Webconferência abordou o experimento da pipa por Benjamin Franklin
Em 21 de novembro de 2024, quinta-feira, a partir das 16h, ocorreu a webconferência “Ilustrando o experimento da pipa por Benjamin Franklin: erros e contradições”, que foi ministrada, de modo remoto, pelo Prof. Dr. Breno Arsioli Moura, docente da Universidade Federal do ABC (UFABC). Este evento foi organizado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, com o apoio de Bruno Henrique Torres, que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Galileu Galilei, Giordano Bruno, Ensino de Física e História da Ciência”, com bolsa fomentada pela FAPESP, sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Esta webconferência foi transmitida de modo simultâneo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e o seu vídeo (com duração de 1 hora e 46 minutos) ficou gravado e pode ser assistido por qualquer interessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=2xawAE13k6o
Imagem 1 – Professor Breno Arsioli Moura
Breno Arsioli Moura é Licenciado em Física (2005) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP). Suas áreas de pesquisa envolvem principalmente os seguintes temas: História da Ciência, Interface História da Ciência e Ensino, Formação de Professores de Física e de Ciências.
Imagem 2 – Ricardo Plaza, Breno Moura e Bruno Torres
Os organizadores deste evento agradeceram intensamente ao professor Breno Moura por ter aceitado, com generosidade, o convite para realizar esta conferência de modo voluntário com o propósito de compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.
Imagem 3 – Slide inicial da apresentação do professor Breno Moura
O professor Breno Moura começou a webconferência informando que iria discutir as ilustrações construídas ao longo da história da ciência para retratar o experimento da pipa por Benjamin Franklin e os erros que elas trazem. Ele explicou também o significado da expressão “iconografia de um cientista” que se refere aos registros visuais sobre o cientista em foco (por exemplo: retratos, estátuas, moedas cunhadas e gravuras). Ao longo da sua apresentação, foi destacada a importância na pesquisa em História da Ciência de trabalhar com fontes primárias, sempre que for possível.
Imagem 4 – Slide apresentado pelo professor Breno
Mais informações sobre as pesquisas acadêmicas do professor Breno Arsioli Moura sobre esse tema podem ser encontradas no seu livro “A Filosofia Natural de Benjamin Franklin: traduções de cartas e ensaios sobre a eletricidade e a luz”, publicado em 2019 pela Editora da UFABC e disponível em versão pdf para ser baixado e lido gratuitamente no link https://books.scielo.org/id/6qjv9/pdf/moura-9786589992288.pdf.
Imagem 5 – Capa do livro escrito pelo professor Breno Moura
Após o término da apresentação inicial feita pelo professor Breno Moura, algumas perguntas feitas pelos participantes da atividade (por meio do chat da transmissão feita pelo YouTube) foram dirigidas a ele, que respondeu procurando esclarecer as dúvidas dos participantes.
Imagem 6 – Slide sobre o experimento da guarita
O licenciando em física Bruno Henrique Torres que enviou por e-mail, o convite inicial para o professor Breno Moura realizar esta webconferência, verbalizou, ao final do evento, a sua satisfação pelo fato de ele ter ocorrido com sucesso.
O Portal Pion da Sociedade Brasileira de Física (SBF), a quem agradecemos, divulgou previamente esta webconferência pelo link https://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/501-webconferencia-do-ifsp-caraguatatuba-tratara-do-experimento-da-pipa-feito-por-benjamin-franklin
Imagem 7 – Portal Pion da SBF com divulgação deste evento
Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa são realizadas regularmente com transmissão pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, com link https://www.youtube.com/@debateconsciencia8921 Este canal foi criado em 2020, no início da pandemia de COVID-19, pela equipe de orientados do professor Ricardo Plaza com o objetivo de fortalecer a divulgação científica, democratizar o acesso ao conhecimento e colaborar com a formação dos cidadãos. Os interessados podem procurar o professor Ricardo Plaza, docente do IFSP-Caraguatatuba, por e-mail ou presencialmente, para obterem mais informações.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais