Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
CONVITE A TODOS

Web - Conferência Abordará o Problema da Partição Numérica

Publicado: Terça, 29 de Março de 2022, 14h13 | Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 14h20
imagem sem descrição.

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS

Título da webconferência: " O Problema da Partição Numérica e Pirâmides N-dimensionais ".

Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste web-seminário: Clique aqui para acessar a transmissão ao vivo.

Conferencista: André de Carvalho Caruzo.

Dia e horário da atividade: 08 de abril de 2022 (sexta-feira), a partir das 16h.

Resumo: Esta webconferência de André de Carvalho Caruzo abordará o Problema da Partição Numérica, que apesar de sua aparente simplicidade, desafiou os mais brilhantes matemáticos, entre eles Ramanujan. Somente em 2012, o matemático Ken Ono, derivou uma relação algébrica exata para calcular as maneiras de se apresentar, por meio de soma de naturais, qualquer número inteiro. Em princípio é um problema simples, mas conforme o número aumenta, a quantidade de partições explode. Esta atividade tem por objetivo apresentar um modelo exato, por meio de mapas de random walk, para determinar a quantidade da partição de qualquer número inteiro.

Breve currículo da conferencista:

- André de Carvalho Caruzo é licenciando em matemática pelo Centro Universitário Claretiano e coautor dos seguintes artigos publicados em revistas científicas: “A entropia e o triângulo de Pascal”; “Determinação de distribuições trinomiais e suas aplicações”; “Um método alternativo para o cálculo de probabilidades em distribuições trinomiaisdistribuições trinomiais”.

•Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação.

Responsável pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Essa é uma atividade promovida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.

registrado em:
Fim do conteúdo da página