Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Web - Conferência Tratou do Reducionismo, do Emergentismo e da Filosofia

Publicado: Quinta, 28 de Outubro de 2021, 16h59 | Última atualização em Quinta, 28 de Outubro de 2021, 17h04

Em 26 de outubro de 2021, terça-feira, a partir das 17h, no âmbito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu uma webconferência, de forma virtual, intitulada “Reducionismo e Emergentismo: Considerações Gerais” e que teve como conferencista o Prof. Dr. Jenner Barretto Bastos Filho, docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Essa atividade remota de extensão de divulgação científica que foi coordenada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e pelo aluno Rodrigo de Siqueira Bicudo, contou também com o apoio dos estudantes Luis Guilherme Fernandes Pereira, Bruna Souza de Medeiros Nunes e Giovanni Dedonatti, todos eles estudantes do IFSP-Caraguatatuba. Rodrigo, Bruna e Giovanni são alunos do curso de Licenciatura em Física e Luis é aluno do curso de Licenciatura em Matemática. Esse evento foi realizado com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 55 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/r5TQg9ULjxw>. Essa webconferência foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e organizada no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza.

Imagem 1 – Professor Jenner Barretto Bastos FilhoImagem 1 – Professor Jenner Barretto Bastos Filho

Rodrigo Bicudo é orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de iniciação científica “Recursos tecnológicos para divulgação científica sobre o debate acerca da emergência da vida e da consciência”, com bolsa PIBITI (CNPq). Luis Fernandes é orientado de modo voluntário pelo professor Ricardo Plaza em atividades de pesquisa sobre a origem da vida e da consciência no contexto do ensino de ciências e da divulgação científica. Bruna Nunes e Giovanni Dedonatti são bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Imagem 2 - Ricardo, Giovanni, Rodrigo, Jenner, Bruna e LuisImagem 2 - Ricardo, Giovanni, Rodrigo, Jenner, Bruna e Luis

A equipe que organizou o evento agradece imensamente o professor Jenner por ter aceitado realizar generosamente essa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação e assistiram a sua transmissão simultânea pelo YouTube.

Imagem 3 – Rodrigo de Siqueira BicudoImagem 3 – Rodrigo de Siqueira Bicudo

O professor Jenner Barretto Bastos Filho é graduado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1971) e tem mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1975), doutorado em Física pela Escola Politécnica Federal de Zürich -ETH Zürich- (1982) e um estágio Pós-doutoral na Universidade de Bari (1993). É Professor Titular do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas e tem experiência nas áreas de Física Geral, Fundamentos da Física Quântica, Ensino de Física, História e Filosofia da Ciência, Educação Ambiental e Teorias do Desenvolvimento. É membro do Corpo Editorial do Caderno Brasileiro de Ensino de Física e da revista Investigações em Ensino de Ciências. Publicou os livros “O que é uma Teoria Científica?” (1998) e “Reducionismo: Uma Abordagem Epistemológica” (2005). Tem capítulos escritos em livros publicados no Brasil, Itália, Estados Unidos, Canadá e Holanda.

Imagem 4 - Início da apresentação do professor JennerImagem 4 - Início da apresentação do professor Jenner

No início dessa webconferência, o professor Ricardo Plaza apresentou de modo geral evento, o convidado e os alunos que estavam colaborando na sua organização. A realização de eventos de divulgação como este é vital para difundir e debater sobre conhecimentos científicos e históricos.

Imagem 5 - Slide apresentado pelo professor JennerImagem 5 - Slide apresentado pelo professor Jenner

O professor Jenner iniciou a sua apresentação tratando do livro “Reducionismo: Uma abordagem epistemológica” de sua autoria que foi publicado em 2005 pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL). O primeiro capítulo desse livro, intitulado “Uma primeira colocação do problema” encontra-se aberto pelo “Google Books” e pode ser lido no link <https://books.google.com.br/books?id=72p-DzmplUIC&printsec=copyright&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false>. Em seguida o professor Jenner explanou a respeito das diversas possíveis concepções a respeito do Reducionismo e então tratou da metodologia de reduzir um problema complexo para contorná-lo de modo a compreender melhor a realidade, algo que foi feito por Galileu ao conceber a ideia de inércia. Um outro tema abordado nessa webconferência foi sobre como se conectam os diferentes níveis da realidade.

Imagem 6 – Capa do livro sobre Reducionismo escrito pelo professor JennerImagem 6 – Capa do livro sobre Reducionismo escrito pelo professor Jenner

Diversas questões e comentários foram feitos pelos participantes dessa ação, pelo chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube; algumas dessas reflexões foram debatidas durante o evento.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página