FÍSICA

Webconferência tratará do tema da Educação Científica Intercultural

Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2024, 11h40 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2024, 11h41

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

- Título do webseminário: “Ensino vivencial de Astronomia: explorando os objetos celestes e seu significado cultural” (“Enseñanza vivencial de Astronomía: explorando los objetos celestes y su significado cultural”)

- Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste webseminário: a transmissão ao vivo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube acontecerá pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=vb5eNm5jS48>.

- Conferencista: Profa. Dra. Geraldine Chadwick.

- Dia e horário da atividade: 03 de outubro de 2024 (quinta-feira), a partir das 16h.

- Resumo:

A webconferência intitulada “Ensino vivencial de Astronomia: explorando os objetos celestes e seu significado cultural” (“Enseñanza vivencial de Astronomía: explorando los objetos celestes y su significado cultural”) será ministrada em espanhol pela Profa. Dra. Geraldine Chadwick, a partir das 16h de 03/10/2024, quinta-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Sinopse: A partir de uma visão didática comprometida com o social e cultural, a Astronomia vivencial estabelece uma ligação profunda entre a observação astronómica e os contextos culturais, enriquecendo a Educação Científica Intercultural. (“Sinopisis: Desde una visión didáctica comprometida con lo social y lo cultural, la Astronomía vivencial establece una conexión profunda entre la observación astronómica y los contextos culturales, enriqueciendo la Educación Científica Intercultural.”)

- Breve currículo:

Geraldine Chadwick é doutora em ciências da educação pela Universidade de Buenos Aires (UBA), professora de física e investigadora especializada em Didática das Ciências Naturais (particularmente nas áreas de Física e Astronomia) em contextos de diversidade cultural, tendo como temas de pesquisa: ensino e aprendizagem, imagem da ciência e do cientista, interação entre pares, construção do conhecimento, educação científica intercultural. Tem experiência como pesquisadora no Instituto de Pesquisas em Ciências da Educação da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (UBA)/CONICET (“Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas”, na Argentina) e também no Instituto CEFIEC (“Instituto de Investigaciones en Didáctica de las Ciencias Naturales y la Matemática”) da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da mesma Universidade. É membro da Rede Latino-Americana de Didática das Ciências Experimentais (REDLAD) e da Associação de Professores de Física da Argentina (APFA). Especializou-se em estudos de educação intercultural relacionados com a etnia Qom do Gran Chaco, publicou numerosos artigos e realizou diversas apresentações sobre seus trabalhos acadêmicos na Argentina e no exterior.

- Esta atividade é GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Entretanto, como a transmissão será aberta, ela poderá ser assistida por quaisquer interessados que poderão participar e fazer perguntas e comentários pelo chat do YouTube. Após o evento terminar, ele ficará gravado e disponível para ser assistido no YouTube com o mesmo link da transmissão. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será realizada de modo virtual e transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação neste evento.

- Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba), juntamente com Yasmin Prado Maciel e Livia Jeniffer Faria da Silva (que são estudantes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).

- Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.