FÍSICA

Web - Conferência Tratará do Reducionismo e Emergentismo na Filosofia da Ciência

Publicado: Quarta, 06 de Outubro de 2021, 16h05 | Última atualização em Quarta, 06 de Outubro de 2021, 16h07
imagem sem descrição.

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS

Título da web-conferência: "Reducionismo e Emergentismo: Considerações Gerais".

Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste web-seminário: clique aqui e acesse a transmissão ao vivo.

Conferencista: Prof. Dr. Jenner Barretto Bastos Filho

Dia e horário da atividade: 26 de outubro de 2021 (terça-feira), a partir das 17h.

Resumo: Esta web-conferência do Prof. Dr. Jenner Barretto Bastos Filho debaterá acerca dos temas do reducionismo e emergentismo, no contexto da Filosofia da Ciência. Em particular, será discutida a ideia reducionista que considera uma determinada teoria ou um determinado fenômeno redutível a alguma outra teoria ou fenômeno. Será abordada também a ideia de que uma propriedade de um sistema é emergente se ela resultar de algumas outras propriedades do sistema e de sua interação, embora sendo diferente delas. Desse modo, os diferentes paradigmas do reducionismo e do emergentismo serão analisados em contraste entre si.

Breve currículo do conferencista:

- Jenner Barretto Bastos Filho tem Bacharelado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1971), Mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1975), Doutorado em Física pela Escola Politécnica Federal de Zürich -ETH Zürich- (1982) e um estágio Pós-doutoral na Universidade de Bari (1993). É Professor Titular do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Física Geral, Fundamentos da Física Quântica, Ensino de Física, História e Filosofia da Ciência, Educação Ambiental e Teorias do Desenvolvimento. Membro do Corpo Editorial do Caderno Brasileiro de Ensino de Física e da revista Investigações em Ensino de Ciências. Publicou os livros “O que é uma Teoria Científica?” (1998) e “Reducionismo: Uma Abordagem Epistemológica” (2005). Tem capítulos escritos em livros publicados no Brasil, Itália, Estados Unidos, Canadá e Holanda. Recebeu em 2006 a Medalha do Mérito Universitário UFAL 45 anos.

•Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível  clicando aqui.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudantes Rodrigo de Siqueira Bicudo, Larissy Santos da Silva e Luis Guilherme Fernandes Pereira. Essa é uma atividade promovida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: Ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.