FÍSICA

Web - Conferência Debateu as Mudanças Climáticas e a Economia Verde

Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 10h17 | Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 10h20

Em 23 de junho de 2022, quinta-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão e de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “Mudanças climáticas, economia verde e o litoral norte paulista”, que teve como conferencista o engenheiro agrônomo Fernando Souza Puga. Essa atividade foi organizada pelos professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Janice Peixer, docentes do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pelos estudantes Rodrigo de Siqueira Bicudo e Marlon Fontes do Rosario, contando também com o apoio dos alunos José Euripedes Bezerra Brito. No IFSP-Caraguatatuba, Rodrigo e José são estudantes do curso de Licenciatura em Física, enquanto Marlon é estudante do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. Esta webconferência foi organizada no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que conta com José e Marlon como bolsistas extensionistas. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 2 horas e 9 minutos, pode ser assistida no link https://youtu.be/2JaEecBsO8Y. Essa foi uma ação promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Engenheiro Agrônomo Fernando Souza PugaImagem 1 – Engenheiro Agrônomo Fernando Souza Puga

Fernando Souza Puga possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas do campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995). Trabalhou no semiárido nordestino em fruticultura irrigada (1995) e ocupou cargo na Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião, trabalhando em recuperação de áreas degradadas, produção de mudas florestais e implantação do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (1996-1997). Fundou em 1997 a empresa de reflorestamento e paisagismo, Odara Jardins e Reflorestamento. Ele faz parte da Rede de Ação Política para a Sustentabilidade – RAPS (https://www.raps.org.br/). Os temas de seu interesse e nos quais atua, especialmente no âmbito do litoral norte paulista, são: Sustentabilidade; Habitação; Saneamento; Cultura; Movimento negro, mulheres, LGBTQIA+; Ciência e tecnologia; Geração de emprego e renda; Educação; Inclusão; Juventude; Segurança; Transporte.

Imagem 2 – Ricardo, Fernando Puga, Marlon, José, Rodrigo e JaniceImagem 2 – Ricardo, Fernando Puga, Marlon, José, Rodrigo e Janice

Rodrigo Bicudo é orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Alfabetização científica, percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”, com bolsa fomentada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação de Fernando PugaImagem 3 – Slide inicial da apresentação de Fernando Puga

A equipe que organizou esta atividade agradece muito Fernando Puga pelo aceite ao convite enviado a ele para que realizasse essa webconferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com os interessados que participaram da ação e assistiram à apresentação. No início da webconferência, os professores Ricardo e Janice e os estudantes Rodrigo, Marlon e José se apresentaram e explicaram o modo como a atividade iria transcorrer. Finalmente, o professor Ricardo apresentou Fernando Puga e passou a palavra a ele para que iniciasse a conferência.

Imagem 4 – Slide sobre ameaças ambientais e mudanças climáticasImagem 4 – Slide sobre ameaças ambientais e mudanças climáticas

A apresentação de Fernando Puga procurou enfatizar diversos tipos de ameaças ambientais existentes, tais como: a desertificação e a queda da fertilidade dos solos; o buraco na camada de ozônio; a crise de recursos hídricos; a degradação dos oceanos; a crise da biodiversidade; as mudanças climáticas. Além disso, ele buscou definir o conceito de economia verde, em particular do modo como é feito pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e tratou também do Acordo de Paris que foi firmado por 195 países em 2015, tendo como meta a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Imagem 5 – Slide sobre economia verdeImagem 5 – Slide sobre economia verde

Diversas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa atividade, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.