FÍSICA

Web - Conferência Abordou os Aspectos Experimentais e Históricos da Eletricidade

Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2022, 08h39 | Última atualização em Quinta, 19 de Mai de 2022, 08h49

Em 17 de maio de 2022, terça-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão e de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, sobre o tema “Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade”, que teve como conferencista o Prof. Dr. André Koch Torres de Assis, docente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pelo estudante Indalecio Luiz Borges, contando também com o apoio dos estudantes José Euripedes Bezerra Brito e Marlon Fontes do Rosario. Indalecio e José são estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, enquanto Marlon é estudante do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFSP-Caraguatatuba. Esta webconferência foi organizada no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que conta com José e Marlon como bolsistas de extensão. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 2 horas e 1 minuto, pode ser assistida no link <https://youtu.be/j-5at9Y_CgI>. Essa foi uma ação promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professor André Koch Torres de AssisImagem 1 – Professor André Koch Torres de Assis

O professor André Koch Torres de Assis possui graduação em Física pela UNICAMP (1983) e doutorado em Física também pela UNICAMP (1987). Ele é professor de física da UNICAMP desde 1989. Tem experiência na área de física, com ênfase em física geral, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da física, eletrodinâmica de Weber, força de Ampère entre elementos de corrente, princípio de Mach, mecânica relacional, cosmologia, eletromagnetismo, plasma e história da física. Mais informações podem ser obtidas no link https://www.ifi.unicamp.br/~assis.

Imagem 2 - Ricardo, José, Indalecio, André e MarlonImagem 2 - Ricardo, José, Indalecio, André e Marlon

O convite para o professor André Assis realizar esta webconferência foi feito pelo licenciando em física Indalecio Borges que enviou a ele um e-mail com este propósito. A equipe que organizou esta atividade agradece muito a generosidade do professor André em ter aceitado realizar essa webconferência de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação. No início da webconferência, o professor Ricardo e os estudantes Indalecio, José e Marlon, se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação do professor AndréImagem 3 – Slide inicial da apresentação do professor André

A apresentação do professor André abordou diferentes momentos da história da construção de conhecimentos científicos sobre eletricidade ao longo dos tempos. Foram também apresentados pelo professor André diversos experimentos de física sobre eletricidade construídos com materiais de baixo custo e que podem ser realizados em atividades de ensino de física. A apresentação do professor André Assis se baseou nem seu livro “Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade” que foi disponibilizado pelo próprio autor para ser baixado em formato pdf a partir do link https://www.ifi.unicamp.br/~assis/Eletricidade.pdf.

Imagem 4 – Slide com imagem de experimento sobre eletricidadeImagem 4 – Slide com imagem de experimento sobre eletricidade

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Imagem 5 – Experimento realizado pelo professor AndréImagem 5 – Experimento realizado pelo professor André

Esta webconferência foi divulgada previamente pelo Portal Píon da Sociedade Brasileira de Física (SBF), por meio de um artigo publicado no link http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/466-fundamentos-experimentais-e-historicos-da-eletricidade-ifsp. A equipe que organizou esta webconferência agradece muito os gestores do Portal Píon por esta divulgação.

Imagem 6 – Divulgação da webconferência do professor André pelo Portal PíonImagem 6 – Divulgação da webconferência do professor André pelo Portal Píon

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.