Webconferência

Webconferência tratará do tema da construção da identidade de gênero

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2022, 20h43 | Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2022, 20h43

Imagem - Cartaz da webconferência de 10 de outubro de 2022Imagem - Cartaz da webconferência de 10 de outubro de 2022

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

- Título da webconferência: “A violência como narrativa: um percurso sobre a construção da identidade de gênero”.

- Forma pela qual ocorrerá a transmissão desta webconferência: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link.

- Conferencista: Professora Ayla Camargo.

- Dia e horário da atividade: 10 de outubro de 2022 (segunda-feira), a partir das 16h.

- Resumo: A webconferência “A violência como narrativa: um percurso sobre a construção da identidade de gênero” que será ministrada pela Profa. Ayla Camargo em 10/10/2022, segunda-feira, a partir das 16h, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, analisará a sociedade em que vivemos, que se utiliza da cultura machista, patriarcal e misógina, para sustentar valores simbólicos e culturais, legitimando assim, relações estruturadas pelo poder. Sistêmica e complexa, a violência contra pessoas do gênero feminino é uma das maiores perversidades humanas, está naturalizada e enraizada no cotidiano das relações sociais. Enfrentá-la requer reflexão paulatina para romper com essas narrativas, que produzem deliberadamente a desigualdade e violência de gênero.

- Breve currículo da conferencista:

Ayla Pereira de Camargo é Socióloga, Educadora e Feminista. O seu curso de Graduação em Ciências Sociais foi realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), de 2008 a 2011. Durante o seu curso universitário ela realizou uma pesquisa sobre as relações de gênero no livro de introdução à Sociologia de Anthony Giddens, sob a orientação da Profa. Dra. Silvana Aparecida Mariano.

- Esta atividade é GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação nesta webconferência.

- Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e pelas estudantes Izabella Chemello Bersani de Souza, Isis Burgomeister Pustiglione, Evelyn Pinto Benedito, Michele Feitosa de Araujo, Thamiris Pacheco dos Santos, Kamily da Silva Xavier, Nicoli Rocha Santos, Jeane Leal de Oliveira Rocha. Essa é uma atividade promovida pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Esta ação ocorre no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

- Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.

Fonte: Ricardo Roberto Plaza Texeira