Webconferência abordou o ensino de nanociência na educação básica
Em 29 de novembro de 2024, sexta-feira, a partir das 16h, ocorreu a webconferência “O ensino da nanociência na educação básica e possíveis implicações sociais”, que foi ministrada, de modo remoto, pela Profa. Dra. Maria Consuelo Alves Lima, docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Este evento foi organizado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, com o apoio de Maria Klara Pereira Fagundes, que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, e de Alícia de Andrade Freire, que é estudante do curso de bacharelado em engenharia civil do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “O estudo das propriedades físicas de Marte em atividades de ensino e de divulgação científica”, com bolsa PIBITI do CNPq; ambas as alunas vem realizando trabalhos de pesquisa sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Esta webconferência foi transmitida de modo simultâneo pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e o seu vídeo (com duração de 1 hora e 43 minutos) ficou gravado e pode ser assistido por qualquer interessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=rQ4pBSXKs-E
Imagem 1 – Professora Maria Consuelo Alves Lima
Maria Consuelo Alves Lima é Doutora em Física (1996), Mestra em Física (1988) e Graduada em física (Bacharelado-1982, Licenciatura-1983) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela desenvolveu projeto de pós-doutorado voltado para o ensino de Física junto ao grupo Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino - gepCE (2009-2010) na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e é professora titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência em ensino de Física no nível superior e no nível médio e atua principalmente em pesquisas no ensino de ciências com ênfase no ensino de Física.
Imagem 2 – Ricardo, Alícia, Maria Consuelo e Maria Klara
Os organizadores deste evento agradeceram intensamente à professora Maria Consuelo por ter aceitado, com generosidade, o convite para realizar esta conferência de modo voluntário com o intuito de compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.
Imagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora Maria Consuelo
A professora Maria Consuelo iniciou a sua webconferência refletindo sobre as razões para ensinar acerca da nanociência na educação básica. Na sequência ela tratou da escala métrica e, por comparação, da escala nanométrica, associada ao nanômetro que é igual a um bilionésimo de um metro.
Imagem 4 – Slide apresentado sobre a escalas métrica e a escala nanométrica
Após o término da apresentação inicial feita pela professora Maria Consuelo, algumas perguntas feitas pelos participantes da atividade (por meio do chat da transmissão feita pelo YouTube) foram dirigidas a ela, que respondeu procurando esclarecer as dúvidas dos participantes.
A estudante universitária Maria Klara que que fez o convite inicial para a professora Maria Consuelo realizar esta webconferência ficou muito satisfeita pelo fato de o evento ter ocorrido com sucesso.
O Portal Pion da Sociedade Brasileira de Física (SBF), a quem agradecemos intensamente, divulgou previamente esta webconferência pelo link https://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/503-webconferencia-tratara-do-ensino-de-nanociencia-na-educacao-basica
Imagem 5 – Portal Pion da SBF com divulgação dessa webconferência
Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa são realizadas regularmente com transmissão pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, com link https://www.youtube.com/@debateconsciencia8921 Este canal foi criado em 2020, no início da pandemia de COVID-19, pela equipe de orientados do professor Ricardo Plaza com o objetivo de fortalecer a divulgação científica, democratizar o acesso ao conhecimento e colaborar com a formação dos cidadãos. Os interessados podem procurar o professor Ricardo Plaza, docente do IFSP-Caraguatatuba, por e-mail ou presencialmente, para obterem mais informações.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais