Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Início
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Web - Conferência tratará dos Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade

Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2022, 09h23 | Última atualização em Quinta, 05 de Mai de 2022, 09h24
imagem sem descrição.

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS

Título da webconferência: “Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade”.

Forma pela qual ocorrerá a transmissão desta webconferência: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link <https://youtu.be/j-5at9Y_CgI>.

Conferencista: Prof. Dr. André K. T. Assis.

Dia e horário da atividade: 17 de maio de 2022 (terça-feira), a partir das 16h.

Resumo: Nesta webconferência intitulada “Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade” e que será ministrada pelo Prof. Dr. André K. T. Assis, no dia 17/05/2022, terça-feira, a partir das 16h, serão apresentados aspectos da história da eletricidade que podem ser explorados construtivamente no ensino de física. Em particular, será discutido o efeito âmbar (ou a atração de papeizinhos por um tubo plástico eletrizado), a atração de um filete de água por um plástico eletrizado, a atração e a repulsão elétrica, o mecanismo de atração/contato/repulsão ou mecanismo ACR, os condutores e isolantes juntamente com suas principais propriedades. Será mostrado como construir diversos instrumentos com material acessível e de baixo custo: versório, pêndulo elétrico e eletroscópio. Serão feitas 3 experiências durante a palestra: (a) a rotação de um versório ocasionada por um tubo plástico eletrizado, (b) a flutuação de uma penugem acima de um tubo plástico eletrizado e (c) a distinção prática entre condutores e isolantes utilizando um eletroscópio. Será comparado o eletroscópio de baixo custo feito com cartolina, canudinho e uma tirinha de papel de seda com o eletroscópio de folhas de ouro que aparece nos livros didáticos. Serão mostradas as explicações para o efeito âmbar e para o desvio de um filete de água que aparecem nos livros didáticos. Será enfatizado que o conferencista não concorda com essas explicações. Por último serão discutidos alguns mistérios do efeito âmbar que o conferencista acredita que ainda não foram totalmente solucionados até os dias de hoje. A bibliografia está disponível gratuitamente em formato PDF em <https://www.ifi.unicamp.br/~assis>:

A. K. T. Assis, “Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade” (2 volumes, 2010 e 2018).

S. L. B. Boss, A. K. T. Assis e J. J. Caluzi, “Stephen Gray e a Descoberta dos Condutores e Isolantes: Tradução Comentada de Seus Artigos sobre Eletricidade e Reprodução de Seus Principais Experimentos” (2012).

A. K. T. Assis, “Tradução Comentada das Principais Obras de Coulomb sobre Eletricidade e Magnetismo” (2022).

Breve currículo do conferencista:

- André Koch Torres Assis possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1983) e doutorado em Física pela UNICAMP (1987). É professor de física da UNICAMP desde 1989. Tem experiência na área de física, com ênfase em física geral, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da física, eletrodinâmica de Weber, força de Ampère entre elementos de corrente, princípio de Mach, mecânica relacional, cosmologia, eletromagnetismo, plasma e história da física. Homepage: https://www.ifi.unicamp.br/~assis

•Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Prof. Dr. Alex Lino e estudante Indalecio Luiz Borges. Essa é uma atividade promovida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.

registrado em:
Fim do conteúdo da página