Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
MATEMÁTICA

Webconferência abordou as relações entre matemática, neurociência e cognição

Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 17h16 | Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2022, 17h25

Em 10 de novembro de 2022, quinta-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “Matemática e Neurociência: o estudo da cognição e a aprendizagem em Matemática”, que teve como conferencista o Prof. Me. Fernando Moreira Barnabé. Esse evento foi organizado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pela estudante Thamiris Pacheco dos Santos do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 2 hora e 3 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/ztCowhIKYhg>. Essa webconferência foi promovida com apoio do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professor Fernando BarnabéImagem 1 – Professor Fernando Barnabé

O professor Fernando Moreira Barnabé é Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). É autor e editor de vários livros didáticos, atuando no campo da Educação Matemática em diferentes níveis de ensino. Com experiência no trabalho com Formação de Professores, foi um dos especialistas de Matemática que trabalhou na produção de planos de aula da Associação Nova Escola. Foi integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática em Salvador (BA). O professor Fernando atua principalmente nas seguintes áreas temáticas: matemática, educação, educação matemática, formação de professores, pedagogia, jogos no ensino da matemática, relações entre música e matemática, história da matemática, resolução de problemas, história da educação matemática, e neurociência e matemática.

Imagem 2 - Ricardo, Fernando e ThamirisImagem 2 - Ricardo, Fernando e Thamiris

Até outubro de 2022, Thamiris foi bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” sob a orientação do professor Ricardo Plaza; este projeto é fomentado com recursos da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP.

Imagem 3 – Slide inicial apresentado pelo professor Fernando BarnabéImagem 3 – Slide inicial apresentado pelo professor Fernando Barnabé

A equipe que organizou o evento agradece muito ao professor Fernando por ter aceitado o convite feito por Thamiris para realizar essa webconferência e por compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação. No início da webconferência, o professor Ricardo e a estudante Thamiris se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer. Na sequência Thamiris apresentou o professor Fernando.

Imagem 4 – Slide sobre o livro Mentalidades Matemáticas de Jo BoalerImagem 4 – Slide sobre o livro Mentalidades Matemáticas de Jo Boaler

 A apresentação do professor Fernando tratou de diversos temas: a questão da matofobia – o medo da matemática – que se dá de acordo com o processo de ensino e aprendizagem da matemática; o modo como o erro pode ser uma das melhores ferramentas de aprendizagem pelo fato de permitir criar conexões; a importância das emoções no processo de aprendizagem; a neuroplasticidade do sistema nervoso; a importância de os cidadãos se sentirem desafiados para se tornarem ativos no próprio processo de aprendizagem. Foi abordado também o conceito de “Painel de Soluções”, um recurso para proporcionar momentos para o aluno expor seu raciocínio, bem como para reconhecer e analisar outras formas de pensar um problema ou de registrar uma solução. O professor Fernando em sua fala destacou o livro “Mentalidades Matemáticas” de Jo Boaler, bem como o site “Mentalidades Matemáticas” que pode ser acessado pelo link <https://mentalidadesmatematicas.org.br/>.

Imagem 5 – Slide com problema proposto pelo professor FernandoImagem 5 – Slide com problema proposto pelo professor Fernando

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página