Física

Webconferência abordou a Astrobiologia e a procura por vida extraterrestre

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 08h51 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 08h55

Em 15 de setembro de 2022, quinta-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão e de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, intitulada “Procurando vida extraterrestre: as ciências da Astrobiologia”, que teve como conferencista a Profa. Dra. Carla Martinez Canelo. Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo estudante José Euripedes Bezerra Brito, contando também com o apoio dos estudantes Thamiris Pacheco dos Santos e Kamily da Silva Xavier. No IFSP-Caraguatatuba, José e Kamily são estudantes do curso de Licenciatura em Física, enquanto Thamiris estuda no curso de Licenciatura em Matemática. Esta webconferência foi organizada no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” (sob a coordenação do professor Ricardo Plaza), que conta com Thamiris e Kamily como bolsistas. José também é orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Astrobiologia, Ensino de Física e Divulgação Científica”, com bolsa da FAPESP. Essa atividade que foi promovida com o apoio do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba, foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 2 horas e 2 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/47WLJ_aJBno>.

Imagem 1 – Professora Carla Martinez CaneloImagem 1 – Professora Carla Martinez Canelo

Carla Martinez Canelo que é graduada no curso de Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (2013), possui mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (2016) e doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (2020), além da formação pedagógica para graduados não licenciados em Física pela Universidade de Franca (2018). Ela tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrobiologia e Astroquímica, e em divulgação científica, além de ser pesquisadora do grupo INOVENTER, da Universidade Federal de Rio Grande.

Imagem 2 – Ricardo, José, Kamily, Thamiris e CarlaImagem 2 – Ricardo, José, Kamily, Thamiris e Carla

A equipe que organizou esta atividade agradece muito à professora Carla pelo aceite ao convite enviado a ela pelo bolsista José para que realizasse essa webconferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com os interessados que participaram da ação e assistiram à apresentação.

Imagem 3 – Slide inicial apresentado pela professora CarlaImagem 3 – Slide inicial apresentado pela professora Carla

No início da webconferência, o professor Ricardo e os estudantes Kamily, Thamiris e José se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer. Em seguida, José apresentou a trajetória acadêmica e os trabalhos da professora Carla e passou a palavra a ela para que iniciasse a conferência.

Imagem 4 – Slide apresentado com frase de Carl SaganImagem 4 – Slide apresentado com frase de Carl Sagan

Durante a webconferência, a professora Carla destacou o caráter interdisciplinar da Astrobiologia como ciência emergente que utiliza de conhecimentos de diferentes disciplinas na procura por evidências da existência de vida fora da Terra. Aos interessados por se aprofundarem na área da Astrobiologia, ela recomendou que procurassem sempre que possível ler artigos do site <https://astrobiology.com/>. Ela também destacou a importância que tem no Brasil a Sociedade Brasileira de Astrobiologia, cujo site pode ser acessado pelo link <http://sbastrobio.org/>. Um outro tema tratado foi sobre os mais de 5 mil exoplanetas já descobertos até o presente momento, sobre os quais é possível obter mais informações pelo link <http://exoplanet.eu/>.

Imagem 5 – Slide sobre exoplanetasImagem 5 – Slide sobre exoplanetas

Diversas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa atividade, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube. Em particular, agradecemos à participação de todos que pelo chat do YouTube se manifestaram com perguntas e reflexões acerca dos temas tratados.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.