FÍSICA

Web - Conferência Versará sobre Alfabetização Científica e Museus de Ciência

Publicado: Quinta, 12 de Mai de 2022, 16h53 | Última atualização em Quinta, 12 de Mai de 2022, 16h54
imagem sem descrição.

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS

Título da webconferência: “Alfabetização Científica e Museus”.

Forma pela qual ocorrerá a transmissão desta webconferência: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link <https://youtu.be/z6_I8WyVQ5c>.

Conferencista: Profa. Dra. Martha Marandino.

Dia e horário da atividade: 23 de maio de 2022 (segunda-feira), a partir das 16h.

Resumo: Nesta webconferência intitulada “Alfabetização Científica e Museus” e que será ministrada pela Profa. Dra. Martha Marandino, no dia 23/05/2022, segunda-feira, a partir das 16h, serão abordados aspectos sobre o papel educativo da divulgação dos museus de ciências ao longo de sua trajetória. Além disso, serão discutidos resultados de pesquisa sobre as possibilidades e os limites de promover o processo de Alfabetização Científica (AC) nos museus.

Breve currículo da conferencista:

- Martha Marandino é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação da Ciência/GEENF (<www.geenf.fe.usp.br>) e Vice-coordenadora do Museu da Educação e do Brinquedo da FEUSP. Ela tem a Licenciatura e o Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1987), o Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e o Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001), quando obteve Bolsa Sanduíche pela CAPES no Museu de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal, no período de setembro de 2000 a janeiro de 2001. Na área de museus, trabalhou de 1998 a 2002 na Coordenação de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realizando atividades de pesquisa e educação. É membro do International Council of Museu (/ICOM), do Comitê de Museus de Ciência e Tecnologia (CIMUSET) e do Comitê de Educação e Ação Cultural (CECA). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciência (2005 a 2011). Atua no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Ciências e Educação em Museus. É docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da USP e no Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Colabora no Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde da Fiocruz. Possui projetos de pesquisa, publicações e orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado nas áreas de ensino de ciências, ensino de biologia, divulgação científica e educação em museus.

•Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudante Rodrigo de Siqueira Bicudo. Essa é uma atividade promovida pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que conta com os estudantes universitários José Euripedes Bezerra Brito e Marlon Fontes do Rosario como bolsistas. Esta ação ocorre no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.