Webconferência do IFSP-Caraguatatuba tratou do tema da Etnoastronomia

Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 10h38 | Última atualização em Sexta, 15 de Outubro de 2021, 10h38

Em 14 de outubro de 2021, quinta-feira, a partir das 17h, no âmbito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu uma webconferência, de forma virtual, sobre Etnoastronomia e que teve como conferencista o Prof. Dr. Walmir Thomazi Cardoso, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Essa atividade remota de extensão de divulgação científica foi organizada pela estudante Bruna Souza de Medeiros Nunes e contou também com o apoio dos estudantes Amanda Salgueiro de Souza e Giovanni Dedonatti; todos os três são alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Bruna e Giovanni são bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza, enquanto Amanda é bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP-AF fomentada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP) no projeto de pesquisa “História da astronomia das civilizações antigas, divulgação científica e ensino de física”, também sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Esse evento foi realizado com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 53 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/Dr-xTSl3gAE>. Essa webconferência foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professor Walmir Thomazi CardosoImagem 1 – Professor Walmir Thomazi Cardoso

O professor Walmir Thomazi Cardoso possui graduação em Física (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (1986), especialização em História da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1992), Mestrado em História das Ciências pela PUC-SP (2000) e doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP (2007). É professor da PUC-SP, sócio fundador da Associação Brasileira de Planetários (ABP) e membro da Diretoria da Sociedad Interamericana de Astronomía en la Cultura (SIAC). Atua em áreas do conhecimento como Astronomia ligada às Culturas, História da Ciência, Difusão Científica e Comunicação Educativa.

Imagem 2 - Ricardo, Bruna, Walmir, Amanda e GiovanniImagem 2 - Ricardo, Bruna, Walmir, Amanda e Giovanni

A equipe que organizou o evento agradece muito o professor Walmir por ter aceitado realizar generosamente essa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação e assistiram a sua transmissão simultânea pelo YouTube.

Imagem 3 – Licencianda Bruna Souza de Medeiros NunesImagem 3 – Licencianda Bruna Souza de Medeiros Nunes

No início da web-conferência, o professor Ricardo Plaza apresentou o evento, o convidado e os alunos que estariam participando da atividade. Ele lembrou a importância da realização de eventos de divulgação como este para difundir e debater conhecimentos científicos e históricos.

Imagem 4 – Início da apresentação do professor WalmirImagem 4 – Início da apresentação do professor Walmir

O professor Walmir no início da sua apresentação tratou do conceito de Astronomia Cultural, uma área interdisciplinar de pesquisa que investiga como as Culturas, em tempos e espaços distintos, entendem, percebem, interpretam, representam e descrevem o céu de maneira integrada com suas cosmopercepções; desse modo é importante ter em mente que o céu é parte da paisagem humana. O professor Walmir explicou também acerca do trabalho de pesquisa que ele desenvolveu durante o seu doutorado e cuja tese foi intitulada “O Céu dos Tukano na escola Yupuri construindo um calendário dinâmico”; este trabalho pode ser acessado e lido no link <https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/11272/1/Walmir%20Thomazi%20Cardoso.pdf>. A web-conferência enfatizou adicionalmente a importância para a área de pesquisa da Astronomia Cultural da “La Sociedad Interamericana de Astronomía en la Cultura” - SIAC (“Sociedade Interamericana de Astronomia Cultural”) cujo site pode ser acessado no link <http://siac.fcaglp.unlp.edu.ar/>.

Imagem 5 - Slide apresentado pelo professor WalmirImagem 5 - Slide apresentado pelo professor Walmir

Diversas perguntas e comentários foram feitos pelos participantes dessa ação, pelo chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube; algumas dessas reflexões foram lidas e debatidas durante o evento.

Este evento foi divulgado previamente pelo “Portal Píon” da Sociedade Brasileira de Física (SBF) por meio da nota publicada no link <http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/435-etnoastronomia>. Agradecemos muito o Prof. Dr. Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos pelo seu empenho de divulgação no “Portal Píon” de eventos de popularização da ciência como esse.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.