Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Física

Webconferência sobre o desenvolvimento de próteses de mãos

Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2022, 19h55 | Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 20h08

Em 06 de outubro de 2022, quinta-feira, a partir das 19h, ocorreu uma atividade de extensão e de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, intitulada “Mao3D, próteses de membro superior produzidas por manufatura aditiva”, que teve como conferencista a Profa. Dra. Maria Elizete Kunkel. Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pela estudante Isis Burgomeister Pustiglione, contando também com o apoio dos estudantes Thamiris Pacheco dos Santos e Luis Guilherme Fernandes Pereira. No IFSP-Caraguatatuba, Isis, Luis e Thamiris estudam no curso de Licenciatura em Matemática. Esta webconferência foi organizada no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” (coordenado pelo professor Ricardo Plaza), que conta com Thamiris como bolsista. Isis é bolsista de extensão orientada pelo professor Ricardo Plaza no projeto “Meninas na Ciência Hoje, Mulheres Cientistas Amanhã”. Luis foi bolsista, entre setembro de 2021 e agosto de 2022, do projeto de pesquisa de iniciação científica “Recursos tecnológicos para divulgação científica sobre o debate acerca da emergência da vida e da consciência”, com bolsa PIBITI fomentada pelo CNPq, também sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Essa atividade que foi promovida com o apoio do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba, foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 45 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/ecGNPOIH-tw>.

Imagem 1 – Professora Maria Elizete KunkelImagem 1 – Professora Maria Elizete Kunkel

Maria Elizete Kunkel é graduada em Física (UFC), especialista em Jornalismo Científico (UNICAMP), mestre em Bioengenharia (USP) e PhD em Biomecânica (Universität Ulm, Alemanha). Ela é docente no curso de Engenharia Biomédica e no Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica do campus de São José dos Campos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Ela foi professora visitante no Institut für Bionik da Westfälische Hochschule na Alemanha e é presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica. Coordena o Grupo de Pesquisa Biomecânica e Tecnologia Assistiva desenvolvendo projetos com uso de manufatura aditiva e o Programa Social da Unifesp Mao3D de Protetização e Reabilitação de Amputados.

Imagem 2 – Ricardo, Isis, Luis, Maria Elizete e ThamirisImagem 2 – Ricardo, Isis, Luis, Maria Elizete e Thamiris

A equipe que organizou esta atividade agradece muito à professora Maria Elizete pelo aceite ao convite enviado a ela pela bolsista Isis para que realizasse essa webconferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com os interessados que participaram da ação e assistiram à apresentação.

Imagem 3 – Slide inicial apresentado pela professora Maria ElizeteImagem 3 – Slide inicial apresentado pela professora Maria Elizete

No início da webconferência, o professor Ricardo e os estudantes Thamiris, Luis e Isis se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer. Em seguida, Isis apresentou a professora Maria Elizete e passou a palavra a ela para que iniciasse a conferência.

Imagem 4 – Slide sobre a motivação para o trabalho de pesquisa com prótesesImagem 4 – Slide sobre a motivação para o trabalho de pesquisa com próteses

Durante a webconferência, a professora Maria Elizete iniciou discorrendo um pouco sobre a sua própria formação acadêmica, desde o seu curso de graduação em Física na Universidade Federal do Ceará até o doutorado na Alemanha. Ela também apontou que um dos fatores de motivação para este tipo de trabalho de pesquisa é o fato de que cerca de um quarto da população do Brasil tem algum tipo de deficiência. Foi enfatizada a importância do uso de impressoras 3D nesta linha de pesquisa e destacado que as características mais importantes de uma prótese são: estética, funcionalidade, peso, custo, durabilidade e segurança. Quem quiser saber mais informações a respeito do Programa de Extensão Mao3D da Universidade Federal de São Paulo, pode acessar o link <https://www.mao3d.com.br/>. No final do evento, a professora Maria Elizete explicou um pouco a respeito do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica (PIT) do campus de São José dos Campos da UNIFESP, onde ela leciona; mais informações a este respeito podem ser obtidas no link <https://www.unifesp.br/campus/sjc/ppgit>.

Imagem 5 – Slide sobre a evolução dos modelos de próteses de membro superiorImagem 5 – Slide sobre a evolução dos modelos de próteses de membro superior

Durante a webconferência foi enfatizado o caráter interdisciplinar desta linha de pesquisa, bem como os conhecimentos de Física Aplicada existentes na área da Biomecânica.

Diversas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa atividade, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube. Em particular, agradecemos à participação de todos que pelo chat do YouTube se manifestaram com perguntas e reflexões sobre os temas tratados.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página