FÍSICA

Web - Conferência Debateu a Democracia, a Didadania e os Direitos Humanos

Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 14h45 | Última atualização em Segunda, 27 de Setembro de 2021, 14h51

Em 25 de setembro de 2021, sábado, a partir das 18h, ocorreu uma atividade de extensão, de forma virtual, sobre o tema “Democracia, Cidadania e Direitos Humanos”, cujos conferencistas foram o Prof. Dr. Adelino Francisco de Oliveira e a estudante Beatriz Aguida Gomes, aluna do curso de Licenciatura em Matemática do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e que foi orientada pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba, no projeto de ensino “A Música como ferramenta educacional para o combate a preconceitos”. O suporte técnico para a realização deste evento foi fornecido por Bruna Souza de Medeiros Nunes e Giovanni Dedonatti, alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, também coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Esta atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 2 horas e 31 minutos, pode ser assistida clicando aqui. Essa foi uma atividade promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professor Adelino Francisco de OliveiraImagem 1 – Professor Adelino Francisco de Oliveira

O professor Adelino Francisco de Oliveira, que é docente do campus de Piracicaba do IFSP, é doutor em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, com pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco. Ele é coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Senso Educação em Direitos Humanos, do IFSP, campus Piracicaba e atua em temas como Direitos Humanos, Complexidade e Ética. Com uma experiência significativa na gestão de Extensão Universitária, é líder do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Juventude, vinculado ao IFSP, bem como membro pesquisador do Observatório da Criminalização da Pobreza e dos Movimentos Sociais.

Imagem 2 - Licencianda Beatriz Aguida GomesImagem 2 - Licencianda Beatriz Aguida Gomes

A equipe que organizou o evento agradece muito o professor Adelino por ter aceitado realizar generosamente essa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 - Professor Ricardo, Beatriz, professor Adelino, Giovanni e BrunaImagem 3 - Professor Ricardo, Beatriz, professor Adelino, Giovanni e Bruna

No início da web-conferência, o professor Ricardo Plaza apresentou o professor Adelino, a licencianda Beatriz e os alunos que estavam participando da atividade de modo a colaborar com a sua organização. Ele lembrou a importância da realização de eventos como este, sobretudo neste momento histórico atual em que estamos vivendo.

Imagem 4 – Cartaz de divulgação dessa web-conferênciaImagem 4 – Cartaz de divulgação dessa web-conferência

O professor Adelino em sua apresentação destacou a importância de diferentes pensadores, tais como Edgar Morin, Pierre Bourdieu, Thomas Hobbes, John Locke, Zygmunt Bauman e Emmanuel Lévinas. Em particular, para refletir sobre o avanço do neofascismo ele citou duas obras do escritor português José Saramago: “Ensaio sobre a cegueira” e “Ensaio sobre a lucidez”. Ele também destacou a relevância do conceito de alteridade no que diz respeito ao debate sobre ética e a importância dada para a questão do outro: a humanidade de uma pessoa só ganha efetividade no reconhecimento do outro que é diferente. Nesse sentido o nazismo, por exemplo, foi a negação da humanidade do outro levada ao seu nível mais extremo. O professor Adelino também informou que está terminando de escrever um livro intitulado “Fundamentos Filosóficos dos Direitos Humanos”.

Imagem 5 - Slide apresentado pelo professor AdelinoImagem 5 - Slide apresentado pelo professor Adelino

Na sequência, a licencianda Beatriz Aguida Gomes fez uma apresentação acerca do trabalho de ensino, pesquisa e extensão que desenvolveu no final de 2019 e no início de 2020, sob a orientação do professor Ricardo Plaza, no âmbito do projeto de ensino “A música como ferramenta educacional para o combate a preconceitos”, aprovado pelo edital 622 de 2019 da Pró-Reitoria de Ensino do IFSP.

Imagem 6 - Slide apresentado por Beatriz Aguida GomesImagem 6 - Slide apresentado por Beatriz Aguida Gomes

Muitas reflexões e perguntas foram feitas pelos participantes dessa ação, pelo chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube. Essas reflexões e perguntas foram lidas após as apresentações iniciais e foram discutidas pelos conferencistas. Beatriz destacou, nesta parte final da atividade, algumas reflexões que foram suscitadas pela leitura do artigo “Direitos Humanos e Utopia” do professor Adelino, que foi publicado em 2018 na Revista de Educação da ANEC e que pode ser acessado e lido clicando aqui.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube clicando aqui.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.