Sociologia

Webconferência abordou a violência contra a mulher e estereótipos de gênero

Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2022, 19h20 | Última atualização em Quinta, 13 de Outubro de 2022, 19h22

Em 10 de outubro de 2022, segunda-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão e de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, intitulada “A violência como narrativa: um percurso sobre a construção da identidade de gênero”, que teve como conferencista a professora Ayla Camargo. Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e contou com o apoio das estudantes Thamiris Pacheco dos Santos, Kamily da Silva Xavier, Izabella Chemello Bersani de Souza e Evelyn Pinto Benedito. No IFSP-Caraguatatuba, Thamiris e Izabella são estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, enquanto Kamily e Evelyn são estudantes do curso de Licenciatura em Física. Esta webconferência foi organizada no âmbito tanto do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, que conta com Thamiris e Kamily como bolsistas, quanto do projeto de extensão “Meninas na ciência hoje, mulheres cientistas amanhã”, que conta com Izabella e Evelyn como bolsistas; ambos os projetos são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no contexto do IFSP-Caraguatatuba. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 2 horas e 10 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/iT3X4CScqxI>. Essa foi uma ação promovida com o apoio do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professora Ayla CamargoImagem 1 – Professora Ayla Camargo

Ayla Pereira de Camargo é Socióloga, Educadora e Feminista. O seu curso de Graduação em Ciências Sociais foi realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), entre 2008 e 2011. Durante o seu curso universitário ela realizou uma pesquisa sobre as relações de gênero no livro de Introdução à Sociologia de Anthony Giddens, sob a orientação da Profa. Dra. Silvana Aparecida Mariano.

Imagem 2 – Ricardo, Kamily, Izabella, Thamiris, Evelyn e AylaImagem 2 – Ricardo, Kamily, Izabella, Thamiris, Evelyn e Ayla

A equipe que organizou esta atividade agradece muito a professora Ayla por ter aceitado o convite para que realizasse essa webconferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com os interessados que participaram da ação e assistiram à apresentação.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora AylaImagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora Ayla

No início da webconferência, o professor Ricardo e as estudantes Izabella, Thamiris, Evelyn e Kamily se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer. Em seguida, a professora Ayla foi apresentada e iniciou a conferência.

Imagem 4 – Slide sobre a violência contra meninas e mulheresImagem 4 – Slide sobre a violência contra meninas e mulheres

Durante a webconferência, a professora Ayla salientou que, no que diz respeito à violência contra a mulher, não podemos falar somente em repressão, mas também em prevenção: para isso são necessárias políticas públicas que sejam pensadas a partir dos dados das pesquisas existentes. Desta forma, é importantíssimo pesquisar a respeito. A professora Ayla destacou em sua apresentação a importância, por exemplo, das pesquisas da professora Valeska Zanello: segundo ela, em nossa sociedade, as mulheres são transformadas em produtos e colocadas em “prateleiras do amor”. Durante a sua apresentação, a professora Ayla conferiu destaque para dois vídeos de curta duração que podem ser usados para refletir acerca dos temas tratados. O primeiro vídeo de cerca de 1 minuto e intitulado “As crianças imitam os adultos” pode ser acessado no link <https://youtu.be/bMCP6RKelsw>. O segundo vídeo com cerca de 2 minutos e intitulado “Crianças de escola primária revelam a realidade dos estereótipos de gênero” pode ser acessado no link <https://youtu.be/8YH5cTJu82M>.

Imagem 5 – Slide com temas tratados nesta webconferênciaImagem 5 – Slide com temas tratados nesta webconferência

Diversas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa atividade, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube. Em particular, agradecemos à participação da professora Débora Fontes que, pelo chat do YouTube, refletiu que é importante pensar que a educação infantil tem que ser vivida em sua plenitude, com fim em si mesma.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.