Pesquisa em Física

Webconferência do Grupo de Pesquisa em Física abordou o Programa Espacial Brasileiro

Publicado: Terça, 12 de Mai de 2020, 12h14 | Última atualização em Terça, 12 de Mai de 2020, 13h20

Na tarde de 08 de maio de 2020, sexta-feira, a partir das 14h, aconteceu, de modo virtual, o seminário do Grupo de Pesquisa em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que teve o título “Programa Espacial Brasileiro – As conquistas, os desafios e as controvérsias” e foi ministrado pelo Prof. Dr. Romário Araújo Pinheiro, docente de física do IFSP-Caraguatatuba. Devido à pandemia do coronavírus, este seminário ocorreu por meio de videoconferência, viabilizada pelo sistema de conferência web da RNP - Rede Nacional de Pesquisa e Ensino.

Foto: Prof. Dr. Romário Araújo Pinheiro

Antes do início do seminário, o professor Romário foi apresentado aos participantes pelo professor Alex Lino, que é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Outros docentes participaram deste seminário e assistiram a apresentação do professor Romário, como foi o caso dos professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Jurandi Leão Santos, Ticiana Couto Roquejani e Kleucio Claudio. Em especial, este seminário contou com a presença da professora Margareth Yuri Takeuchi que obteve o seu título de mestrado em Neurociências e Comportamento pela USP em 2009 e realizou o seu curso de graduação de Licenciatura em Física no câmpus de São Paulo do IFSP entre 2001 e 2005, quando, naquela época, desenvolveu pesquisa em nível de iniciação científica sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Slide da apresentação do professor Romário

Também participaram deste seminário inúmeros estudantes de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, como, por exemplo, o curso de Licenciatura em Física e o curso de Licenciatura em Matemática.

Foto: Printscreen da tela da webconferência durante o seminário do professor Romário

Os principais objetivos deste seminário foram: discutir a situação atual do Programa Espacial Brasileiro, analisando sua organização institucional; Compreender as etapas do seu desenvolvimento no contexto histórico, correlacionando com os diversos cenários políticos e econômicos; Refletir sobre as influências políticas internas e externas sobre os rumos do Programa Espacial Brasileiro. Alguns dos temas abordados pelo seminário foram a relação custo-benefício da exploração espacial, o contexto histórico de desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro e os recursos financeiros destinados para pesquisa e desenvolvimento nesta área no nosso país. Ao final os participantes puderam realizar perguntas para o conferencista.

Docentes e estudantes do IFSP-Caraguatatuba estão engajados no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física de modo a refletir sobre novos conhecimentos em diferentes campos da física, do ensino de física e em áreas afins, tais como a matemática, a astronomia e a história da ciência. Assim sendo, o Grupo de Pesquisa em Física realiza periodicamente diferentes seminários científicos e oficinas educacionais que podem ser frequentados não somente por alunos da Licenciatura em Física, mas também por estudantes de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba. O Grupo de Pesquisa em Física agradece profundamente ao professor Romário pelo excelente seminário que foi ministrado.