Web Seminário

Web - Seminário Abordará o Tema da Desinformação na Pandemia

Publicado: Segunda, 07 de Junho de 2021, 14h42 | Última atualização em Segunda, 07 de Junho de 2021, 14h54

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS

Título do web-seminário: "Desinformação na Pandemia".

Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste web-seminário: devido ao isolamento social exigido pela pandemia de COVID-19, este seminário ocorrerá por web-conferência. A transmissão ao vivo acontecerá por streaming pelo link no canal “Debate Consciência” do YouTube.

Conferencista: Jacqueline Xavier Silva Enéas.

Dia do Seminário: 11 de junho de 2021 (sexta-feira).

Horário de início: a partir das 17h, no período do final da tarde.

Resumo: Antes de emergir uma pandemia mortal no globo, vivíamos com diversos problemas na sociedade, sendo um deles o negacionismo científico, ou seja, o ato de negar a produção acadêmica para defender interesses escusos e questionar o método científico sem portar evidência lógica. Movimentos que estimulavam a negação e a descrença na ciência já se apresentavam como um grande problema de diversas implicações, porém, neste momento em que uma situação de crise sanitária em nível mundial se apresentou, o negacionismo da ciência se mostra a cada dia mais letal e cruel. Permeando os movimentos negacionistas da ciência da atualidade há uma diversidade de interesses maléficos e suspeitos. Vamos analisar alguns exemplos noticiados na mídia de movimentos de negação da ciência e tentar traçar paralelos com a situação atual no país.

Jacqueline Xavier Silva Enéas é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação científica com bolsa PIBITI (CNPq) do projeto de pesquisa “Negacionismo da Ciência, Educação Científica e Tecnologias da Informação e da Comunicação” sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Público-alvo: estudantes do IFSP e qualquer pessoa das comunidades interna e externa ao IFSP que esteja interessada nos temas que serão discutidos.

•Este Seminário é totalmente GRATUITO e aberto a todos os interessados. Seu objetivo é científico e educacional.

Inscrição: não é necessário se inscrever para assistir este Seminário que será transmitido por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, disponível clicando aqui.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Prof. Dr. Alex Lino (docentes do IFSP-Caraguatatuba).

Esta é uma atividade do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: ajude a divulgar este evento científico, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.