Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Web - Conferência Refletiu Sobre Como Conceber o Fenômeno da Vida

Publicado: Segunda, 29 de Novembro de 2021, 15h02 | Última atualização em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 15h17

Em 26 de novembro de 2021, sexta-feira, a partir das 15h, no âmbito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu uma webconferência, de forma virtual, sobre como conceber o fenômeno da vida, intitulada “Vida, autonomia e fechamento de restrições” e que teve como conferencista o Prof. Dr. Charbel Niño El-Hani, docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Essa atividade remota de extensão de divulgação científica foi organizada pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente da área de física do IFSP-Caraguatatuba) e pelos estudantes Rodrigo de Siqueira Bicudo e Luis Guilherme Fernandes Pereira, contando também com o apoio, para a sua realização, dos alunos Bruna Souza de Medeiros Nunes e Giovanni Dedonatti; Rodrigo, Giovanni e Bruna são alunos do curso de Licenciatura em Física e Luis é aluno do curso de Licenciatura em Matemática. Esse evento foi realizado com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 50 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/EuN3MvqMYus>. Essa web-conferência foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 - Professor Charbel Niño El-HaniImagem 1 - Professor Charbel Niño El-Hani

Rodrigo é bolsista de iniciação científica com bolsa da FAPESP no projeto intitulado “Alfabetização científica, aprimoramento da percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”. Luis é bolsista de iniciação científica com bolsa PIBITI do CNPq no projeto intitulado “Recursos tecnológicos para divulgação científica sobre o debate acerca da emergência da vida e da consciência”. Bruna e Giovanni são bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”. Todos estes estudantes universitários do IFSP-Caraguatatuba são orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Imagem 2 - Ricardo, Charbel, Luis, Bruna, Rodrigo e GiovanniImagem 2 - Ricardo, Charbel, Luis, Bruna, Rodrigo e Giovanni

O professor Charbel é Professor Titular do Instituto de Biologia da UFBA. É Bacharel em Ciências Biológicas pela UFBA (1992), Mestre em Educação pela UFBA (1996) e Doutor em Educação pela USP (2000). Fez pós-doutorado no Centro de Filosofia da Natureza e Estudos da Ciência, da Universidade de Copenhague, Dinamarca (2003-2004), com Claus Emmeche, e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (2020-2021), com Boaventura de Sousa Santos. Os seus principais interesses são: Educação Científica, Filosofia da Biologia, Biologia Teórica (em especial, vinculada a Biologia Evolutiva, Ecologia, Conservação e Comportamento Animal) e História da Biologia. Uma das suas áreas de pesquisa, em especial, envolve os estudos filosóficos sobre propriedades emergentes e complexidade em sistemas vivos. Ele também é um dos autores do blog “Darwinianas” que pode ser acessado no link <https://darwinianas.com/>.

Imagem 3 - Rodrigo e LuisImagem 3 - Rodrigo e Luis

A equipe que organizou esse evento agradece muito o professor Charbel El-Hani por ter generosamente realizado essa web-conferência e compartilhado os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação e assistiram a sua transmissão simultânea pelo YouTube.

No início deste evento, ocorreu uma breve apresentação da atividade, do conferencista convidado e dos professores e estudantes que estavam participando da atividade e que colaboraram para a sua realização. 

Imagem 4 - Slide sobre autonomia apresentado pelo professor CharbelImagem 4 - Slide sobre autonomia apresentado pelo professor Charbel

O professor Charbel iniciou a sua apresentação explicando a respeito dos conceitos de Mecanicismo, Vitalismo e Organicismo. Em particular ele destacou que o Organicismo é uma posição não-vitalista, anti-reducionista e emergetista que trata os sistemas biológicos como irredutíveis a sistemas físico-químicos, embora dependentes deles. Além disso, sistemas biológicos são sistemas autônomos, no sentido de que eles autodeterminam a si mesmos; eles são, ao menos em parte, aquilo que fazem, bem como operacional ou organizacionalmente fechados. Finalmente sistemas biológicos são sistemas dissipativos, cujos processos e reações estão fora do equilíbrio termodinâmico, com o caráter distintivo de que os fluxos termodinâmicos são canalizados e controlados por um conjunto de restrições mutuamente dependentes. Mas como sistemas podem se manter-se fora do equilíbrio termodinâmico somente se forem abertos trocando matéria e energia com o meio externo, os sistemas biológicos são fechados no nível das restrições (fechados organizacionalmente) e abertos no nível dos processos e dos fluxos termodinâmicos (abertos termodinamicamente).

Imagem 5 - Slide sobre restrições apresentado pelo professor CharbelImagem 5 - Slide sobre restrições apresentado pelo professor Charbel

Diversas perguntas e reflexões foram feitas pelos participantes dessa ação, pelo chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube; algumas dessas questões foram lidas e debatidas durante o evento.

Imagem 6 - Blog Darwinianas que conta com contribuições do professor CharbelImagem 6 - Blog Darwinianas que conta com contribuições do professor Charbel

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página