Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
ENSINO

Webconferência tratará da temática da origem da vida em vídeos do YouTube

Publicado: Sexta, 29 de Julho de 2022, 11h27 | Última atualização em Sexta, 29 de Julho de 2022, 11h28

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

  • Título da webconferência: “A natureza da ciência na temática origem da vida em vídeos do YouTube”.
  • Forma pela qual ocorrerá a transmissão desta webconferência: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link <https://youtu.be/MqSRojnhJ08>.
  • Conferencistas: Profa. Dra. Patrícia Montanari Giraldi e pela Profa. Dra. Marinilde Tadeu Karat.
  • Dia e horário da atividade: 11 de agosto de 2022 (quinta-feira), a partir das 16h.
  • Resumo: Nesta webconferência intitulada “A natureza da ciência na temática origem da vida em vídeos do YouTube” e que será ministrada pela Profa. Dra. Patrícia Montanari Giraldi e pela Profa. Dra. Marinilde Tadeu Karat, no dia 11/08/2022, quinta-feira, a partir das 16h, serão discutidas algumas leituras sobre a origem da vida em um vídeo educativo da plataforma YouTube Edu. Os resultados de análises mostram que a videoaula silencia acerca de aspectos importantes sobre a natureza da ciência e sobre as controvérsias científicas. Os resultados também apontam para a importância de investir na formação de professores leitores de audiovisuais.

Bibliografia:

KARAT, Marinilde Tadeu; GIRALDI, Patrícia Montanari. A origem da vida: uma análise sobre a natureza da ciência em um vídeo educativo do YouTube. Revista Actio, v. 4, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/actio/article/view/9399.

Breve currículo das conferencistas:

  • Patrícia Montanari Giraldi é Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), mestre e doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa. Atua na área de pesquisa em Educação em Ciências, com foco nos seguintes temas: linguagem do/no ensino de Ciências, literatura e educação em ciências, autoria e educação em ciências. É professora Associada na Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), atuando no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Está credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), orientando mestrados e doutorados. Foi coordenadora do Projeto de Pró-Mobilidade acadêmica internacional UFSC- Universidade Nacional de Timor Lorosae entre 2015 e 2017. Coordena o projeto de Internacionalização (Print CAPES UFSC) Repositório de Práticas Interculturais. Atua como pesquisadora junto ao grupo de pesquisa DICITE (Discursos da Ciência e Tecnologia na Educação). É líder do grupo de pesquisa Literaciências.
  • Marinilde Tadeu Karat é Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Educação Científica e Tecnológica - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutora em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Seus principais interesses de estudo e pesquisa estão voltados para os Audiovisuais no Ensino de Ciências, Mídias e Educação, Ensino de Ciências e Tecnologia, Linguagem e Ensino de Ciências e Tecnologia, Análise de Discurso e Educação CTS. É membro dos grupos de pesquisa DICITE (Discursos da Ciência e Tecnologia na Educação) e Literaciências (Grupo de Estudos e Pesquisa em Literatura e Educação em Ciências).

 

  • Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação.
  • Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudante Luis Guilherme Fernandes Pereira. Essa é uma atividade promovida pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que conta com os estudantes universitários José Euripedes Bezerra Brito e Marlon Fontes do Rosario como bolsistas. Esta ação ocorre no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.
  • Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.
registrado em:
Fim do conteúdo da página