Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Web - Conferência Debateu sobre a Quimiofísica da Consciência

Publicado: Quarta, 06 de Outubro de 2021, 16h21 | Última atualização em Quinta, 07 de Outubro de 2021, 15h35

Em 04 de outubro de 2021, segunda-feira, a partir das 17h, no âmbito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu uma webconferência, de forma virtual, sobre o tema “Quimiofísica da Consciência”, que teve como conferencista o Prof. Dr. Osvaldo Frota Pessoa Junior, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Essa atividade remota de extensão de divulgação científica foi organizada pelo estudante Rodrigo de Siqueira Bicudo e contou também com o apoio dos estudantes Larissy Santos da Silva, Luis Guilherme Fernandes Pereira, Bruna Souza de Medeiros Nunes e Giovanni Dedonatti. Bruna e Giovanni (alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba) são bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza, enquanto Rodrigo, Larissy e Luis são orientados em projetos de pesquisa de iniciação científica também pelo professor Ricardo Plaza. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 44 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/P25ha3po_Xc>. Essa foi uma webconferência promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professor Osvaldo Frota Pessoa JuniorImagem 1 – Professor Osvaldo Frota Pessoa Junior

O professor Osvaldo Frota Pessoa Junior é graduado em Física (1982) e Filosofia (1984) pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Física Experimental pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutorado em História e Filosofia da Ciência na Indiana University, EUA (1990). Trabalhou na Universidade Estadual de Feira de Santana (2001) e na Universidade Federal da Bahia (2002), e atualmente é professor livre-docente do Departamento de Filosofia da FFLCH, USP. Tem experiência na área de Filosofia da Ciência, atuando principalmente em filosofia da física, modelos causais na história da ciência e filosofia da mente. Diversos trabalhos e artigos acadêmicos escritos pelo professor Osvaldo podem ser acessados no link <https://opessoa.fflch.usp.br/>.

Imagem 2 – Ricardo, Osvaldo, Rodrigo, Larissy, Luis, Giovanni e BrunaImagem 2 – Ricardo, Osvaldo, Rodrigo, Larissy, Luis, Giovanni e Bruna

Rodrigo Bicudo – que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba – é orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de iniciação científica “Recursos tecnológicos para divulgação científica sobre o debate acerca da emergência da vida e da consciência”, com bolsa PIBITI (CNPq). Larissy Santos – que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba – é orientada pelo professor Ricardo Plaza no projeto de iniciação científica “Filosofia da mente, computação e educação científica”, com bolsa PIBIFSP. Luis Fernandes – que é estudante do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba – é orientado de modo voluntário pelo professor Ricardo Plaza em atividades de pesquisa com foco no estudo da emergência da vida e da consciência no contexto do ensino de ciências e da divulgação científica.

Imagem 3 - Rodrigo, Luis e LarissyImagem 3 - Rodrigo, Luis e Larissy

A equipe que organizou o evento agradece muito o professor Osvaldo por ter aceitado realizar generosamente essa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação e assistiram a sua transmissão pelo YouTube.

Imagem 4 - Bruna e GiovanniImagem 4 - Bruna e Giovanni

No início da web-conferência, o professor Ricardo Plaza apresentou o professor Osvaldo, bem como os estudantes de graduação que estavam participando da organização da atividade. Ele lembrou a importância da realização de eventos como este para divulgar o conhecimento produzido pelo universo acadêmico.

Imagem 5 - Início da apresentação do professor OsvaldoImagem 5 - Início da apresentação do professor Osvaldo

O professor Osvaldo iniciou a sua apresentação exibindo uma imagem de uma praia de Caraguatatuba e indagando: “Essas cores existem? Onde?” Durante a sua apresentação o professor Osvaldo procurou tratar dos vários tipos de consciência: a senciência (consciência fenomênica), a sapiência (raciocínio), a deliberação (volição, vontade, “consciência de acesso”), introspecção (autoconsciência), consciência de si mesmo (self, individualidade). Além disso, do ponto de vista evolutivo, ele ressaltou que há um tipo de consciência primária (basal), mas existem também formas “superiores” de consciência.

Imagem 6 - Slide questionando se as cores existemImagem 6 - Slide questionando se as cores existem

Na apresentação foi lembrada a importância da “The Association For The Scientific Study Of Consciousness” (“Associação para o Estudo Científico da Consciência”) cujo site pode ser acessado no link <https://theassc.org/>. Além disso foi discutido o artigo “Como é ser um morcego” (“Wha tis it like to be a bat?”) publicado em 1991 por Thomas Nagel e cuja tradução para o português pode ser lida no link <https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/617/495>.

Imagem 7 - Slide analisando os dez problemas atuais da neurociênciaImagem 7 - Slide analisando os dez problemas atuais da neurociência

Este evento foi divulgado previamente pelo “Portal Píon” da Sociedade Brasileira de Física (SBF) por meio da nota publicada no link <http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/432-quimiofisica-da-consciencia>. Agradecemos muito o Prof. Dr. Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos pelo seu empenho de divulgação no “Portal Píon” de eventos de popularização da ciência como esse. O Portal Píon e o professor Leonardo Sioufi têm realizado um trabalho muito importante nesse sentido.

Imagem 8 - Portal Píon e professor Leonardo SioufiImagem 8 - Portal Píon e professor Leonardo Sioufi

Diversas perguntas foram feitas pelos participantes dessa ação, pelo chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube; algumas dessas reflexões foram lidas e debatidas durante o evento.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página