Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Início
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Webconferência do IFSP-Caraguatatuba Versou Sobre Nanociência e Nanotecnologia

Publicado: Quinta, 12 de Mai de 2022, 16h56 | Última atualização em Quinta, 12 de Mai de 2022, 17h00

Em 10 de maio de 2022, terça-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão e de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “Nanociência e Nanotecnologia: possibilidades na pesquisa e no ensino de Física”, que teve como conferencista a Profa. Dra. Riama Coelho Gouveia, docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Sertãozinho. Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pelos estudantes Higor Felipe Gonçalves de Arruda e Nicoli Rocha Santos, contando também com o apoio dos estudantes José Euripedes Bezerra Brito e Marlon Fontes do Rosario. Higor, Nicoli e José são estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, enquanto Marlon é estudante do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFSP-Caraguatatuba. Esta webconferência foi organizada no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” coordenada pelo professor Ricardo Plaza e que conta com José e Marlon como bolsistas de extensão. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 58 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/lM4rZFxi0mQ>. Essa foi uma ação promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professora Riama Coelho GouveiaImagem 1 – Professora Riama Coelho Gouveia

A professora Riama Coelho Gouveia é Doutora em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2016) e Mestre em Ensino de Ciências Exatas - Física pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Possui graduação em Física (Licenciatura) pelo campus de São Paulo do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (2005); durante a sua graduação, Riama foi orientada em três diferentes projetos de pesquisa de iniciação científica pelo professor Ricardo Plaza. Desde 2008 é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Sertãozinho. Tem experiência na área de Física e Ensino de Física. Atualmente a professora Riama é a coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) que ocorre no IFSP-Sertãozinho. Mais informações sobre este curso podem ser obtidas no link: <https://profept.srt.ifsp.edu.br/>.

Imagem 2 - Ricardo, José, Riama, Nicoli, Higor e MarlonImagem 2 - Ricardo, José, Riama, Nicoli, Higor e Marlon

Higor é orientado pelo professor Ricardo Plaza, com bolsa fomentada pela FAPESP no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias”. Nicoli é orientada pelo professor Ricardo Plaza, com bolsa PIBIFSP (fomentada pelo próprio IFSP), no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica “Teoria do Big Bang, Divulgação Científica e Ensino de Ciências”.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora RiamaImagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora Riama

A equipe que organizou esta atividade agradece muito a professora Riama por ter aceitado realizar essa webconferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação. No início da webconferência, o professor Ricardo e os estudantes Higor, Nicoli, José e Marlon, se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer.

Imagem 4 – Slide acerca de experimento sobre estimativa de dimensõesImagem 4 – Slide acerca de experimento sobre estimativa de dimensões

A apresentação da professora Riama iniciou com uma explicação sobre o nome nanotecnologia e sobre o valor de um nanômetro que é um bilionésimo de um metro, uma dimensão de comprimento muito pequena. Em particular, ela enfatizou as possibilidades de uso da nanotecnologia no Ensino de Física. De modo, mais específico, em sua apresentação, ela destacou uma experiência simples que consiste em medir a espessura de um traço de grafite em uma folha de papel, que redunda em uma medida da ordem de dezenas de nanômetros.

Imagem 5 – Professor Ricardo Plaza e bolsistas de extensão José e MarlonImagem 5 – Professor Ricardo Plaza e bolsistas de extensão José e Marlon

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Esta webconferência foi divulgada previamente pelo Portal Píon da Sociedade Brasileira de Física (SBF), por meio de um artigo publicado no link <http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/464-nanociencia-e-nanotecnologia-possibilidades-na-pesquisa-e-no-ensino-de-fisica>. A equipe que organizou esta webconferência agradece muito os gestores do Portal Píon por esta divulgação.

Imagem 6 – Divulgação da webconferência da professora Riama pelo Portal Píonmagem 6 – Divulgação da webconferência da professora Riama pelo Portal Píon

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página