Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Webconferência abordou o tema da origem da vida em vídeos do YouTube
Início do conteúdo da página
Física

Webconferência abordou o tema da origem da vida em vídeos do YouTube

Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2022, 11h49 | Última atualização em Terça, 16 de Agosto de 2022, 08h30

Em 11 de agosto de 2022, quinta-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão e de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “A natureza da ciência na temática origem da vida em vídeos do YouTube”, que teve como conferencistas a Profa. Dra. Patrícia Montanari Giraldi e a Profa. Dra. Marinilde Tadeu Karat. Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo estudante Luis Guilherme Fernandes Pereira, contando também com o apoio dos alunos José Euripedes Bezerra Brito e Marlon Fontes do Rosario. No IFSP-Caraguatatuba, Luis é estudante do curso de Licenciatura em Matemática, José é estudante do curso de Licenciatura em Física e Marlon é estudante do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. Esta webconferência foi organizada no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que conta com José e Marlon como bolsistas extensionistas. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 52 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/MqSRojnhJ08>. Essa foi uma ação promovida com o apoio do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professoras Patrícia e MarinildeImagem 1 – Professoras Patrícia e Marinilde

A professora Patrícia Montanari Giraldi é Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), mestre e doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa. Atua na área de pesquisa em Educação em Ciências, com foco nos seguintes temas: linguagem do/no ensino de Ciências, literatura e educação em ciências, autoria e educação em ciências. É professora Associada na Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), atuando no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Por sua vez, a professora Marinilde Tadeu Karat é Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Educação Científica e Tecnológica - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutora em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC).

Imagem 2 – Ricardo, Luis, Marlon, Marinilde, Patrícia e JoséImagem 2 – Ricardo, Luis, Marlon, Marinilde, Patrícia e José

Luis Guilherme Fernandes Pereira é orientado pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica “Recursos tecnológicos para divulgação científica sobre o debate acerca da emergência da vida e da consciência”, com bolsa PIBITI fomentada pelo CNPq.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora PatríciaImagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora Patrícia

A equipe que organizou esta atividade agradece muito às professoras Patrícia e Marinilde pelo aceite ao convite enviado às duas pesquisadoras pelo licenciando Luis para que realizassem essa webconferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com os interessados que participaram da ação e assistiram à apresentação.

Imagem 4 – Slide apresentado pela professora PatriciaImagem 4 – Slide apresentado pela professora Patricia

Inicialmente, o professor Ricardo e os estudantes Luis, Marlon e José se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer. Em seguida, Luis apresentou as conferencistas e passou a palavra para a professora Patrícia para que iniciasse a conferência.

Imagem 5 – Slide sobre a plataforma YouTube EducaçãoImagem 5 – Slide sobre a plataforma YouTube Educação

A professora Patrícia iniciou a webconferência ressaltando que o objetivo da pesquisa examinada neste evento foi o de analisar quais eram as visões sobre a natureza da ciência e sobre a construção do conhecimento científico presentes em um vídeo educativo sobre a origem da vida, em um canal da plataforma YouTube Edu.

Imagem 6 – Slide sobre Thomas Kuhn apresentado pela professora MarinildeImagem 6 – Slide sobre Thomas Kuhn apresentado pela professora Marinilde

Após a apresentação feita pela professora Patrícia, a professora Marinilde deu sequência à webconferência analisando as características da plataforma YouTube Educação, bem como a sua História. Ela também abordou a Epistemologia de Thomas Kuhn e tratou dos conceitos de ciência normal, períodos pré-paradigmáticos e revolução científica. Em suas considerações finais, a professora Marinilde ressaltou que ao utilizar recursos audiovisuais nas suas aulas, os professores podem atuar como mediadores, levantando outras questões que não foram abordadas nos vídeos.

Imagem 7 – Slide com algumas das considerações finais da professora MarinildeImagem 7 – Slide com algumas das considerações finais da professora Marinilde

Diversas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa atividade, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página