciências; Pesquisa-ação Colaborativa; Questões de Gênero nas Ciências. Quem quiser mais informações sobre o Projeto Menina Ciência - Ciência Menina pode acessar o link <https://meninaciencia.eventos.ufabc.edu.br/>.

Imagem 2 - Ricardo, Maria Inês e KamilyImagem 2 - Ricardo, Maria Inês e Kamily

Kamily foi bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, até outubro de 2022, sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Este é um projeto fomentado com recursos da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP, por meio do edital número 493 de 23/12/2021.

Imagem 3 – Slide inicial apresentado pela professora Maria InêsImagem 3 – Slide inicial apresentado pela professora Maria Inês

A equipe que organizou o evento agradece muito à professora Maria Inês por ter aceitado o convite feito por Kamily para realizar essa webconferência e por compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação. No começo da webconferência, foram fornecidas as informações iniciais sobre como o evento iria ocorrer e na sequência a professora Maria Inês foi apresentada.

Imagem 4 – Slide sobre ensino, pesquisa e extensãoImagem 4 – Slide sobre ensino, pesquisa e extensão

A apresentação da professora Maria Inês abordou um pouco a respeito da sua trajetória acadêmica nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Ela também tratou de mulheres cientistas que são inspiradoras, como é o caso da cientista Marie Curie que recebeu duas vezes o Prêmio Nobel e explicou algumas das razões para a criação do Projeto Menina Ciência – Ciência Menina, tais como: refletir sobre os paradigmas de gênero existentes na ciência; discutir acerca das concepções distorcidas sobre a figura de uma pessoa que atua na área da ciência; ampliar o número de mulheres na área de STEM – “Science, Technology, Engineering and Mathematics” (Ciência, tecnologia, Engenharia e Matemática); atingir a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, que é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5), proposto pela Organização das Nações Unidas – ONU. Quem quiser saber mais sobre o ODS 5 (Igualdade de Gênero) pode acessar o link <https://www.ipea.gov.br/ods/ods5.html>. Já acerca do tema dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” em geral, podem ser obtidas mais informações pelo link <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs>.

Imagem 5 – Slide sobre as razões para o projeto Menina Ciência – Ciência MeninaImagem 5 – Slide sobre as razões para o projeto Menina Ciência – Ciência Menina

Diversas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação, por meio do chat da transmissão do evento que ocorreu pelo YouTube. Dentre os vários interessados pelo tema que participaram pelo chat da transmissão, esteve o professor Eduardo Antonio Modena, ex-Reitor do IFSP, a quem agradecemos pelo apoio fornecido em seu mandato como reitor, para que, em 2020, o projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” fosse iniciado, após a sua aprovação, por pareceristas, no contexto de um edital específico voltado para fomentar atividades de extensão.

Imagem 6 – Artigos publicados sobre o Projeto Menina Ciência – Ciência MeninaImagem 6 – Artigos publicados sobre o Projeto Menina Ciência – Ciência Menina

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página