FÍSICA

Web-conferência abordará temas da área da Filosofia da Mente

Publicado: Terça, 09 de Novembro de 2021, 09h21 | Última atualização em Terça, 09 de Novembro de 2021, 14h27
WEB - CONFERÊNCIA

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS

Título da web-conferência: "Filosofia da Mente".

Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste web-seminário: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link <https://youtu.be/KhY2acXIk-8>.

Conferencista: Prof. Dr. João de Fernandes Teixeira.

Dia e horário da atividade: 23 de novembro de 2021 (terça-feira), a partir das 17h.

Resumo: Esta web-conferência do Prof. Dr. João de Fernandes Teixeira abordará o tema da Filosofia da Mente e as tentativas de explicações para a natureza mais fundamental dos fenômenos psicológicos, incluindo investigações sobre a natureza da consciência, da mente e dos estados mentais em geral.

Breve currículo do conferencista:

- João de Fernandes Teixeira possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em lógica e filosofia da ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e doutorado (PhD) em filosofia pela University of Essex (Inglaterra). Fez pós-doutorado nos Estados Unidos em 1998, no Center for Cognitiver Studies, na Tufts University, sob a supervisão do Prof. Daniel Dennett. Participou do grupo de ciência cognitiva do Instituto de Estudos Avançados da USP. Foi professor na UNESP (campus-Marília) de 1982 a 1991. Em 1992 ingressou na Universidade Federal de São Carlos, na qual se aposentou como professor titular em 2016. Publicou 14 livros na área de filosofia da mente e ciência cognitiva. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da mente, filosofia da psicologia e filosofia da neurociência e da inteligência artificial. O seu livro “O que é Filosofia da Mente” (2ª edição) pode ser baixado gratuitamente e lido no link <https://www.editorafi.org/066joaoteixeira>.

•Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudantes Larissy Santos da Silva, Rodrigo de Siqueira Bicudo, Vinicius Carvalho Rosa e Luis Guilherme Fernandes Pereira. Essa é uma atividade promovida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba, com o apoio do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”.

Por favor: Ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.