Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Webconferência debateu a diversidade na formação e na atuação em psicologia

Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2022, 09h56 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 10h15

Em 20 de agosto de 2022, sábado, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão e de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “Psicologias: Diversidade na formação e na atuação profissional”, que teve como conferencistas as psicólogas Gabriela Garcia Plaza Teixeira, Divina Fátima dos Santos e Renata Plaza Teixeira. Essa atividade foi organizada pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e contou com o apoio da estudante Thamiris Pacheco dos Santos. No IFSP-Caraguatatuba, Thamiris é estudante do curso de Licenciatura em Matemática. Esta webconferência foi realizada no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que conta com Thamiris como bolsista extensionista. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 2 horas e 38 minutos, pode ser assistida no link. Essa foi uma ação promovida com o apoio do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba. 

 

Imagem 1 – Ricardo, Thamiris, Gabriela, Renata e DivinaImagem 1 – Ricardo, Thamiris, Gabriela, Renata e Divina

 

Gabriela Garcia Plaza Teixeira é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016-2020). Atua como psicoterapeuta em clínica particular (presencial e online) com crianças, adultos e adolescentes. Tem experiência como psicóloga em Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto e em Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, como redutora de danos em CAPS Álcool e Drogas e como estagiária da Prefeitura de São Paulo em CAPS Infantojuvenil. É pós-graduanda em "Psicanálise nas situações sociais críticas" pela PUC-SP (Educação Continuada) e pós-graduada em "Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente" pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Realizou o curso “Sujeitos da Psicanálise: Freud, Ferenczi, Klein, Lacan, Winnicott e Bion – Diálogos Teóricos e Clínicos”. É autora do livro de poesia “Meus mais de mil corações”.

 

Imagem 2 – Gabriela Garcia Plaza TeixeiraImagem 2 – Gabriela Garcia Plaza Teixeira

Divina de Fátima dos Santos é doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP (2015), mestra em Gerontologia Social pela PUC-SP (2010), graduada em Pedagogia na Habilitação Administração Escolar pela PUC-SP (2007), graduada em Pedagogia na Habilitação Orientação Educacional pela Universidade Paulista (1992) e graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (1996). Possui Especialização em Psicodrama pela PUC-SP (2002) e Especialização em Psicopedagogia pela PUC-SP (2005). É professora da Graduação do Centro Universitário Módulo em Caraguatatuba (SP), onde também coordena o curso de Psicologia, o Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico aos alunos e a Universidade Aberta da Terceira Idade. É autora do livro “Intergeracionalidade: Cartas na mesa”. Desenvolve pesquisas envolvendo encontros intergeracionais, a coeducação entre gerações e a escrita terapêutica.

 

Imagem 3 – Divina de Fátima dos SantosImagem 3 – Divina de Fátima dos Santos

Renata Plaza Teixeira é doutora e mestra em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), com graduação em Psicologia, Letras e Direito também pela USP. Realizou parte do doutorado na City University of New York (CUNY), nos EUA, e na Università degli Studi di Roma La Sapienza, na Itália. Fez Formação em Psicanálise no Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), no Instituto Sedes Sapientiae e em grupo de estudos sob orientação da psicanalista Marlene Guirado. Tem títulos de Especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia Jurídica reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), tendo realizado curso de Especialização em Psicologia Jurídica no Instituto Sedes Sapientiae. Atualmente é docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus de Jacareí, no qual leciona nos cursos superiores de Licenciatura em Pedagogia e de Bacharelado em Administração.

 

Imagem 4 – Renata Plaza TeixeiraImagem 4 – Renata Plaza Teixeira

A equipe que organizou esta atividade agradece muito às psicólogas Gabriela, Divina e Renata por terem aceitado realizar essa webconferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com os interessados que participaram da ação e assistiram à apresentação.

