FÍSICA

Webconferência abordou o ensino vivencial de astronomia

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2024, 10h16 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2024, 10h16

Em 03 de outubro de 2024, quinta-feira, a partir das 16h, ocorreu a webconferência “Ensino vivencial de Astronomia: explorando os objetos celestes e seu significado cultural”, que foi ministrada, de modo remoto, pela Profa. Dra. Geraldine Chadwick, docente da Universidade de Buenos Aires (UBA). Este evento foi organizado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba. Ajudaram a organizar e a executar esta webconferência as estudantes universitárias Yasmin Prado Maciel (que atualmente é bolsista do projeto de extensão “Atividades com Vídeos sobre Ciência, História e Cultura”) e Livia Jeniffer Faria da Silva (que em 2024, até o mês de agosto, foi bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Cosmologia, Cosmogonias e Educação Científica”, com bolsa PIBITI do CNPq). Yasmin e Livia são estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e orientadas pelo professor Ricardo Plaza em trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. O evento contou também com a participação do Prof. Dr. Wagner Belo, representando a ARINTER - Assessoria de Relações Internacionais (vinculada à Reitoria do IFSP). Esta webconferência foi transmitida de modo simultâneo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e o seu vídeo (com duração de 1 horas e 35 minutos) ficou gravado e pode ser assistido por qualquer interessado pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=vb5eNm5jS48>.

Imagem 1 – Professora Geraldine ChadwickImagem 1 – Professora Geraldine Chadwick

Geraldine Chadwick é doutora em ciências da educação pela Universidade de Buenos Aires (UBA), professora de física e investigadora especializada em Didática das Ciências Naturais (em especial nas áreas de Física e Astronomia) em contextos de diversidade cultural, tendo como temas de pesquisa: ensino e aprendizagem, imagem da ciência e do cientista, interação entre pares, construção do conhecimento, educação científica intercultural. Tem experiência como pesquisadora no Instituto de Pesquisas em Ciências da Educação da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (UBA)/CONICET (“Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas”, na Argentina) e também no Instituto CEFIEC (“Instituto de Investigaciones en Didáctica de las Ciencias Naturales y la Matemática”) da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da mesma Universidade. É membro da Rede Latino-Americana de Didática das Ciências Experimentais (REDLAD) e da Associação de Professores de Física da Argentina (APFA). Especializou-se em estudos de educação intercultural relacionados com a etnia Qom do Gran Chaco, publicou numerosos artigos e realizou diversas apresentações sobre seus trabalhos acadêmicos na Argentina e no exterior.

Imagem 2 – Ricardo, Livia, Yasmin, Wagner e GeraldineImagem 2 – Ricardo, Livia, Yasmin, Wagner e Geraldine

Os organizadores deste evento agradecem muito à professora Geraldine Chadwick por ter aceitado o convite para realizar esta conferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora GeraldineImagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora Geraldine

A professora Geraldine durante a sua apresentação destacou que a astronomia vivencial, a partir de uma visão didática comprometida com o social e cultural, estabelece uma ligação profunda entre a observação astronómica e os contextos culturais, enriquecendo a educação científica intercultural. A professora Geraldine também fez referência ao livro “Propuestas didácticas para la formación docente multicultural” (“Propostas didáticas para a formação docente multicultural”) cujo arquivo pdf está disponibilizado (em espanhol) para qualquer interessado que queira se aprofundar no tema no link <https://www.researchgate.net/publication/342396988_Propuestas_didacticas_para_la_formacion_docente_multicultural>.

Imagem 4 – Capa do livro citado pela professora GeraldineImagem 4 – Capa do livro citado pela professora Geraldine

Após o término da apresentação inicial feita pela professora Geraldine, algumas perguntas feitas pelos participantes da atividade (por meio do chat da transmissão feita pelo YouTube) foram dirigidas a ela, que as respondeu de modo a procurar esclarecer os diversos aspectos envolvidos na discussão.

Imagem 5 – Slide apresentado pela professora GeraldineImagem 5 – Slide apresentado pela professora Geraldine

A licencianda em física Yasmin Prado Maciel que enviou o convite inicial por e-mail para a professora Geraldine realizar esta webonferência, manifestou o seu contentamento com o fato de a sua implementação ter ocorrido com sucesso integral.

Imagem 6 – Cartaz usado para a divulgação dessa webconferênciaImagem 6 – Cartaz usado para a divulgação dessa webconferência

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa são realizadas regularmente com transmissão pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, com link <//www.youtube.com/@debateconsciencia8921">;https://www.youtube.com/@debateconsciencia8921>>. Este canal foi criado em 2020, no início da pandemia de COVID-19, pela equipe de orientados do professor Ricardo Plaza com o objetivo de fortalecer a divulgação científica, democratizar o acesso ao conhecimento e colaborar com a formação dos cidadãos. Os interessados podem procurar o professor Ricardo Plaza, docente do IFSP-Caraguatatuba, por e-mail ou presencialmente, para obterem mais informações.