FÍSICA

Webconferência abordou o tema dos Buracos Negros na Cultura Popular

Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2023, 15h55 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 15h55

Em 05 de outubro de 2023, quinta-feira, a partir das 15h, ocorreu a webconferência “Buracos Negros na Cultura Popular”, que foi ministrada, de modo remoto, pela Profa. Dra. Carla Rodrigues Almeida, docente da Universidade Federal do ABC (UFABC). Este evento foi organizado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e aconteceu no âmbito das atividades do projeto de extensão “Atividades de Divulgação Científica e Cultural”, cujo bolsista vinculado é o estudante Murilo Francisco Matos (do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba), e do projeto de extensão “Atividades com Vídeos sobre Ciência, História e Cultura”, cujo bolsista vinculado é o estudante Gabriel Santos Silva (do curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba). Além de Murilo e Gabriel, este evento contou também com a participação de Jonathan Campos Souza que é bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa “Cosmologia, Cosmogonias e Educação Científica” (com bolsa PIBITI fomentada pelo CNPq). Os três estudantes são orientados pelo professor Ricardo Plaza. Esta webconferência foi transmitida de modo simultâneo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e o seu vídeo (com duração de 2 horas e 4 minutos) ficou gravado e pode ser assistido por qualquer interessado pelo link <https://www.youtube.com/live/rWQ-C1_G8fM?si=YGKlA9SAgQ17Acs2>.

Imagem 1 – Professora Carla Rodrigues AlmeidaImagem 1 – Professora Carla Rodrigues Almeida

A professora Carla Rodrigues Almeida é graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e tem Mestrado em Matemática na área de Geometria e Topologia pela UFES e Doutorado em Física na área Cosmologia Quântica também pela UFES. Ela foi bolsista CNPq de pós-doutorado júnior no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF (2018) e ocupou os cargos de pesquisadora pós-doutoranda visitante no Departamento I do Instituto Max Planck para História da Ciência (MPIWG), de pesquisadora assistente no Grupo de Pesquisa “Historical Epistemology of The Final Theory Program” vinculado ao MPIWG e ao Instituto Albert Einstein, de pesquisadora Internacional no “Kulturwissenschaftiliches Institut” (KWI) em Essen, na Alemanha, e de pesquisadora pós-doutoranda no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Atualmente ela é professora visitante na Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro do Grupo de Teoria e História do Conhecimento (TeHCo). Suas áreas de atuação são cosmologia quântica, estudos sobre buracos negros, história da física do século XX e comunicação científica.

Imagem 2 – Ricardo, Carla, Murilo, Jonathan e GabrielImagem 2 – Ricardo, Carla, Murilo, Jonathan e Gabriel

Os organizadores deste evento agradecem muito à professora Carla Almeida por ter aceitado o convite para realizar esta conferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 – Slide apresentado inicialmente pela professora CarlaImagem 3 – Slide apresentado inicialmente pela professora Carla

A apresentação da professora Carla iniciou mostrando a primeira foto de um buraco negro que foi tornada pública em 2019. A conferencista discutiu sobre a noção contemporânea de buraco negro, bem como sobre conceitos físicos associados como o de horizonte de eventos e o de singularidade, com uma ênfase especial sobre a questão envolvendo infinitos que surgem no estudo de buracos negros. Foram abordados também alguns dos cientistas importantes que realizaram pesquisas sobre buracos negros, como Roger Penrose, John Archibald Wheeler e Jean-Pierre Luminet. A professora procurou destacar o modo como os buracos negros foram tratados pela mídia, seja em séries como “Star Trek” (“Jornada nas Estrelas”), seja em filmes como “Interestelar” (de 2014), no qual é apresentado um buraco negro supermassivo fictício nomeado de “Gargantua”. A professora Carla sugeriu para os interessados pelo tema que escutem o podcast CienciON#80 intitulado “Oppenheimer e os Buracos Negros” de 46 minutos que pode ser acessado pelo link <https://ciencion.pesquisa.ufabc.edu.br/2023/08/18/ciencion80-oppenheimer-e-os-buracos-negros/>.

Imagem 4 – Slide apresentado sobre Star TrekImagem 4 – Slide apresentado sobre Star Trek

Perguntas, reflexões e comentários foram feitos pelos participantes dessa ação pelo chat da transmissão simultânea feita pelo YouTube. A professora Carla respondeu aos questionamentos e comentários feitos de modo a deixar mais claros os conceitos e temas tratados.

Imagem 5 – Slide sobre GargantuaImagem 5 – Slide sobre Gargantua

A equipe que organizou esta webconferência agradece muito o Portal Pion da Sociedade Brasileira de Física (SBF) que a divulgou previamente em sua página na internet no link <https://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/489-buracos-negros-na-cultura-popular>.

Imagem 6 – Divulgação feita pelo Portal Pion sobre esta webconferênciaImagem 6 – Divulgação feita pelo Portal Pion sobre esta webconferência

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa são realizadas regularmente com transmissão pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, com link <https://www.youtube.com/@debateconsciencia8921>. Este canal foi criado em 2020, no início da pandemia de COVID-19, pela equipe de orientados do professor Ricardo Plaza com o objetivo de fortalecer a divulgação científica, democratizar o acesso ao conhecimento e colaborar com a formação dos cidadãos. Os interessados podem procurar o professor Ricardo Plaza, docente do IFSP-Caraguatatuba, por e-mail ou presencialmente, para obterem mais informações.