 

Imagem 5 – Thamiris Pacheco dos SantosImagem 5 – Thamiris Pacheco dos Santos

Inicialmente o professor Ricardo explicou o modo como a atividade iria transcorrer. Na sequência, ele apresentou a estudante universitária Thamiris: essa foi a primeira webconferência organizada com o apoio dela como bolsista de extensão do projeto que promoveu este evento. Finalmente foram apresentadas as conferencistas Gabriela, Divina e Renata que, nessa ordem, fizeram as suas reflexões acerca do tema central deste evento, as Psicologias.

A psicóloga Gabriela fez a primeira apresentação que denominou “Ideias de uma jovem psicóloga para adiar o fim do mundo”: ela explicou que essa era uma referência ao livro de Ailton Krenak intitulado “Ideias para adiar o fim do mundo”. Ela lembrou que é importante ler autores brasileiros contemporâneos que foram apagados ou invisibilizados e destacou a importância de nos voltarmos para as artes contemporâneas, como a literatura, a música e o cinema. Gabriela salientou também o valor que há em realizar um movimento de antropofagia com os autores canônicos da psicologia (em áreas como a psicanálise e a fenomenologia), digerindo-os, mas também enriquecendo-os com outros saberes e com a nossa própria realidade. Gabriela destacou que no mundo apocalíptico em que vivemos não dá para nós nos blindarmos ou nos escondermos e que a tarefa de profissionais da psicologia é não se resignar e exercer um papel que é eminentemente transformador, não no sentido messiânico ou salvador, mas sim no sentido de estar com o outro nos mais diversos contextos. O Instagram da psicóloga Gabriela é @gabrielaplaza.psico.

Imagem 6 – Livro escrito por GabrielaImagem 6 – Livro escrito por Gabriela

A segunda apresentação coube à professora Divina que iniciou lembrando que a psicologia é uma profissão de extrema importância e que frequentemente é desvalorizada. Ela destacou também alguns autores e pesquisadores que foram importantes referências teóricas para a sua formação, como Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Pablo Neruda, Jacob Levy Moreno, Ivani Fazenda, Rosa Cukier e Ana Bock. Divina enfatizou que a psicologia não ocorre unicamente no consultório particular, pois ela pode ser feita em outros ambientes, como em comunidades indígenas, entre os quilombolas e com mulheres vítimas de violência, para citar três exemplos. Adicionalmente, a psicóloga Divina lembrou que só conseguimos viver plenamente se tivermos esperança e que só é possível ter esperança se de fato acreditarmos que se pode viver em um mundo melhor. Divina é a responsável por um canal no YouTube intitulado “Psicologia e Pedagogia em Ação” que pode ser acessado no link.

Imagem 7 – Livro escrito por DivinaImagem 7 – Livro escrito por Divina

A terceira apresentação coube à psicóloga Renata que destacou que a lei que regulamentou a profissão de psicólogo no Brasil é de 27 de agosto de 1962 e, portanto, está fazendo 60 anos neste ano de 2022: é por este motivo que em 27 de agosto é comemorado o dia do psicólogo. O título que a professora Renata deu para a sua apresentação foi “Psicologias como forma de resistência”. Ela enfatizou a importância do Instituto Federal de São Paulo na vida de muitos jovens que conseguem o acesso a uma formação acadêmica de excelente qualidade nesta instituição de ensino pública que está espalhada pelo estado de São Paulo em dezenas de campus. A psicóloga Renata também lembrou a relevância da disciplina “Psicologia da Educação” nos cursos de licenciatura de formação de professores para a educação básica, bem como ressaltou que os psicólogos precisam ajudar a garantir os Direitos Humanos para todos e combater qualquer forma de preconceito. O canal do YouTube da professora Renata Plaza Teixeira pode ser acessado pelo link.

Imagem 8 –Tese de Doutorado da psicóloga RenataImagem 8 –Tese de Doutorado da psicóloga Renata

           

Após as três apresentações, Ricardo e Thamiris, fizeram algumas reflexões sobre elas. Além disso, diversos comentários que foram feitos pelos participantes dessa atividade, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube, foram trazidos para a discussão.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página