Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
EVOLUÇÃO

Webconferência abordou as extinções em massa e o tema dos impactos ambientais

Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 19h44 | Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2022, 20h26

Em 04 de novembro de 2022, sexta-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “O que extinções em massa podem nos ensinar sobre impactos ambientais?”, que teve como conferencista o Prof. Dr. Bruno Gonçalves Augusta. Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pelo estudante Marcos Vinícius de Andrade Rodrigues Pimentel, contando também com o apoio dos estudantes Thamiris Pacheco dos Santos, Liane Laura Peixoto Guimarães e Lucas Vassão de Andrade Silva. Marcos e Thamiris são alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, enquanto Liane e Lucas são alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do IFSP-Caraguatatuba. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 59 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/BDVFJXR1Y8Q>. Essa webconferência foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

 Imagem 1 Professor Bruno Gonçalves AugustaImagem 1 Professor Bruno Gonçalves Augusta

O professor Bruno Gonçalves Augusta é graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2007), possuindo Mestrado em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade pelo Museu de Zoologia da USP (2013) e Doutorado em Zoologia pelo Instituto de Biociências da USP (2019). Ele desenvolveu parte do Doutorado pela Southern Methodist University, em Dallas (EUA), onde atualmente é pesquisador associado. Sua pesquisa está concentrada em ontogenia, morfometria e filogenia de répteis fósseis, especialmente lagartos marinhos. O professor Bruno é também educador e divulgador científico, coordenando o canal "Zoomundo" no Youtube, disponível no link <https://www.youtube.com/c/Zoomundo>.

Imagem 2 - Ricardo, Marcos, Lucas, Thamiris, Liane e BrunoImagem 2 - Ricardo, Marcos, Lucas, Thamiris, Liane e Bruno

            Thamiris até outubro de 2022 foi orientada do professor Ricardo Plaza como bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” que é fomentado com recursos da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP; ela continua atuando como voluntária neste projeto, fornecendo apoio às suas ações. Por sua vez, Liane e Lucas são os atuais bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, orientados pelo professor Ricardo Plaza. Finalmente, Marcos é orientado voluntário do professor Ricardo Plaza em atividades acadêmicas como esta.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação do professor BrunoImagem 3 – Slide inicial da apresentação do professor Bruno

A equipe que organizou o evento agradece muito o professor Bruno por ter aceitado realizar voluntariamente essa webconferência e por compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação. No início da webconferência, o professor Ricardo e os estudantes participantes se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer. Na sequência, o professor Bruno foi apresentado e ele iniciou a sua apresentação.

Imagem 4 – Slide sobre a extinção dos dinossaurosImagem 4 – Slide sobre a extinção dos dinossauros

            A apresentação do professor Bruno tratou dos 5 principais eventos de extinção em massa que ocorreram no passado do planeta Terra (nos últimos 500 milhões de anos): a extinção dos dinossauros ou evento Cretáceo / Terciário (há aproximadamente 65 milhões de anos); a extinção do Ordoviano / Siluriano (há aproximadamente 445 milhões de anos); a extinção do Triássico / Jurássico (há aproximadamente 200 milhões de anos); a extinção do Permiano / Triássico (há aproximadamente 250 milhões de anos); a extinção do Devoniano (há aproximadamente 375 milhões de anos). A webconferência também destacou que atualmente estamos passando pelo sexto processo de extinção em massa, a extinção do Holoceno, que é causada pelas ações dos seres humanos.

Imagem 5 – Slide que define o que é um evento de extinção em massaImagem 5 – Slide que define o que é um evento de extinção em massa

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Imagem 6 – Slide sobre a extinção do HolocenoImagem 6 – Slide sobre a extinção do Holoceno

A equipe que organizou essa webconferência agradece muito a Profa. Dra. Marivane Turim Koschevic que é docente do IFSP-Caraguatatuba e que na tarde do dia 04/11/2022, sexta-feira, acompanhou a transmissão da webconferência ao vivo juntamente com seus alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, em uma sala de aula da instituição, aproveitando deste modo a realização dessa “live” como uma atividade educacional de cunho interdisciplinar para motivar seus estudantes a refletirem sobre os temas abordados, dentre os quais, os impactos ambientais das ações humanas.

Imagem 7 Professora Marivane Turim KoschevicImagem 7 Professora Marivane Turim Koschevic

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página