FÍSICA

Web - Conferência Tratará do Tema da Astronomia Cultural na Educação

Publicado: Segunda, 23 de Mai de 2022, 16h33 | Última atualização em Segunda, 23 de Mai de 2022, 16h33
imagem sem descrição.

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA AO IFSP

Título da webconferência: “O espaço da Astronomia Cultural na Educação Básica e no Ensino Não Formal”.

Forma pela qual ocorrerá a transmissão desta webconferência: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link https://youtu.be/FeeM2z7484s.

Conferencista: Prof. Dr. Carlos Aparecido Kantor.

Dia e horário da atividade: 07 de junho de 2022 (terça-feira), a partir das 16h.

Resumo: Nesta webconferência intitulada “O espaço da Astronomia Cultural na Educação Básica e no Ensino Não Formal”, que será ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Aparecido Kantor em 07/06/2022, terça-feira, a partir das 16h, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, será discutido inicialmente o conceito de Astronomia Cultural para, em seguida, serem analisadas as possibilidades de inserção de temas dessa área na Educação Básica, sob a luz da Base Nacional Comum Curricular e da formação dos professores para essa etapa da Educação, e nas instituições que se dedicam à Divulgação Científica.

Breve currículo do conferencista: Carlos Aparecido Kantor é Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2012), na área de Ensino de Ciências e Matemática, mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (2001), na área de Ensino de Física, Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1982) e Graduado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1989). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ensino de Física, Educação em Astronomia e Popularização das Ciências.

Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudantes Amanda Salgueiro de Souza e Alisson Roberto Fonseca. Essa é uma atividade promovida pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que conta com os estudantes universitários José Euripedes Bezerra Brito e Marlon Fontes do Rosario como bolsistas. Esta ação ocorre no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.