Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Webconferência abordou o papel da indagação no ensino das ciências naturais

Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2024, 19h36 | Última atualização em Quarta, 18 de Dezembro de 2024, 19h36

Em 17 de dezembro de 2024, terça-feira, a partir das 16h, ocorreu a webconferência “A indagação no ensino de ciências naturais: o que há de novo?”, que foi ministrada, de modo remoto, pelo Prof. Dr. Agustín Adúriz-Bravo, docente da Universidade de Buenos Aires. Este evento foi organizado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, com o apoio de Bruno Henrique Torres que é aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Galileu Galilei, Giordano Bruno, Ensino de Física e História da Ciência” (com bolsa fomentada pela FAPESP), sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Esta webconferência foi transmitida de modo simultâneo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e o seu vídeo (com duração de 1 hora e 59 minutos) ficou gravado e pode ser assistido por qualquer interessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=OGTxhcbB97c

Imagem 1 – Professor Agustín Adúriz-BravoImagem 1 – Professor Agustín Adúriz-Bravo

Agustín Adúriz-Bravo é professor da Universidade de Buenos Aires, possui doutorado em Didáctica de las Ciencias Experimentales pela Universitat Autònoma de Barcelona – UAB (2001) e tem uma grande experiência na área da Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Imagem 2 – Ricardo, Agustín e BrunoImagem 2 – Ricardo, Agustín e Bruno

Os organizadores deste evento agradeceram muito ao professor Agustín Adúriz-Bravo por ter aceitado, com generosidade, o convite para realizar esta webconferência com o propósito de compartilhar os seus conhecimentos com os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 – Slide inicial apresentado pelo professor AgustínImagem 3 – Slide inicial apresentado pelo professor Agustín

Esta webconferência contou com a participação ativa, pelo chat, durante a transmissão, de muitos alunos do IFSP-Caraguatatuba, em especial do curso de Licenciatura em Física.

Imagem 4 – Slide apresentado pelo professor AgustínImagem 4 – Slide apresentado pelo professor Agustín

O professor Agustín iniciou a sua webconferência tratando da fundamentação epistemológica do ensino das ciências naturais, abordando assuntos como o lugar para as boas perguntas, a natureza da explicação científica escolar, o pensamento narrativo e os modelos científicos como insumos, que são temas investigados em seu grupo de pesquisa GEHyD (Grupo de Epistemologia, História e Didática das Ciências Naturais).

Imagem 5 – Slide sobre o programa de investigação do grupo GEHyDImagem 5 – Slide sobre o programa de investigação do grupo GEHyD

Durante a sua apresentação o professor Agustín exemplificou citando a obra “Enseñando ciencia con ciência” que tem o objetivo de levar os resultados das pesquisas interdisciplinares relacionadas à educação científica aos professores. O arquivo pdf com este livro (em espanhol) pode ser baixado e obtido gratuitamente no link https://www.fecyt.es/es/publicacion/ensenando-ciencia-con-ciencia

Imagem 6 – Slide sobre obra tratada na webconferênciaImagem 6 – Slide sobre obra tratada na webconferência

Após o término da apresentação feita pelo professor Agustín, algumas perguntas feitas pelos participantes da atividade (por meio do chat da transmissão feita pelo YouTube) foram dirigidas a ele, que respondeu procurando esclarecer as dúvidas dos participantes.

Imagem 7 – Slide com exemplo de perguntas que convidam à açãoImagem 7 – Slide com exemplo de perguntas que convidam à ação

O licenciando em física Bruno Torres, que enviou, por e-mail, o convite inicial para o professor Agustín realizar esta webconferência, verbalizou, ao final da webconferência, que ficou feliz e realizado com o fato de a atividade ter ocorrido com pleno sucesso.

Imagem 8 – Slide sobre o lugar para as boas perguntasImagem 8 – Slide sobre o lugar para as boas perguntas

O Portal Píon da Sociedade Brasileira de Física (SBF), a quem agradecemos, divulgou previamente esta webconferência pelo link https://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/509-webconferencia-tratara-do-papel-da-indagacao-no-ensino-de-ciencias-naturais

Imagem 9 – Divulgação da webconferência pelo Portal PíonImagem 9 – Divulgação da webconferência pelo Portal Píon

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa são realizadas regularmente com transmissão pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, com link https://www.youtube.com/@debateconsciencia8921. Este canal foi criado em 2020, no início da pandemia de COVID-19, pela equipe de orientados do professor Ricardo Plaza com o objetivo de fortalecer a divulgação científica, democratizar o acesso ao conhecimento e colaborar com a formação dos cidadãos. Os interessados podem procurar o professor Ricardo Plaza, docente do IFSP-Caraguatatuba, por e-mail ou presencialmente, para obterem mais informações.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página