Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
ASTROFÍSICA

Webconferência do professor Walter Maciel tratou da nossa galáxia

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 19h06 | Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 19h28

Em 21 de outubro de 2022, sexta-feira, a partir das 15h, ocorreu uma atividade de extensão de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “A Galáxia: Estrutura e Evolução”, que teve como conferencista o Prof. Dr. Walter Junqueira Maciel, professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pelo estudante Higor Felipe Gonçalves de Arruda, contando também com o apoio das estudantes Thamiris Pacheco dos Santos e Kamily da Silva Xavier. Higor e Kamily são alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, enquanto Thamiris é aluna do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 2 hora e 2 minutos, pode ser assistida no link. Essa webconferência foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professor Walter Junqueira MacielImagem 1 – Professor Walter Junqueira Maciel

O professor Walter Junqueira Maciel concluiu a graduação em Física pela UFMG em 1970, o mestrado em Astronomia pelo ITA em 1973, o doutorado em Astronomia pela USP em 1977 e o pós-doutorado na Rijksuniversiteit Groningen, na Holanda. É professor titular da Universidade de São Paulo, onde trabalha desde 1974. Tem experiência nas áreas de Astrofísica estelar e do meio interestelar e em evolução química de galáxias. Publicou cerca de uma centena de artigos em revistas internacionais, oitenta artigos em anais de congressos internacionais, setenta artigos em publicações nacionais e é autor/editor de diversos textos didáticos e livros, tanto em língua inglesa, como “Astrophysics of the Interstellar Medium” (Springer 2013), “Hydrodynamics and Stellar Winds: An Introduction” (Springer 2014) e “Introduction to Stellar Structure” (Springer 2015), quanto em português, como “500 Exercícios Resolvidos de Astrofísica” (IAG-USP, 2020), cuja versão em pdf pode ser obtida no link, “Astronomia e Astrofísica” (IAG-USP, publicado originalmente em 1991), cuja versão em pdf pode ser obtida no link, e “Fundamentos de Evolução Química da Galáxia” (IAG-USP, 2020), cuja versão em pdf pode ser baixada pelo link.

Imagem 2 - Ricardo, Walter, Kamily, Higor e ThamirisImagem 2 - Ricardo, Walter, Kamily, Higor e Thamiris

            Higor foi orientado pelo professor Ricardo Plaza, com bolsa fomentada pela FAPESP no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias” entre junho de 2021 e maio de 2022. A partir de estudos realizados por Higor no seu projeto de iniciação científica, ele pesquisou diversos trabalhos acadêmicos de autoria do professor Walter Maciel sobre temas relacionados ao seu objeto de investigação e, como decorrência disto, enviou um e-mail para o professor Walter convidando-o para realizar essa webconferência, convite este que foi generosamente aceito. Thamiris e Kamily são orientadas do professor Ricardo Plaza como bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” que é fomentado com recursos da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP.

Imagem 3 – Slide sobre nebulosasImagem 3 – Slide sobre nebulosas

A equipe que organizou o evento agradece muito o professor Walter por ter aceitado realizar essa webconferência e por compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação. No início da webconferência, o professor Ricardo e os estudantes participantes se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer.

Imagem 4 – Slide com fotografia da Via LácteaImagem 4 – Slide com fotografia da Via Láctea

            A apresentação do professor Walter que teve como foco a nossa galáxia, a Via Láctea, foi dividida em quatro partes: 1. Histórico e observações; 2. Componentes; 3. Estrutura; 4. Populações, formação e evolução. Dentre os diversos temas tratados nesta webconferência, foi destacado que a idade da Via Láctea pelo consenso científico atual é de cerca de 13,6 bilhões de anos. Além disso, foram abordados também dois temas de fronteira da ciência atual: a energia escura e a matéria escura. Com relação a este último caso, foi lembrado que a partir das leis da Física, a velocidade de rotação de estrelas em torno do centro de galáxias espirais deveria ser inversamente proporcional à raiz quadrada do raio de rotação, entretanto esta velocidade se mantém constante por todo o disco galáctico, o que é uma evidência experimental de que deve existir algum tipo de matéria (a denominada “matéria escura”) que está provocando este efeito.

Imagem 5 – Tabela periódica com a origem dos elementos do Sistema SolarImagem 5 – Tabela periódica com a origem dos elementos do Sistema Solar

O professor Walter informou, durante a webconferência, que o corpo docente do IAG-USP disponibiliza gratuitamente diversos livros sobre temas relacionados à Astronomia, à Astrofísica e à Cosmologia para serem baixados em formato pdf e que podem ser encontrados no link.

Imagem 6 – Imagens de uma galáxia feitas pelos telescópios Hubble e James WebbImagem 6 – Imagens de uma galáxia feitas pelos telescópios Hubble e James Webb

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

 

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página