Física

Webconferência apresentou Astronomia desenvolvida por diferentes culturas

Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 13h24 | Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2022, 13h26

Em 20 de junho de 2022, segunda-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão e de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “Astronomia Cultural”, que teve como conferencista a Profa. Ma. Flavia Pedroza Lima. Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pelos estudantes Alisson Roberto Fonseca e Amanda Salgueiro de Souza, contando também com o apoio dos alunos José Euripedes Bezerra Brito e Marlon Fontes do Rosario. No IFSP-Caraguatatuba, Amanda e José são estudantes do curso de Licenciatura em Física, enquanto Alisson é aluno da Licenciatura em Matemática e Marlon é estudante do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. Esta webconferência foi organizada no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que conta com José e Marlon como bolsistas extensionistas. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 50 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/rIaqDh15ikw>. Essa foi uma ação promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professora Flavia Pedroza LimaImagem 1 – Professora Flavia Pedroza Lima

A professora Flavia Pedroza Lima cursou a graduação em Astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia na COPPE/UFRJ. Trabalha na área de ensino e divulgação científica desde 1996, ministrando cursos, palestras e aulas, organizando eventos e coordenando projetos. É Astrônoma concursada da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro desde 2006. De 2000 a 2005, trabalhou na Coordenação de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Foi curadora da exposição “Filhos do Sol, Filhos da Lua: O Céu e o Tempo para os Povos Nativos das Américas”, inaugurada no Planetário da Gávea em 2008. Participou de congressos nacionais e internacionais, com trabalhos publicados. Suas áreas de interesse em pesquisa são: Astronomia nas Culturas, História das Ciências, Educação não Formal, Museus de Ciências e Planetários.

Imagem 2 – Ricardo, José, Flavia, Amanda, Marlon e AlissonImagem 2 – Ricardo, José, Flavia, Amanda, Marlon e Alisson

Alisson é orientado do professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Etnoastronomia, Divulgação Científica e Educação”, fomentado com bolsa PIBIFSP. Por sua vez, Amanda é orientada pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “História da astronomia das civilizações antigas, divulgação científica e ensino de física”, com bolsa PIBIC-AF (PIBIC-Ações Afirmativas) fomentada pelo CNPq e geridas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP) do IFSP.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora Flavia PedrozaImagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora Flavia Pedroza

A equipe que organizou esta atividade agradece muito a professora Flavia pelo aceite ao convite enviado a ela por e-mail pelo estudante Alisson para ela realizar essa webconferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com os interessados que participaram da ação e assistiram à apresentação. No início da webconferência, o professor Ricardo e os estudantes Marlon, José, Amanda e Alisson se apresentaram e explicaram o modo como a atividade iria transcorrer. Na sequência Alisson apresentou a professora Flavia.

Imagem 4 – Slide com imagem da Via LácteaImagem 4 – Slide com imagem da Via Láctea

A apresentação da professora Flavia procurou destacar a importância de estudar sobre os modos como diferentes culturas e povos desenvolveram seus próprios conhecimentos de Astronomia. Dentre as várias dicas e sugestões de leituras dadas ao longo da webconferência, a professora destacou o site “SULear” desenvolvido pelo professor Marcio Campos e que pode ser acessado pelo link <https://sulear.com.br/>. Outra dica, foi o site do “Portal to the Heritage of Astronomy” (Portal do Patrimônio Astronômico), uma colaboração da UNESCO com a IUA (“International Astronomical Union”), que pode ser acessado no link <https://www3.astronomicalheritage.net/>.

Imagem 5 – Slide sobre o EpistemicídioImagem 5 – Slide sobre o Epistemicídio

Diversas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa atividade, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.