Webconferência

Webconferência tratará das ciências envolvidas na procura por vida extraterrestre

Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2022, 09h55 | Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2022, 11h56

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

Título da webconferência: “Procurando vida extraterrestre: as ciências da Astrobiologia”.

Forma pela qual ocorrerá a transmissão desta webconferência: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link <https://youtu.be/47WLJ_aJBno>.

Conferencista: Profa. Dra. Carla Martinez Canelo.

Dia e horário da atividade: 15 de setembro de 2022 (quinta-feira), a partir das 16h.

Resumo: A webconferência “Procurando vida extraterrestre: as ciências da Astrobiologia” que será realizada no dia 15/09/2022, quinta-feira, a partir das 16h, com transmissão pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, será ministrada pela Profa. Dra. Carla Martinez Canelo e versará sobre uma das perguntas mais relevantes na História da Humanidade: estamos sós no Universo? Graças aos avanços de várias áreas da Ciência, a resposta está cada vez mais próxima! A Astrobiologia estuda a vida no contexto cósmico, desde as suas origens até sua distribuição. Atualmente, ela tem ganhado cada vez mais espaço e desenvolvimento nos seus diversos ramos. Neste evento serão apresentadas algumas de suas vertentes, como a pesquisa de exoplanetas e de moléculas complexas em ambientes astrofísicos.

Breve currículo da conferencista: Carla Martinez Canelo possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (2013), mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (2016), formação pedagógica para graduados não licenciados em Física pela Universidade de Franca (2018) e doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (2020). Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrobiologia e Astroquímica, e em divulgação científica. É pesquisadora do grupo INOVENTER, da Universidade Federal de Rio Grande.

Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudante José Euripedes Bezerra Brito. Essa é uma atividade promovida pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que conta com os estudantes universitários como bolsistas Thamiris Pacheco dos Santos e Kamily da Silva Xavier. Esta ação ocorre no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.