Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Web - Conferência Abordou a Importância das Mulheres na Física

Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 14h28 | Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 14h36

Em 29 de novembro de 2021, segunda-feira, a partir das 17h, ocorreu uma atividade de extensão, de forma virtual, sobre o tema “Mulheres na Física”, que teve como conferencista a Profa. Dra. Márcia Cristina Bernardes Barbosa, docente de Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelas estudantes Nicoli Rocha Santos e Izabella Chemello Bersani de Souza, e contou com o apoio também do estudante Giovanni Dedonatti. Nicoli e Giovanni são alunos do curso de Licenciatura em Física, enquanto Izabella é aluna do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Além disso, Nicoli e Izabella são bolsistas do projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares”, coordenado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, enquanto Giovanni é bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, também coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 15 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/YiHN9YZy2PQ>. Essa foi uma webconferência promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professora Márcia Cristina Bernardes BarbosaImagem 1 – Professora Márcia Cristina Bernardes Barbosa

A professora Marcia Cristina Bernardes Barbosa possui graduação (1981), mestrado (1984) e doutorado (1988) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente ela é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências (“The World Academy of Sciences” - TWAS). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente no estudo da água e no uso de suas anomalias para processos físicos e biológicos; por estes estudos ganhou o prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Físicas e o prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. Devido à sua atenção em questões de gênero ela ganhou a Medalha Nicholson da American Physical Society em 2009. Por sua atuação pela pós-graduação ganhou o Prêmio Anísio Teixeira em 2016 e por seu trabalho em prol da ciência recebeu em 2018 a Medalha do Mérito Científico como comendadora.

Imagem 2 - Ricardo, Nicoli, Márcia, Izabella e GiovanniImagem 2 - Ricardo, Nicoli, Márcia, Izabella e Giovanni

A equipe que organizou o evento agradece muito a professora Márcia por ter aceitado realizar generosamente essa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 - Nicoli e IzabellaImagem 3 - Nicoli e Izabella

No início da web-conferência, o professor Ricardo Plaza apresentou a atividade explicou o modo como ela iria transcorrer. Durante a atividade foi lembrada a importância da realização de eventos como este, sobretudo para combater preconceitos e estereótipos associados a gênero.

Imagem 4 -Início da apresentação da professora MárciaImagem 4 -Início da apresentação da professora Márcia

A professora Márcia iniciou destacando a importância do método da ciência e ressaltou que há muitos argumentos sólidos que mostram a importância de existirem mais mulheres na ciência. A sua apresentação enfatizou quatro palavras/conceitos que se iniciam com a letra “E”: Evidências, Eficiência, Equidade e Empatia.

Imagem 5 - Slide sobre a Conferência Solvay de 2011Imagem 5 - Slide sobre a Conferência Solvay de 2011

Durante a webconferência, por meio de fotos dos cientistas participantes das famosas Conferências “Solvay” em diferentes períodos históricos (1927 e 2011), foi possível perceber que a diversidade de gênero e a presença das mulheres na física não tem avançado ao longo dos últimos cem anos. Foram discutidos também estereótipos como o de que “mulheres não dão para a ciência” e o de que “mulheres não têm ambição”, além de visões equivocadas como a de que não existe preconceito. Também foi salientada a necessidade da existência de medidas compensatórias e de ações afirmativas para atingir mais equidade, bem como foi realçada a importância de combater a baixa autoestima das meninas no que diz respeito às ciências exatas.

Imagem 6 - Slide sobre a diferença entre igualdade e equidadeImagem 6 - Slide sobre a diferença entre igualdade e equidade

Muitas reflexões e perguntas foram feitas pelos participantes dessa ação, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube. Algumas das reflexões e perguntas colocadas no chat foram lidas e debatidas durante o evento.

Imagem 7 – Início do livro Mulheres na FísicaImagem 7 – Início do livro Mulheres na Física

A professora Márcia é uma das organizadoras do livro “Mulheres na Física: Casos históricos, panorama e perspectiva” que foi publicado em 2015 (Editora Livraria da Física / Sociedade Brasileira de Física) e cuja versão em pdf se encontra disponível para ser acessada no link <http://www1.fisica.org.br/gt-genero/images/arquivos/Mulheres_Pioneiras_/livro-mulheres-na-fisica.pdf>. Ela foi também uma das organizadoras do curso “Feminismos: algumas verdades inconvenientes”; mais informações sobre este curso podem ser obtidas no link <https://lumina.ufrgs.br/course/view.php?id=100>. A peça teatral “A ciência como ela é – A Saga de Carlota”, que discute questões como estereótipos de gênero em áreas das ciências exatas, conta com a participação da professora Márcia; um vídeo gravado dessa peça (com cerca de 42 minutos de duração) pode ser acessado no link <https://youtu.be/Lphqe1f7gt0>.

Imagem 8 – Página inicial do curso Feminismos - algumas verdades inconvenientesImagem 8 – Página inicial do curso Feminismos - algumas verdades inconvenientes

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

Imagem 9 - Cena da peça A ciência como ela é – A Saga de CarlotaImagem 9 - Cena da peça A ciência como ela é – A Saga de Carlota

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página