Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Web - Conferência Tratou da Alfabetização Científica e dos Museus de Ciência

Publicado: Sexta, 27 de Mai de 2022, 15h12 | Última atualização em Sexta, 27 de Mai de 2022, 15h16

Em 23 de maio de 2022, segunda-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão e de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “Alfabetização Científica e Museus”, que teve como conferencista a Profa. Dra. Martha Marandino, docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pelo estudante Rodrigo de Siqueira Bicudo, contando também com o apoio dos estudantes José Euripedes Bezerra Brito e Marlon Fontes do Rosario. Rodrigo e José são estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, enquanto Marlon é estudante do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFSP-Caraguatatuba. Esta webconferência foi organizada no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” coordenada pelo professor Ricardo Plaza e que conta com José e Marlon como bolsistas de extensão. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 2 horas e 3 minutos, pode ser assistida no link https://youtu.be/z6_I8WyVQ5c. Essa foi uma ação promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professora Martha MarandinoImagem 1 – Professora Martha Marandino

A professora Martha Marandino é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação da Ciência/GEENF (<www.geenf.fe.usp.br>) e Vice-coordenadora do Museu da Educação e do Brinquedo da FEUSP. Ela tem a Licenciatura e o Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1987), o Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e o Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001), quando obteve Bolsa Sanduíche pela CAPES no Museu de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal, no período de setembro de 2000 a janeiro de 2001. Ela atua no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Ciências e Educação em Museus, é docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da USP e no Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP e possui projetos de pesquisa, publicações e orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado nas áreas de ensino de ciências, ensino de biologia, divulgação científica e educação em museus. O livro “Práticas educativas e formação de públicos de Museus - Relações entre ciência, sociedade e temas controversos”, que tem a professora Martha Marandino como uma das suas organizadoras, pode ser acessado e lido a partir do link http://www.geenf.fe.usp.br/v2/wp-content/uploads/2020/10/Pra%CC%81ticas-educativas-e-formac%CC%A7a%CC%83o-de-pu%CC%81blicos-final.pdf.

Imagem 2 - Ricardo, Martha, Rodrigo, José e MarlonImagem 2 - Ricardo, Martha, Rodrigo, José e Marlon

Rodrigo é orientado pelo professor Ricardo Plaza, com bolsa fomentada pela FAPESP no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica “Alfabetização científica, percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora MarthaImagem 3 – Slide inicial da apresentação da professora Martha

A equipe que organizou esta atividade agradece muito a professora Martha por ter aceitado realizar essa webconferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação. No início da webconferência, o professor Ricardo e os estudantes Rodrigo, José e Marlon, se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer.

Imagem 4 – Slide sobre Alfabetização Científica, Educação CTSA e Museus de CiênciaImagem 4 – Slide sobre Alfabetização Científica, Educação CTSA e Museus de Ciência

A apresentação da professora Martha tratou do papel educativo da divulgação dos museus de ciências ao longo da História. Ela abordou também resultados de pesquisas sobre as possibilidades e os limites de promover o processo de Alfabetização Científica (AC) nos museus. Um dos temas enfocados foi o trabalho educativo com o tema das controvérsias nos museus.

Imagem 5 – Livro do qual a professora Martha é uma das organizadorasImagem 5 – Livro do qual a professora Martha é uma das organizadoras

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Esta webconferência foi divulgada previamente pelo Portal Píon da Sociedade Brasileira de Física (SBF), por meio de um artigo publicado no link http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/468-alfabetizacao-cientifica-e-museus. A equipe que organizou esta webconferência agradece muito os gestores do Portal Píon por esta divulgação.

Imagem 6 – Divulgação da webconferência da professora Martha pelo Portal PíonImagem 6 – Divulgação da webconferência da professora Martha pelo Portal Píon

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página