FÍSICA

Webconferência tratará dos Buracos Negros na Cultura Popular

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 15h59 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 15h59

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

- Título do webseminário: “Buracos Negros na Cultura Popular”

- Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste webseminário: a transmissão ao vivo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube acontecerá pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=rWQ-C1_G8fM>.

- Conferencista: Profa. Dra. Carla Rodrigues Almeida.

- Dia e horário da atividade: 05 de outubro de 2023 (quinta-feira), a partir das 15h00.

- Resumo:

O webseminário “Buracos Negros na Cultura Popular” que será ministrado pela Profa. Dra. Carla Rodrigues Almeida em 05/10/2023, quinta-feira, a partir das 15h00, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravado após ocorrer, fará uma revisão histórica de como os buracos negros foram abordados na Cultura Popular. Serão dados alguns exemplos e será discutido como foi a interpretação desses objetos ao longo dos tempos e como eles foram caracterizados pela mídia. Inclusive, do ponto de vista histórico, será debatido o papel do físico Julius Robert Oppenheimer (1904-1967) no estudo sobre Buracos Negros, bem como a forma como isto é retratado no recente filme que foi lançado acerca deste cientista.

- Breve currículo:

Carla Rodrigues Almeida possui graduação em Licenciatura em Matemática (2010) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestrado em Matemática (2012) na área de Geometria e Topologia pela UFES e Doutorado em Física (2017) na área Cosmologia Quântica também pela UFES. Foi bolsista CNPq de pós-doutorado júnior no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF (2018) e ocupou os cargos de pesquisadora pós-doutoranda visitante no Departamento I do Instituto Max Planck para História da Ciência (MPIWG) e de pesquisadora assistente no Grupo de Pesquisa “Historical Epistemology of The Final Theory Program” vinculado ao MPIWG e ao Instituto Albert Einstein. Também foi Pesquisadora Internacional no “Kulturwissenschaftiliches Institut” (KWI) em Essen, na Alemanha. Foi pesquisadora pós-doutoranda no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) e atualmente é professora visitante na Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro do Grupo de Teoria e História do Conhecimento (TeHCo). Suas áreas de atuação são cosmologia quântica, estudos sobre buracos negros, história da física do século XX e comunicação científica.

- Esta atividade é GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Entretanto, como a transmissão será aberta, ela poderá ser assistida por quaisquer interessados que poderão participar e fazer perguntas e comentários pelo chat do YouTube. Após o evento terminar, ele ficará gravado e disponível para ser assistido no YouTube com o mesmo link da transmissão. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será realizada de modo virtual e transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação neste evento.

- Responsável pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba).

- Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.