FÍSICA

Web - Conferência Debateu Acerca da Educação Como Prática de Igualdade

Publicado: Terça, 09 de Novembro de 2021, 10h20 | Última atualização em Terça, 09 de Novembro de 2021, 15h54

Em 08 de novembro de 2021, segunda-feira, a partir das 17h, no âmbito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu uma webconferência, de forma virtual, intitulada “Educação como prática de igualdade: gênero e direitos humanos” e que teve como conferencista a Profa. Dra. Taluana Laiz Martins Torres que se encontra atualmente em Barcelona, na Espanha, realizando um trabalho de pesquisa de Pós-Doutoramento. Essa atividade remota de extensão de divulgação científica que foi coordenada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e pelas alunas Camila Ferreira Alves e Raphaela Novaes de Pinho, contou também com o apoio dos estudantes Bruna Souza de Medeiros Nunes e Giovanni Dedonatti, todos eles estudantes do IFSP-Caraguatatuba. Bruna e Giovanni são alunos do curso de Licenciatura em Física, Camila é aluna do curso de Licenciatura em Matemática e Raphaela é aluna do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. Esse evento foi realizado com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 52 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/m6zBvHB4Ow8>. Essa webconferência foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e organizada no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza.

Imagem 1 – Professora Taluana Laiz Martins TorresImagem 1 – Professora Taluana Laiz Martins Torres

Camila Ferreira Alves e Raphaela Novaes de Pinho são orientadas pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares”. Bruna Nunes e Giovanni Dedonatti são bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Imagem 2 - Ricardo, Giovanni, Bruna, Raphaela, Taluana e CamilaImagem 2 - Ricardo, Giovanni, Bruna, Raphaela, Taluana e Camila

A equipe que organizou o evento agradece muito a professora Taluana por ter aceitado realizar generosamente essa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação e assistiram a sua transmissão simultânea pelo YouTube.

Imagem 3 - Início da apresentação da professora TaluanaImagem 3 - Início da apresentação da professora Taluana

A professora Taluana Laiz Martins Torres possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2003), pelo campus de Presidente Prudente, bem como mestrado (2007) e doutorado (2014) em educação pela mesma universidade. Ela tem experiência como docente tanto da educação básica, quanto do ensino superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inovação educativa, sexualidade, gênero, direitos humanos, educação ambiental, didática, gestão escolar e processos educativos.

No início dessa webconferência, o professor Ricardo Plaza apresentou de modo geral evento, o convidado e os alunos que estavam colaborando na sua organização. A realização de eventos de divulgação como este é vital para difundir e debater sobre conhecimentos científicos e históricos.

Imagem 4 - Slide sobre a Declaração Universal de Direitos HumanosImagem 4 - Slide sobre a Declaração Universal de Direitos Humanos

A professora Taluana iniciou a sua apresentação lembrando sobre o centenário de Paulo Freire, o patrono da educação brasileira. Ela também destacou a importância em conhecer a Declaração de Direitos Humanos, de 1948, cujos artigos, em português, podem ser lidos pelo link <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos>. Dois livros importantes que foram destacados durante a apresentação da professora Taluana foram “O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista” de Silvia Federici e “Para educar crianças feministas” de Chimamanda Ngozi Adichie.

Imagem 5 - Capa de dois livros recomendados pela professora TaluanaImagem 5 - Capa de dois livros recomendados pela professora Taluana

Diversas questões e comentários foram feitos pelos participantes dessa ação, pelo chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube; algumas dessas reflexões foram debatidas durante o evento.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.