Web-seminário do IFSP-Caraguatatuba tratou do tema da Astroinformática

Publicado: Terça, 10 de Agosto de 2021, 10h36 | Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 10h36

Na tarde de 06 de agosto de 2021, sexta-feira, a partir das 17h, aconteceu, de modo virtual, um seminário do Grupo de Pesquisa em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que teve o título “Astroinformática: Conceitos e Ferramentas para a Divulgação Científica” e foi ministrado por Vinicius Carvalho Rosa, aluno do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Devido à pandemia de COVID-19, este seminário ocorreu por meio de videoconferência. A coordenação deste evento foi realizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. A realização deste evento contou também com o apoio dos alunos Giovanni Dedonatti e Bruna Souza de Medeiros Nunes, ambos estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Como seminários como este estão sendo realizados no final das tardes de sextas-feiras eles estão sendo intitulados “Sextou com Ciência”.

Imagem 1 - Vinicius Carvalho RosaImagem 1 - Vinicius Carvalho Rosa

Diversos estudantes do IFSP-Caraguatatuba, em especial do curso de Licenciatura em Física, e pessoas da comunidade externa ao IFSP interessadas por temas relacionados à astronomia, participaram deste seminário, assistindo-o pela transmissão simultânea que foi feita pelo YouTube. O vídeo da transmissão deste seminário, com 1 hora e 34 minutos de duração, ficou gravado e pode ser assistido por qualquer pessoa no link <https://www.youtube.com/watch?v=BdeVNYFoS3o&t=287s>.

Imagem 2- Professor Ricardo Plaza e Vinicius RosaImagem 2- Professor Ricardo Plaza e Vinicius Rosa

O evento foi aberto pelo próprio Vinicius Carvalho Rosa que atualmente é bolsista de pesquisa de iniciação científica com bolsa PIBIFSP do projeto Astrofísica e Computação: Interfaces e possibilidades para a Educação Científica” sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Logo após a abertura, o professor Ricardo Plaza explicou acerca do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba, recordando que este grupo de pesquisa, que está regularmente cadastrado no CNPq, está relacionado ao curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, que funciona no período noturno, tem uma duração de 4 anos (8 semestres) e conta com 40 vagas que são ofertadas anualmente, em todo início do ano, pelo SISU, por meio da nota do ENEM. Logo em seguida, o professor Ricardo Plaza pediu para os licenciandos Giovanni Dedonatti e Bruna Nunes se apresentassem, o que foi feito por ambos.

Imagem 3 - Bruna Nunes e Giovanni DedonattiImagem 3 - Bruna Nunes e Giovanni Dedonatti

Vinicius iniciou o seu seminário apresentando os objetivos de sua pesquisa e explicando o conceito de astroinformática que é uma disciplina que está na interface da astrofísica com a ciência de dados: nela, os conhecimentos da área da computação são utilizados para analisar a grande quantidade de dados obtidos de telescópios em observações astronômicas. Vinicius lembrou que técnicas de machine learning são usadas na astronomia para automatizar tarefas, processar os dados coletados e retirar ruídos, de modo a tentar compreender o universo com mais precisão. Foram apresentados também alguns telescópios importantes da atualidade, como o de Paranal, sobre o qual é possível obter mais informações no link <https://www.eso.org/public/teles-instr/paranal-observatory/>. Vinicius explicou também que o clima muito seco do deserto do Atacama situado no norte do Chile torna essa uma das regiões mais propícias de toda a Terra para observar o céu noturno, pois há relativamente poucas noites nas quais a nebulosidade é um obstáculo para a observação de objetos celestes.

Imagem 4 - Slide apresentado sobre a linha do tempo astronômicaImagem 4 - Slide apresentado sobre a linha do tempo astronômica

Ao final da apresentação foram lidos comentários feitos pelo público por meio do chat do YouTube, bem como perguntas que foram respondidas pelo conferencista. Os mediadores desta atividade – Bruna, Giovanni e o professor Ricardo Plaza – também participaram, realizando reflexões e observações.

O Grupo de Pesquisa em Física agradece profundamente ao aluno Vinicius Carvalho Rosa pelo excelente seminário que foi ministrado. O vídeo desta web-conferência e de outras atividades educacionais, culturais e científicas similares podem ser acessados no canal “Debate Consciência” do YouTube, canal este que está disponível para as pessoas interessadas no link https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw.

O Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba é coordenado pelo Prof. Dr. Alex Lino que, no atual momento, também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.  Docentes e estudantes da Licenciatura em Física e de outros cursos estão engajados no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba com o intuito de refletir sobre novos conhecimentos em diferentes campos da física, do ensino de física e de áreas afins, tais como matemática, astronomia, história da ciência, educação e computação. Deste modo, o Grupo de Pesquisa em Física realiza periodicamente seminários científicos e eventos educacionais que podem ser frequentados não somente por licenciandos em Física, mas também por estudantes de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba e demais interessados, em geral.